Museu de Arte de Baltimore reorganiza suas galerias, concentrando-se em artistas negros

Isaac Julien, Baltimore (2018)

O Museu de Arte de Baltimore anunciou uma ampla reinstalação de suas galerias de coleções contemporâneas que se concentram na produção dos artistas negros dos séculos XX e XXI. Intitulada Todos os dias: seleções da coleção, a reinstalação apresenta obras de artistas visionários como David Hammons, Joyce J. Scott, Mickalene Thomas, Kara Walker e Nari Ward, ao lado de Helen Frankenthaler, Ellsworth Kelly e Andy Warhol, entre outros.

Em exposição entre 14 de julho de 2019 até 5 de janeiro de 2020, a revisão das galerias faz parte da visão mais ampla do museu para remodelar as narrativas históricas da arte e melhor refletir a variedade e diversidade de vozes que influenciaram e influenciaram a inovação artística. Este esforço inclui alterações no acervo do museu, exposições especiais e novos programas. Todos os dias é organizada pela curadora Katy Siegel, pesquisadora sênior de programação do museu e professora de Arte Moderna da Stony Brook University, com Cecilia Wichmann, curadora associada de arte contemporânea do museu.

Todos os dias ressalta o compromisso da Museu de Arte de Baltimore em apresentar as realizações de artistas que por muito tempo foram sub-representados em nossos diálogos artísticos e culturais. Os artistas negros influenciaram profundamente o desenvolvimento da arte moderna e estão produzindo alguns dos trabalhos mais inovadores do nosso tempo. Esta instalação captura a interação estética e conceitual entre os artistas que tradicionalmente são celebrados por sua visão e trabalho e aqueles que merecem muito mais reconhecimento”, disse Christopher Bedford, diretor da instituição. A reinstalação dessas galerias será seguida pela inauguração de Generations, uma exposição especial que explorará em profundidade as contribuições de artistas negros para o desenvolvimento da arte abstrata.

Os artistas apresentados em Todos os dias são divididos em sete grupos temáticos que exploram ideias relacionadas à história, cerimônia, violência, material, gesto, forma e personalidade. Incluem-se trabalhos de Stephen Towns, Andy Warhol e Kara Walker que reimaginam a história; pinturas de Ellsworth Kelly e Franklin White, uma colagem de Howardena Pindell e gravuras de William T. Williams como parte da seção que examina a forma; Gary Simmons, Philip Guston e Melvin Edwards abordam a violência. Entre os trabalhos sobre o tema da personalidade está Planos, foguetes e espaços intermediários (2018) de Amy Sherald, o primeiro trabalho criado pela artista depois de seu atraente retrato da primeira-dama Michelle Obama e a primeira pintura dela a retratar figuras em uma paisagem ao ar livre. Além dessas obras e outras que pertencem ao museu, a exposição também é formada por obras de coleções particulares.

Fonte: Artdaily

Compartilhar:
Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …