Uma escultura rara e premiada de Paul Gauguin, adquirida pelo J. Paul Getty Museum por cerca de US$ 3-5 milhões, foi considerada uma farsa.
A escultura, intitulada Cabeça com chifres, foi reatribuída por pesquisadores a um artista desconhecido e retirada da exibição permanente do museu, de acordo com o Art Newspaper e Le Figaro. A instituição adquiriu o trabalho em 2002 da Wildenstein & Company, a poderosa dinastia franco-americana de arte que está envolvida em processos judiciais.
Os pesquisadores fizeram a mudança de atribuição discretamente em dezembro passado, e o trabalho estava visivelmente ausente dos recentes sucessos de bilheteria de Gauguin na Galeria Nacional do Canadá, em Ottawa, e na Galeria Nacional, em Londres.
As principais evidências que ligam a obra a Gauguin foram duas fotografias da escultura do artista incluídas em seu diário de viagem no Taiti, em Noa Noa. Um comunicado de imprensa de 2002 da Getty, chamando a atenção para sua semelhança com o artista, sugeriu que poderia ter sido um auto-retrato simbólico.
“A escultura de Gauguin é extremamente rara e esse trabalho intrigante se destaca como um excelente exemplo”, disse Deborah Gribbon, então diretora do J. Paul Getty Museum, no momento da aquisição. “Sentimos a sorte de poder exibir o Head with Horns , que se tornará uma peça central natural de nossa instalação da arte simbolista.”
Depois de comprada pela Getty, a peça circulou pelo mundo, viajando para mostras na Tate Modern em Londres, na Galeria Nacional de Arte em Washington, DC, no MoMA em Nova York e no Museo delle Culture em Milão.
Mas a escultura nunca foi assinada por Gauguin, e suas fotografias a mostravam em um pedestal não esculpido em nenhum dos estilos conhecidos. Originalmente datado entre 1895 e 1897, que alinha o tempo do artista no Taiti, agora é pensado para ser de 1894, uma época em que Gauguin é conhecido por ter estado na França.
O trabalho tem sido perguntas de alguns especialistas. Logo após a aquisição da Getty, Fabrice Fourmanoir, colecionador de fotografias taitianas do século 19, encontrou uma foto da escultura de Jules Agostini com a legenda Idole Marquisienne (Marquisian Idol), sugerindo que Agostini achava que a peça era de um artista indígena de Ilhas Marquesas, então parte da Polinésia Francesa.
No álbum de fotos de Agostini, Head with Horns é mostrado ao lado de um retrato de George Lagarde, um colecionador de arte etnográfica que pode ter sido o dono da escultura. As fotografias datam de 1894.
A proveniência da escultura sempre foi um pouco sombria. Foi incluído em uma mostra na Fondation Maeght em 1997, depois de ser comprado, quatro anos antes, pela Wildenstein & Company de um colecionador suíço particular. A obra foi atribuída pela primeira vez a Gauguin por Daniel Wildenstein, autor de um catálogo Gauguin raisonné de pintura com foco nos anos de 1873 a 1888. Outro volume, cobrindo os anos de 1888 a 1903, está previsto para o final de 2020, mas não incluirá esculturas, disse o Instituto Wildenstein Plattner. Eles disseram que, até o momento, a escultura não foi submetida ao comitê Gauguin do WPI para pesquisa e exame.
Esta não seria a primeira vez que os Wildensteins foram pegos em uma controvérsia pública.
A família francesa de negociadores de arte foi acusada de sonegar impostos na França, ocultar obras de arte desaparecidas ou roubadas e até de trocar obras de arte com os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, todos da família negam.
O Getty agora está pesquisando a escultura de sândalo e sua base de lacaio para tentar aprender mais sobre suas origens. Alguns especialistas em arte polinésia dizem que seus chifres diabólicos sugerem que a iconografia não é local, mas vem de fontes cristãs e europeias. Outra teoria, apresentada por Fourmanoir, é que foi esculpida por um turista europeu.