Museu do Brooklyn repatria artefatos pré-colombianos para a Costa Rica

Uma das peças que foi repatriada para a Costa Rica | IMAGEM Reprodução

Cerca de 1.300 artefatos, incluindo esculturas, vasos e ferramentas pré-colombianas, estão voltando para a Costa Rica depois de passar mais de oito décadas no Museu do Brooklyn.

Em outubro, o museu de Nova York repatriou os objetos para o Museu Nacional da Costa Rica – marcando a segunda vez em 10 anos em que devolveu um tesouro de artefatos antigos ao país da América Central. Em 2011, o museu transferiu 981 vasos de cerâmica e estatuetas para o Museu Nacional. Em ambos os casos, o Museu do Brooklyn restituiu os itens por conta própria, sem pedido ou processo judicial.

Os artefatos pertenceram anteriormente à coleção do magnata das ferrovias Minor Keith, que pegou os itens no final do século 19 e no início do século 20 depois que os trabalhadores os desenterraram em várias plantações de banana de sua propriedade na Costa Rica. Na época, não havia leis para impedir a exportação de patrimônio cultural.

O Museu do Brooklyn recebeu parte da coleção de Keith de presente em 1931 e comprou outra parte do acervo em 1934, cinco anos após a morte do empresário.

“Ao longo de 12 anos, a coleção foi catalogada e fotografada e 2.281 peças foram aprovadas para abandono com base nos critérios estabelecidos”, disse Nancy Rosoff, curadora sênior de artes das Américas do Museu do Brooklyn. “Iniciamos conversas com o Museu Nacional da Costa Rica para ver se eles queriam a coleção e eles aceitaram os objetos como um presente irrestrito”.

Incluídos entre os itens recém-devolvidos estão vasos de cerâmica e estatuetas humanas, bem como utensílios domésticos como metates (pedras de amolar), cinzéis e machados, explicou Rosoff. Alguns têm mais de 2.000 anos, datando de civilizações extintas.

“Concluir esta coleção é de extrema importância para o Museu Nacional da Costa Rica”, disse seu diretor, Rocío Fernández, depois que os objetos foram revelados durante uma entrevista coletiva. “Com ele, uma parte do patrimônio cultural do nosso país retorna”.

Fernández acrescentou que algumas das peças farão parte de uma próxima exposição no museu, enquanto outras serão objeto de estudos de especialistas.

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …