Museu de Arte do Rio hasteia bandeira criada pela artista Sônia Gomes

O Museu de Arte do Rio hasteará, no dia 13 de maio, sua nova bandeira. O trabalho inédito “Andando em círculo”, criado pela artista Sônia Gomes especialmente para o MAR, nos remete ao patuá afro-brasileiro, aos saberes femininos passados por gerações e à ancestralidade do simples ato de costurar que amplia seus sentidos em um museu localizado na região conhecida como Pequena África.

A artista mineira aprendeu a costurar com sua tia e, como muitas mulheres de sua geração, a ocupação feminina envolvia aprender os pontos de bordado, o crochê e a cerzidura. De sua avó, parteira e benzedeira, Sônia Gomes reteve na memória a religiosidade afro-brasileira. Uma das maiores referências de seu trabalho é o patuá, pequeno amuleto de tecido com as cores e os elementos relacionados a cada Orixá. Mas Sônia desconstrói os pontos, se apropria dos crochês, deixa os fios soltos e cria uma nova visualidade. Da roupa garimpada no brechó aos retalhos que ganha de amigos, ela retira do tecido sua utilidade prática para recriá-lo em poesia. Assim, vai construindo instalações, tramas ampliadas, em que conseguimos entrever certos movimentos da costura, os pontilhados, as mandalas e motivos ornamentais. De outro modo, nos impactamos com o choque entre as cores, texturas e geometrias, ora, aveludadas, retas, ora, fluidas e evanescentes.

Para marcar a inauguração da nova bandeira, o MAR irá realizar uma roda de conversa on-line, a partir das 17h, com a presença de Amanda Bonan e Marcelo Campos, da equipe de Curadoria do museu, e mediação do educador Guilherme Marins. No encontro, que será transmitido ao vivo pelo Youtube, os participantes irão falar sobre o histórico do projeto que desde 2018 convida artistas a ocupar o mastro do prédio histórico que abriga o Pavilhão de Exposições, e o diálogo criado entre estas bandeiras, a Coleção MAR e a Escola do Olhar.

“O mastro da bandeira foi restaurado em 2018. A partir disso, o MAR comissionou quatro artistas para realização de projetos especiais: Adriana Varejão, Marcos Chaves, Xadalu e, agora, Sônia Gomes. A bandeira traz para o museu um posicionamento sociocultural e político frente à sociedade”, explica Marcelo Campos, curador-chefe da instituição.

Além da roda de conversa no dia do hasteamento, o museu irá realizar ainda duas oficinas educativas como desdobramento do projeto, nos dias 15 e 22 de maio, às 10h30. A primeira, “Costura presente: costura à mão”, irá propor o compartilhamento de saberes da costura à mão e bordado simples, trazendo o trabalho de duas integrantes do programa Vizinhos do MAR, Eliana Rosa e Maria de Fátima de Oliveira, e suas relações com a costura. A segunda, “Costura presente: costura em máquina doméstica”, visa à instrução de operações básicas da máquina de costura doméstica, dialogando com duas diferentes perspectivas do trabalho: a costura como arte no trabalho de Sônia Gomes e a costura como fonte de renda no período da pandemia na produção de Katia Ranna.

 

programação

13/05, 17h – Inauguração on-line da bandeira

Escola do Olhar convida Amanda Bonan e Marcelo Campos | Mediação: Guilherme Marins

Ao vivo no canal do MAR no Youtube

 

15/05, 10h30 – Oficina Costura presente: costura à mão

Eliana Rosa e Maria de Fátima de Oliveira

Atividade presencial limitada a 12 participantes (Link para inscrição nas redes sociais e no site do museu)

 

15/05, 10h30 – Oficina Costura presente: costura em máquina doméstica

Sônia Gomes e Katia Ranna

Atividade presencial limitada a 12 participantes (Link para inscrição nas redes sociais e no site do museu)

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s …

Notícias - 24/06/2021

Mostra Brasileires entrega murais gigantes assinados por Laerte e Jean Wyllys

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Mostra Brasileires, conjunto de seis laterais de edifícios na região …

Notícias - 24/06/2021

Bandeira do arco-íris original de 1978 é instalada permanentemente em museu

Um segmento da bandeira do arco-íris original, projetada e criada pelo falecido artista Gilbert Baker para a Parada do Dia …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 23/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …