Museu de Arte de Baltimore reorganiza suas galerias, concentrando-se em artistas negros

Isaac Julien, Baltimore (2018)

O Museu de Arte de Baltimore anunciou uma ampla reinstalação de suas galerias de coleções contemporâneas que se concentram na produção dos artistas negros dos séculos XX e XXI. Intitulada Todos os dias: seleções da coleção, a reinstalação apresenta obras de artistas visionários como David Hammons, Joyce J. Scott, Mickalene Thomas, Kara Walker e Nari Ward, ao lado de Helen Frankenthaler, Ellsworth Kelly e Andy Warhol, entre outros.

Em exposição entre 14 de julho de 2019 até 5 de janeiro de 2020, a revisão das galerias faz parte da visão mais ampla do museu para remodelar as narrativas históricas da arte e melhor refletir a variedade e diversidade de vozes que influenciaram e influenciaram a inovação artística. Este esforço inclui alterações no acervo do museu, exposições especiais e novos programas. Todos os dias é organizada pela curadora Katy Siegel, pesquisadora sênior de programação do museu e professora de Arte Moderna da Stony Brook University, com Cecilia Wichmann, curadora associada de arte contemporânea do museu.

Todos os dias ressalta o compromisso da Museu de Arte de Baltimore em apresentar as realizações de artistas que por muito tempo foram sub-representados em nossos diálogos artísticos e culturais. Os artistas negros influenciaram profundamente o desenvolvimento da arte moderna e estão produzindo alguns dos trabalhos mais inovadores do nosso tempo. Esta instalação captura a interação estética e conceitual entre os artistas que tradicionalmente são celebrados por sua visão e trabalho e aqueles que merecem muito mais reconhecimento”, disse Christopher Bedford, diretor da instituição. A reinstalação dessas galerias será seguida pela inauguração de Generations, uma exposição especial que explorará em profundidade as contribuições de artistas negros para o desenvolvimento da arte abstrata.

Os artistas apresentados em Todos os dias são divididos em sete grupos temáticos que exploram ideias relacionadas à história, cerimônia, violência, material, gesto, forma e personalidade. Incluem-se trabalhos de Stephen Towns, Andy Warhol e Kara Walker que reimaginam a história; pinturas de Ellsworth Kelly e Franklin White, uma colagem de Howardena Pindell e gravuras de William T. Williams como parte da seção que examina a forma; Gary Simmons, Philip Guston e Melvin Edwards abordam a violência. Entre os trabalhos sobre o tema da personalidade está Planos, foguetes e espaços intermediários (2018) de Amy Sherald, o primeiro trabalho criado pela artista depois de seu atraente retrato da primeira-dama Michelle Obama e a primeira pintura dela a retratar figuras em uma paisagem ao ar livre. Além dessas obras e outras que pertencem ao museu, a exposição também é formada por obras de coleções particulares.

Fonte: Artdaily

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …