Museu do Prado elabora plano de evacuação para suas obras de arte

O Jardim das Delícias Terrenas”, do pintor Hieronymus Bosch

Quatro dias antes de um incêndio devastar a catedral de Notre-Dame em 15 de abril, o Museu do Prado contratou um especialista em prevenção de riscos para elaborar um plano de proteção para as coleções de arte do museu.

Estrella Sanz Domínguez, professora de restauração na Escola de Belas Artes da Universidade Complutense de Madri, é especialista em gestão de riscos e planos de emergência. Ela agora tem 22 meses para identificar os riscos potenciais para o museu mundialmente famoso, como incêndios, roubo ou ataques terroristas, e para chegar a um “plano de evacuação em massa” para a obra de arte. O museu investiu € 55.600 no projeto.

O plano deve indicar quais obras de arte devem ser salvas primeiro no caso de uma emergência.

O plano deve estabelecer prioridades e declarar quais obras de arte devem ser salvas primeiro em caso de emergência. Sanz terá que produzir uma lista das 250 peças mais importantes e criar equipes internas de emergência formadas por vários funcionários, desde seguranças até restauradores, para se encarregar de jóias como Las Meninas, de Velázquez, ou o Jardim das Delícias Terrenas, de Bosch.

Para cada um dos 250 trabalhos prioritários, haverá um arquivo contendo informações essenciais sobre como proceder com a evacuação, o grau de dificuldade e a vulnerabilidade do trabalho em questão. Uma pessoa será nomeada para liderar a evacuação e um ponto de destino será estabelecido. Quanto à obras de arte que não podem ser retiradas do Prado, o museu considerará medidas especiais no local.

Karina Marotta, coordenadora de conservação da galeria de referência, disse que o Prado já tem um plano geral de emergência, mas que isso é algo que “está sempre sendo ajustado”.

Proteger as coleções de museus de arte da Espanha não se tornou uma preocupação pública até o terremoto de Lorca, em 2011. Depois disso, o Ministério da Cultura emitiu ordens para todas as agências relevantes e o Prado elaborou diretrizes básicas de emergência. Mas havia apenas um plano detalhado de evacuação para exposições temporárias, já que era uma exigência feita pelos proprietários da arte por empréstimo. Nenhum plano de evacuação em larga escala existia para a coleta permanente.

Estrella Sanz foi contratada “porque o museu não tem técnicos suficientemente especializados para elaborar esse plano”, segundo Marotta.

Evacuação de obras de arte em julho de 1987, durante a Guerra Civil Espanhola.

Evacuação de obras de arte em julho de 1987, durante a Guerra Civil Espanhola. MUSEO DEL PRADO

Em agosto de 1936, Francisco Javier Sánchez Cantón, que era vice-diretor do Prado, fechou o museu e produziu uma lista de 250 obras de arte que precisavam ser removidas. Milhares de pinturas foram trazidas para os andares inferiores para evitar danos no caso de ataques aéreos das forças de Franco – que aconteceram em novembro daquele ano. As pinturas estavam cobertas de sacos de areia para maior proteção.

Trabalhando em conjunto com o Comitê do Patrimônio Artístico do governo republicano, o Prado organizou 22 expedições para Valência entre novembro de 1936 e fevereiro de 1938, levando 391 pinturas, 181 desenhos e o Tesoro del Delfín, uma coleção de copos decorativos feitos com pedras preciosas e metais pertencia a Luís de França, o Grande Delfim.

Com as forças republicanas perdendo a guerra, a arte foi então levada de Valência para Figueres, na Catalunha, e de lá para Genebra, na Suíça, onde permaneceu até o final da guerra, em 1939.

Fonte: El Pais

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …