Museu de Arte do Rio lança Edital do projeto Percursos Formativos

FOTO: Thales-Leite

O edital da terceira edição do projeto de formação cultural e profissional Percursos Formativos, será lançado na segunda-feira, 12, com um webinar ao vivo no canal do Museu de Arte do Rio, no Youtube, às 14h. O programa do MAR é desenvolvido pela Escola do Olhar, braço educacional do museu, e visa formar e inserir profissionalmente jovens oriundos da rede pública de ensino e de regiões periféricas do município do Rio de Janeiro na cadeia produtiva da arte e da cultura. As inscrições para o programa começam no mesmo dia do lançamento do edital e vão até 23 de julho.

O encontro on-line para apresentar a edição 2021 terá como tema “Oportunidades para jovens, acesso ao mercado de trabalho na cultura e a importância da formação” e contará com falas do Raphael Callou (Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil – MAR), e Marcus Faustini (Secretário de Cultura do Município do Rio de Janeiro), além de integrantes de projetos da região oeste da cidade, como Alexandre Damascena (Doutor em Literatura Brasileira), Mariana Xavier (Assistente Social) e Pablo Ramoz (Ator e Produtor Cultural).

Este ano, o projeto será focado em jovens moradores de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, bairro com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e com altas taxas de Zonas Especiais de Interesse Social, que caracteriza o local como um território de demanda de investimento social. O grupo selecionado percorrerá todas as áreas que compõem o museu, como a Curadoria, a Museologia, a Educação, a Comunicação, a Produção Cultural e a Administração.

Em 2021, sob a gestão da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), o programa oferece um módulo voltado para boas práticas de gestão cultural, como conhecimentos sobre aplicação para editais e leis de incentivo, construção de portfólio, e outros aspectos importantes para a promoção profissional. Além disso, há uma carga horária de atividades complementares, que deverão ser cumpridas de forma presencial e/ou remota, através da participação dos jovens selecionados na programação de atividades da Escola do Olhar que, sob a nova gestão, adota três eixos principais: Economia Criativa, Internacionalização e Cibercultura, Tecnologia e Linguagens.

Serão selecionados até 10 jovens do bairro de Santa Cruz, com idade entre 16 e 21 anos, que receberão bolsas de estudo no valor de setecentos e cinquenta reais durante quatro meses. Para participar, os jovens devem ser estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e/ou federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade de 16 a 21 anos que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do estado. O resultado final será divulgado no dia 6 de agosto. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente on-line, em formulário digital disponível em https://forms.gle/k4YJr9ae35vTKGPR8.

Compartilhar:
Notícias - 23/09/2021

Paço das Artes abre inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022

Estão abertas as inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022, iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura …

Notícias - 23/09/2021

Curta!On oferece documentários sobre artes visuais

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de …

Notícias - 22/09/2021

Arqueólogos descobrem arte em cavernas mais antiga do que as já registradas

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu impressões antigas de mãos e pés que podem mudar nossa compreensão da arte rupestre …

Notícias - 22/09/2021

Edital seleciona artistas brasileiros para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares …

Notícias - 22/09/2021

Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se …

Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …