Categories: Notícias

Museu desmonta instalação de Damien Hirst que faz moscas morrerem

A organização de direitos dos animais PETA apresentou uma queixa contra o Kunstmuseum Wolfsburg, na Alemanha, por uma instalação de Damien Hirst na qual centenas de moscas morreram. Em resposta, o escritório veterinário da cidade emitiu uma advertência oral ao museu, e a obra de arte já foi desmontada.

“Achamos que as moscas não estavam cobertas pelo Animal Welfare Act”, disse o diretor do Kunstmuseum Wolfsburg, Andreas Beitin.

A exposição “Power! Light!” explora a presença onipresente da luz artificial na vida moderna, em particular seu impacto negativo no meio ambiente. Hirst contribuiu com sua instalação A Hundred Years. Exibida pela primeira vez em 1990, é composta por uma vitrine de vidro dividida ao meio.

Moscas eclodem em um lado da caixa e, se se aventurarem por um buraco na divisória, serão atraídas para uma luz artificial – que queima as moscas ao entrar em contato. O ciclo continua até o final de sua exposição.

Hirst descreveu a obra de arte como “um ciclo de vida em uma caixa”. Na obra original, as moscas se reuniram em torno da cabeça de uma vaca ensanguentada. O curador Hans Ulrich Obrist descreveu o trabalho em sua forma original como “perigoso e assustador”.

“Matar animais não tem nada a ver com arte, apenas mostra a arrogância de pessoas que literalmente passam por cima de cadáveres por seus próprios interesses”, disse Peter Höffken, da PETA, em comunicado. De acordo com a Lei de Bem-Estar Animal da Alemanha, “deve haver uma boa razão para causar danos a um animal”.

O diretor-gerente do museu de arte, Otmar Böhmer, disse à agência de imprensa alemã que as larvas foram compradas de um fornecedor de pesca e a instalação continha apenas uma pequena porção das moscas eclodidas.

“Compartilhamos a ideia básica da organização de bem-estar animal de que os animais não estão lá para nos entreter ou explorá-los”, disse ele.

O museu disse que entrará em contato com o estúdio de Hirst para estabelecer se A Hundred Years pode ser apresentado com moscas artificiais. Caso contrário, recomendou que o trabalho não seja apresentado novamente.

Redação

Recent Posts

Descubra resultado da ação de restituição de pintura milionária de Picasso

A pintura Woman Ironing, de Pablo Picasso, de 1904, que esteve no centro de um…

4 dias ago

Quanto vale um desenho do prestigiado artista David Hockney?

Um desenho a lápis de cera e lápis de cor de David Hockney que está…

4 dias ago

Iris Van Herpen transforma desfile em verdadeira exposição de arte

Em sua nova coleção, a estilista holandesa Iris Van Herpen chamou atenção por trazer uma…

5 dias ago

Desenho de Modigliani é apreendido antes da venda. Descubra o motivo

Um desenho atribuído ao modernista italiano Amedeo Modigliani estava prestes a ser vendido por 300…

5 dias ago

Panmela Castro abre Exposição solo em Lisboa

No autorretrato “Pode o subalterno falar?”, a artista Panmela Castro aparece lendo um exemplar da…

5 dias ago

Turista é preso depois de vandalizar antiga casa de Pompéia

Um turista cazaque foi detido no Parque Arqueológico de Pompeia no sábado, 22 de junho,…

5 dias ago