O Clark Art Institute, em Williamstown, Massachusetts, proprietário de uma pintura provocativa de Jean-Léon Gérôme, pediu a um partido de direita alemão que deixe de usar a obra para transmitir uma mensagem claramente xenófoba em sua campanha para as eleições européias em maio.
A pintura do mercado de escravos de Gérôme, de 1866, retrata uma mulher nua de pele clara cercada por um grupo de homens: um comprador potencial mascarado, envolto em um turbante, sondava seus dentes com o dedo. A filial de Berlim do partido Alternative für Deutschland (AfD) colocou uma versão recortada da imagem em outdoors espalhados pela cidade, exortando os eleitores a escolher o partido “para que a Europa não se torne a Eurábia”.
“Condenamos fortemente o uso da pintura para promover a posição política da AfD e escrevemos para eles insistindo que eles parem e desistam”, diz Olivier Meslay, diretor do Clark Art Institute, em um comunicado. “Somos fortemente contra o uso deste trabalho para avançar qualquer agenda política.”
Enquanto Gérôme viajou extensivamente pelo Egito e é considerado um dos principais proponentes do Orientalismo, é improvável que ele tenha visitado um mercado de escravos, de acordo com a análise da pintura feita pelo Clark Art Institute. “O naturalismo da cena está, portanto, aberto a questionamentos em vários níveis”, diz ele.
Como a historiadora de arte Linda Nochlin escreveu em um artigo em 1983, Gérôme confiava na “Inexaturável alteridade dos personagens em sua narrativa” – uma narrativa que ajudou a consolidar o imperialismo europeu. O trabalho simultaneamente desumaniza a mulher e censura os exóticos comerciantes que a exploram, concedendo a seus espectadores ocidentais do século 19 o duplo luxo de um senso de superioridade moral e de erotização, disse ela.
A campanha de AfD em Berlim também usa a palavra “Eurábia”, freqüentemente usada por teóricos da conspiração direitista para descrever supostos planos árabes de dominar a Europa. A mídia alemã apontou que o termo foi usado pelo assassino em massa norueguês Anders Behring Breivik, que foi condenado por assassinato e terrorismo em 2012.
O cartaz político faz parte de uma série que a AfD diz em sua página no Facebook “usa várias imagens da história da arte européia para apontar valores comuns que é mais importante do que nunca defendidos até hoje”.
Mas para Jürgen Zimmerer, professor de história africana na Universidade de Hamburgo, a lição do pôster é que confrontar o legado colonial é essencial no combate ao racismo moderno. “As imagens de fantasia criadas na época ainda permanecem em mente”, escreveu ele no Twitter.
Meslay diz que o Clark Art Institute não forneceu uma cópia da imagem para a filial de Berlim da AfD. “Como a pintura é de domínio público, no entanto, não há direitos autorais ou permissões que nos permitam exercer controle sobre como ela é usada, a não ser apelar para a civilidade por parte da AfD Berlin”, diz ele.
Fonte: The Art Newspaper.