Quatro dias antes de um incêndio devastar a catedral de Notre-Dame em 15 de abril, o Museu do Prado contratou um especialista em prevenção de riscos para elaborar um plano de proteção para as coleções de arte do museu.
Estrella Sanz Domínguez, professora de restauração na Escola de Belas Artes da Universidade Complutense de Madri, é especialista em gestão de riscos e planos de emergência. Ela agora tem 22 meses para identificar os riscos potenciais para o museu mundialmente famoso, como incêndios, roubo ou ataques terroristas, e para chegar a um “plano de evacuação em massa” para a obra de arte. O museu investiu € 55.600 no projeto.
O plano deve indicar quais obras de arte devem ser salvas primeiro no caso de uma emergência.
O plano deve estabelecer prioridades e declarar quais obras de arte devem ser salvas primeiro em caso de emergência. Sanz terá que produzir uma lista das 250 peças mais importantes e criar equipes internas de emergência formadas por vários funcionários, desde seguranças até restauradores, para se encarregar de jóias como Las Meninas, de Velázquez, ou o Jardim das Delícias Terrenas, de Bosch.
Para cada um dos 250 trabalhos prioritários, haverá um arquivo contendo informações essenciais sobre como proceder com a evacuação, o grau de dificuldade e a vulnerabilidade do trabalho em questão. Uma pessoa será nomeada para liderar a evacuação e um ponto de destino será estabelecido. Quanto à obras de arte que não podem ser retiradas do Prado, o museu considerará medidas especiais no local.
Karina Marotta, coordenadora de conservação da galeria de referência, disse que o Prado já tem um plano geral de emergência, mas que isso é algo que “está sempre sendo ajustado”.
Proteger as coleções de museus de arte da Espanha não se tornou uma preocupação pública até o terremoto de Lorca, em 2011. Depois disso, o Ministério da Cultura emitiu ordens para todas as agências relevantes e o Prado elaborou diretrizes básicas de emergência. Mas havia apenas um plano detalhado de evacuação para exposições temporárias, já que era uma exigência feita pelos proprietários da arte por empréstimo. Nenhum plano de evacuação em larga escala existia para a coleta permanente.
Estrella Sanz foi contratada “porque o museu não tem técnicos suficientemente especializados para elaborar esse plano”, segundo Marotta.

Evacuação de obras de arte em julho de 1987, durante a Guerra Civil Espanhola. MUSEO DEL PRADO
Em agosto de 1936, Francisco Javier Sánchez Cantón, que era vice-diretor do Prado, fechou o museu e produziu uma lista de 250 obras de arte que precisavam ser removidas. Milhares de pinturas foram trazidas para os andares inferiores para evitar danos no caso de ataques aéreos das forças de Franco – que aconteceram em novembro daquele ano. As pinturas estavam cobertas de sacos de areia para maior proteção.
Trabalhando em conjunto com o Comitê do Patrimônio Artístico do governo republicano, o Prado organizou 22 expedições para Valência entre novembro de 1936 e fevereiro de 1938, levando 391 pinturas, 181 desenhos e o Tesoro del Delfín, uma coleção de copos decorativos feitos com pedras preciosas e metais pertencia a Luís de França, o Grande Delfim.
Com as forças republicanas perdendo a guerra, a arte foi então levada de Valência para Figueres, na Catalunha, e de lá para Genebra, na Suíça, onde permaneceu até o final da guerra, em 1939.
Fonte: El Pais