O museu mais visitado do mundo está trabalhando em uma grande reforma de como suas vastas coleções são apresentadas e explicadas, disse Jean-Luc Martinez a repórteres.
“Precisamos estar prontos em 2023/2024 para os Jogos Olímpicos, com mais horas e mais salas abertas”, disse ele.
Para combater sua imagem elitista, o museu se esforçará por uma “democratização cultural” para tornar seus tesouros mais acessíveis com melhor apresentação, rotulagem e curadoria.
Martinez, que vem de uma classe trabalhadora, disse que queria aproveitar o sucesso do museu avançado do Louvre em Lens, uma pobre cidade mineira no norte da França.
Ele disse que algumas vezes o antigo palácio real no coração de Paris pode “intimidar” certas informações demográficas e o museu precisa garantir às pessoas que suas coleções também estão disponíveis para elas.
Perdas de 40 milhões de euros
O tráfego no site do museu aumentou dez vezes, disse Martinez, acrescentando que o site “será completamente revisado no próximo ano … com todas as coleções online”.
Visitantes com menos de 26 anos já têm acesso gratuito ao Louvre, mas Martinez está introduzindo uma mini-visita gratuita de 20 minutos neste verão, na tentativa de atrair parisienses de volta para dentro do museu.
O museu – que reabrirá após o lockdown em 6 de julho – quer atrair mais visitantes franceses depois de perder mais de 40 milhões de euros (45 milhões de dólares) nas bilheterias desde do inicio do ataque do coronavírus.
Três quartos dos visitantes do Louvre são do exterior.
Com o turismo parado, “estamos perdendo 80% do nosso público”, disse Martinez.
Os próximos três anos provavelmente não serão tão espectaculares como os últimos anos, ele previu.
“Estaremos no máximo 20 a 30% abaixo em comparação ao verão passado – entre 4.000 e 10.000 visitantes por dia”, estimou.