Museu levará um Picasso para sua casa por um dia se você convencê-los do porquê merece

Urs Schaeppi, CEO da Swisscom, e Sam Keller, diretor da Fundação Beyeler, com Pablo Picassos Buste de femme au chapeau (Dora) de 1939; © Sucess Picasso / 2019, ProLitteris, Zurique; Foto: Luca Schwitalla.

O projeto #myprivatepicasso é uma colaboração entre a Fundação Beyeler e a Swisscom, uma empresa de telecomunicações.

Você sempre quis ter um Picasso em sua casa, mas foi retido pelo pequeno problema de perder milhões de dólares? Se você mora na Suíça, pode estar com sorte. A Fundação Beyeler, em Basileia, está oferecendo a um morador sortudo a oportunidade de viver com um Picasso de sua coleção em sua casa por um dia.

Para tornar essa ideia estranha uma realidade, a fundação uniu-se à gigante de telecomunicações suíça Swisscom, que é uma das principais patrocinadoras da nova mostra da Beyeler, The Young Picasso: Blue and Rose Periods, em cartaz até 26 de maio.

Para ter a chance de ganhar, os entusiastas de Picasso devem apresentar suas explicações sobre por que merecem ter o trabalho – Buste de femme au chapeau (1939), de Picasso, um retrato cubista de sua musa Dora Maar – em sua própria casa. (As inscrições devem ser enviadas antes de 2 de abril via mídia social com a hashtag #myprivatepicasso.) Um painel de representantes do museu e da Swisscom julgará o concurso com informações do público. O vencedor vai passar 19 de abril recebendo o brilho do seu Picasso pessoal em casa.

Em um comunicado, o diretor de Beyeler, Sam Keller, disse que o concurso é parte de um esforço para encorajar o maior número possível de pessoas a se envolverem com a arte, “especialmente aqueles que podem ser freqüentadores de museus, as pessoas não vão ao Picasso, então o Picasso deve ir ao povo.”

Para ter certeza, os riscos associados a emprestar uma pintura desse calibre não são nada para desprezar. “Recursos culturais valiosos, como o Buste de femme au chapeau (Dora), de Pablo Picasso , geralmente só são emprestados a museus com a mais alta segurança”, continuou Keller.

Picasso é um grande negócio: mais de US$ 740 milhões em sua arte foram vendidos em leilão somente em 2018 e suas obras chegam regularmente a seis e sete digitos. Questionado sobre o valor do trabalho emprestado, o museu disse à mídia alemã que valeu “vários milhões”.

É aí que a Swisscom entra. Juntos, especialistas de segurança da Fundação Beyeler e da empresa de telecomunicações criaram um “quadro inteligente” para a pintura, que fornece um fluxo de dados monitorados com segurança e transmitidos regularmente, incluindo temperatura ambiente, umidade do ar e posição GPS., de acordo com a empresa. Qualquer movimento não autorizado irá disparar um alarme. Então aproveite o seu Picasso, apenas não se empolgue.

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …