Museu dos EUA critica uso de escrava de Gérôme na campanha alemã de direita

O Clark Art Institute, em Williamstown, Massachusetts, proprietário de uma pintura provocativa de Jean-Léon Gérôme, pediu a um partido de direita alemão que deixe de usar a obra para transmitir uma mensagem claramente xenófoba em sua campanha para as eleições européias em maio.

A pintura do mercado de escravos de Gérôme, de 1866, retrata uma mulher nua de pele clara cercada por um grupo de homens: um comprador potencial mascarado, envolto em um turbante, sondava seus dentes com o dedo. A filial de Berlim do partido Alternative für Deutschland (AfD) colocou uma versão recortada da imagem em outdoors espalhados pela cidade, exortando os eleitores a escolher o partido “para que a Europa não se torne a Eurábia”.

“Condenamos fortemente o uso da pintura para promover a posição política da AfD e escrevemos para eles insistindo que eles parem e desistam”, diz Olivier Meslay, diretor do Clark Art Institute, em um comunicado. “Somos fortemente contra o uso deste trabalho para avançar qualquer agenda política.”

Enquanto Gérôme viajou extensivamente pelo Egito e é considerado um dos principais proponentes do Orientalismo, é improvável que ele tenha visitado um mercado de escravos, de acordo com a análise da pintura feita pelo Clark Art Institute. “O naturalismo da cena está, portanto, aberto a questionamentos em vários níveis”, diz ele.

Como a historiadora de arte Linda Nochlin escreveu em um artigo em 1983, Gérôme confiava na “Inexaturável alteridade dos personagens em sua narrativa” – uma narrativa que ajudou a consolidar o imperialismo europeu. O trabalho simultaneamente desumaniza a mulher e censura os exóticos comerciantes que a exploram, concedendo a seus espectadores ocidentais do século 19 o duplo luxo de um senso de superioridade moral e de erotização, disse ela.

A campanha de AfD em Berlim também usa a palavra “Eurábia”, freqüentemente usada por teóricos da conspiração direitista para descrever supostos planos árabes de dominar a Europa. A mídia alemã apontou que o termo foi usado pelo assassino em massa norueguês Anders Behring Breivik, que foi condenado por assassinato e terrorismo em 2012.

O cartaz político faz parte de uma série que a AfD diz em sua página no Facebook “usa várias imagens da história da arte européia para apontar valores comuns que é mais importante do que nunca defendidos até hoje”.

Mas para Jürgen Zimmerer, professor de história africana na Universidade de Hamburgo, a lição do pôster é que confrontar o legado colonial é essencial no combate ao racismo moderno. “As imagens de fantasia criadas na época ainda permanecem em mente”, escreveu ele no Twitter.

Meslay diz que o Clark Art Institute não forneceu uma cópia da imagem para a filial de Berlim da AfD. “Como a pintura é de domínio público, no entanto, não há direitos autorais ou permissões que nos permitam exercer controle sobre como ela é usada, a não ser apelar para a civilidade por parte da AfD Berlin”, diz ele.

Fonte: The Art Newspaper.

Compartilhar:
Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …