Museu dos EUA critica uso de escrava de Gérôme na campanha alemã de direita

O Clark Art Institute, em Williamstown, Massachusetts, proprietário de uma pintura provocativa de Jean-Léon Gérôme, pediu a um partido de direita alemão que deixe de usar a obra para transmitir uma mensagem claramente xenófoba em sua campanha para as eleições européias em maio.

A pintura do mercado de escravos de Gérôme, de 1866, retrata uma mulher nua de pele clara cercada por um grupo de homens: um comprador potencial mascarado, envolto em um turbante, sondava seus dentes com o dedo. A filial de Berlim do partido Alternative für Deutschland (AfD) colocou uma versão recortada da imagem em outdoors espalhados pela cidade, exortando os eleitores a escolher o partido “para que a Europa não se torne a Eurábia”.

“Condenamos fortemente o uso da pintura para promover a posição política da AfD e escrevemos para eles insistindo que eles parem e desistam”, diz Olivier Meslay, diretor do Clark Art Institute, em um comunicado. “Somos fortemente contra o uso deste trabalho para avançar qualquer agenda política.”

Enquanto Gérôme viajou extensivamente pelo Egito e é considerado um dos principais proponentes do Orientalismo, é improvável que ele tenha visitado um mercado de escravos, de acordo com a análise da pintura feita pelo Clark Art Institute. “O naturalismo da cena está, portanto, aberto a questionamentos em vários níveis”, diz ele.

Como a historiadora de arte Linda Nochlin escreveu em um artigo em 1983, Gérôme confiava na “Inexaturável alteridade dos personagens em sua narrativa” – uma narrativa que ajudou a consolidar o imperialismo europeu. O trabalho simultaneamente desumaniza a mulher e censura os exóticos comerciantes que a exploram, concedendo a seus espectadores ocidentais do século 19 o duplo luxo de um senso de superioridade moral e de erotização, disse ela.

A campanha de AfD em Berlim também usa a palavra “Eurábia”, freqüentemente usada por teóricos da conspiração direitista para descrever supostos planos árabes de dominar a Europa. A mídia alemã apontou que o termo foi usado pelo assassino em massa norueguês Anders Behring Breivik, que foi condenado por assassinato e terrorismo em 2012.

O cartaz político faz parte de uma série que a AfD diz em sua página no Facebook “usa várias imagens da história da arte européia para apontar valores comuns que é mais importante do que nunca defendidos até hoje”.

Mas para Jürgen Zimmerer, professor de história africana na Universidade de Hamburgo, a lição do pôster é que confrontar o legado colonial é essencial no combate ao racismo moderno. “As imagens de fantasia criadas na época ainda permanecem em mente”, escreveu ele no Twitter.

Meslay diz que o Clark Art Institute não forneceu uma cópia da imagem para a filial de Berlim da AfD. “Como a pintura é de domínio público, no entanto, não há direitos autorais ou permissões que nos permitam exercer controle sobre como ela é usada, a não ser apelar para a civilidade por parte da AfD Berlin”, diz ele.

Fonte: The Art Newspaper.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …