Museu de Arte de Baltimore reorganiza suas galerias, concentrando-se em artistas negros

Isaac Julien, Baltimore (2018)

O Museu de Arte de Baltimore anunciou uma ampla reinstalação de suas galerias de coleções contemporâneas que se concentram na produção dos artistas negros dos séculos XX e XXI. Intitulada Todos os dias: seleções da coleção, a reinstalação apresenta obras de artistas visionários como David Hammons, Joyce J. Scott, Mickalene Thomas, Kara Walker e Nari Ward, ao lado de Helen Frankenthaler, Ellsworth Kelly e Andy Warhol, entre outros.

Em exposição entre 14 de julho de 2019 até 5 de janeiro de 2020, a revisão das galerias faz parte da visão mais ampla do museu para remodelar as narrativas históricas da arte e melhor refletir a variedade e diversidade de vozes que influenciaram e influenciaram a inovação artística. Este esforço inclui alterações no acervo do museu, exposições especiais e novos programas. Todos os dias é organizada pela curadora Katy Siegel, pesquisadora sênior de programação do museu e professora de Arte Moderna da Stony Brook University, com Cecilia Wichmann, curadora associada de arte contemporânea do museu.

Todos os dias ressalta o compromisso da Museu de Arte de Baltimore em apresentar as realizações de artistas que por muito tempo foram sub-representados em nossos diálogos artísticos e culturais. Os artistas negros influenciaram profundamente o desenvolvimento da arte moderna e estão produzindo alguns dos trabalhos mais inovadores do nosso tempo. Esta instalação captura a interação estética e conceitual entre os artistas que tradicionalmente são celebrados por sua visão e trabalho e aqueles que merecem muito mais reconhecimento”, disse Christopher Bedford, diretor da instituição. A reinstalação dessas galerias será seguida pela inauguração de Generations, uma exposição especial que explorará em profundidade as contribuições de artistas negros para o desenvolvimento da arte abstrata.

Os artistas apresentados em Todos os dias são divididos em sete grupos temáticos que exploram ideias relacionadas à história, cerimônia, violência, material, gesto, forma e personalidade. Incluem-se trabalhos de Stephen Towns, Andy Warhol e Kara Walker que reimaginam a história; pinturas de Ellsworth Kelly e Franklin White, uma colagem de Howardena Pindell e gravuras de William T. Williams como parte da seção que examina a forma; Gary Simmons, Philip Guston e Melvin Edwards abordam a violência. Entre os trabalhos sobre o tema da personalidade está Planos, foguetes e espaços intermediários (2018) de Amy Sherald, o primeiro trabalho criado pela artista depois de seu atraente retrato da primeira-dama Michelle Obama e a primeira pintura dela a retratar figuras em uma paisagem ao ar livre. Além dessas obras e outras que pertencem ao museu, a exposição também é formada por obras de coleções particulares.

Fonte: Artdaily

Compartilhar:
Notícias - 19/03/2025

Florianópolis ganha galeria de arte com exposição de Luiz Zerbini

Nesta sexta-feira (20 de março), Florianópolis ganha mais um espaço dedicado a arte, a A.Galeria inaugurará oficialmente suas instalações no …

Notícias - 19/03/2025

PROCESSOS CRIATIVOS DE REGINA SILVEIRA SÃO REVELADOS EM MOSTRA NO IAC

Obras da artista gaúcha ocupam duas salas expositivas e a área do café do IAC
Modus Operandi é a nova exposição …

Notícias - 17/03/2025

Festival Vórtice abre inscrições para artistas que desafiam tabus e exploram o erotismo

A 4ª edição do Festival Vórtice recebe inscrições para sua exposição coletiva, que acontece de 31 de maio a 29 …

Notas - 17/03/2025

Usina de Arte potencializa interlocuções entre arte e natureza com inauguração do site specific de Carlos Garaicoa

Resultado de residência artística, obra do artista cubano leva ao Jardim Botânico do museu na Mata Sul do Estado pavilhão …

Notícias - 13/03/2025

Conheça a curiosa história de um retrato de Van Gogh que tapou um buraco em um galinheiro

Por mais de uma década, a mãe do médico Félix Rey usou uma pintura de Vincent van Gogh para tapar …

Notícias - 13/03/2025

Torso de Buda é finalmente encontrado anos depois de sua cabeça

Arqueólogos no Camboja comemoram uma descoberta inesperada no antigo complexo de templos de Angkor: o torso de uma estátua de …

Notas - 13/03/2025

Musehum recebe R$ 6 milhões para preservação e ampliação de acervo histórico das comunicações

Um convênio firmado entre o instituto Oi Futuro e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) garantiu um investimento de …

Notícias - 13/03/2025

Esboços da Capela Sistina e mais desenhos raros de Michelangelo são expostos

No contexto das celebrações dos 550 anos de nascimento de Michelangelo, diversas exposições e eventos estão sendo organizados ao redor …

Notícias - 13/03/2025

Pintura com tema favorito de Delacroix é descoberta em uma casa francesa e vai a leilão

Uma pintura a óleo rara de Eugène Delacroix (1798-1863) foi descoberta durante um inventário em uma casa perto de Tours, …

Notícias - 11/03/2025

Entenda o caso: Sobrinho-bisneto de Hilma af Klint quer impedir que as obras da artista saiam da Fundação

Uma disputa interna na Fundação Hilma af Klint tem gerado controvérsias sobre o destino das obras da artista sueca. Erik …

Notícias - 11/03/2025

Mulher se recusa a devolver quadro roubado do século 16 de Antonio Solario

A pintura renascentista Madonna e o Menino, de Antonio Solario, roubada de um museu no norte da Itália em 1973, …

Notícias - 11/03/2025

Mural do Black Live Matters é removido sob ameaças do governo republicano

A cidade de Washington, DC, iniciou na segunda-feira (10) a remoção do icônico mural “Black Lives Matter”, pintado em 2020 …