Cerca de 1.300 artefatos, incluindo esculturas, vasos e ferramentas pré-colombianas, estão voltando para a Costa Rica depois de passar mais de oito décadas no Museu do Brooklyn.
Em outubro, o museu de Nova York repatriou os objetos para o Museu Nacional da Costa Rica – marcando a segunda vez em 10 anos em que devolveu um tesouro de artefatos antigos ao país da América Central. Em 2011, o museu transferiu 981 vasos de cerâmica e estatuetas para o Museu Nacional. Em ambos os casos, o Museu do Brooklyn restituiu os itens por conta própria, sem pedido ou processo judicial.
Os artefatos pertenceram anteriormente à coleção do magnata das ferrovias Minor Keith, que pegou os itens no final do século 19 e no início do século 20 depois que os trabalhadores os desenterraram em várias plantações de banana de sua propriedade na Costa Rica. Na época, não havia leis para impedir a exportação de patrimônio cultural.
O Museu do Brooklyn recebeu parte da coleção de Keith de presente em 1931 e comprou outra parte do acervo em 1934, cinco anos após a morte do empresário.
“Ao longo de 12 anos, a coleção foi catalogada e fotografada e 2.281 peças foram aprovadas para abandono com base nos critérios estabelecidos”, disse Nancy Rosoff, curadora sênior de artes das Américas do Museu do Brooklyn. “Iniciamos conversas com o Museu Nacional da Costa Rica para ver se eles queriam a coleção e eles aceitaram os objetos como um presente irrestrito”.
Incluídos entre os itens recém-devolvidos estão vasos de cerâmica e estatuetas humanas, bem como utensílios domésticos como metates (pedras de amolar), cinzéis e machados, explicou Rosoff. Alguns têm mais de 2.000 anos, datando de civilizações extintas.
“Concluir esta coleção é de extrema importância para o Museu Nacional da Costa Rica”, disse seu diretor, Rocío Fernández, depois que os objetos foram revelados durante uma entrevista coletiva. “Com ele, uma parte do patrimônio cultural do nosso país retorna”.
Fernández acrescentou que algumas das peças farão parte de uma próxima exposição no museu, enquanto outras serão objeto de estudos de especialistas.