MUSEU AFRO BRASIL EMANOEL ARAUJO abre EDITAL para OCUPAÇÃO DA FACHADA

Coletivo Coletores | FOTO: Daniela Cordeiro

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com o Coletivo Coletores, lançará o 1° Edital de Ocupação de sua fachada, destinado à arte digital do video mapping.

Localizado no Parque Ibirapuera, num pavilhão concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu conserva em 11,7 mil m², um acervo com mais de 9 mil obras, visando unir História, Memória, Cultura e Contemporaneidade, contemplando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros.

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo tem um longo e profícuo histórico de atuação junto aos artistas de rua, artistas muralistas, grafiteiros. Desde sua fundação, várias mostras de obras de artistas que adotam estas linguagens participaram de exposições na instituição, com destaque para Território Ocupado (2006), considerada uma das primeiras mostras sobre grafite exibidas em museus brasileiros.

Mais recentemente, em 2020, foi inaugurado o Mural “Foram os Homens e as Mulheres Negras que construíram a identidade nacional: Vidas Negras do Brasil”, com pinturas murais de 06 artistas, que ocuparam a fachada lateral externa do pavilhão.

Em setembro de 2022, em parceria com o MIS, o museu realizou ’’Personalidades Negras”, ação do programa MIS em Cena, que convidou grafiteiros de diferentes regiões de São Paulo para a produção de uma nova exposição coletiva com obras produzidas sob a marquise do Museu. A ação se desdobrou numa mostra no MIS SP e na própria instituição, ambas inauguradas em novembro do mesmo ano.
Nesse sentido, e buscando dar mais visibilidade a esta produção, aliada a um programa de intervenções nas diferentes fachadas do prédio do Museu, a Associação Museu Afro Brasil lançará edital de ocupação da fachada, iniciativa que se repetirá anualmente.

Com o intuito de ampliar e diversificar o diálogo com diferentes públicos e expandir a relação do Museu com o seu entorno, o projeto promove uma maior integração da instituição ao parque, atraindo novos visitantes ao mesmo tempo que explora a arquitetura do Pavilhão onde se encontra e dá a ele mais visibilidade.
Unidos por se contraporem ativamente ao apagamento negro e questionarem o direito à cidade e à memória, o MAB Emanoel araujo e os artistas Toni Baptiste e Flávio Camargo, do Coletivo Coletores, comporão um comitê misto que selecionará 3 artistas que possuam trabalhos em video mapping.

Em sua pesquisa poética, o Coletivo, nascido há 15 anos na periferia de São Paulo, realiza ações que buscam evidenciar a história e as estratégias de resistência das coletividades e movimentos culturais insurgentes, além de colaborar com espaços, coletivos e movimentos sociais periféricos ou historicamente marginalizados. É vencedor do Prêmio PIPA 2022, do prêmio ProAC trajetória Artes Visuais e já teve trabalhos expostos no Itaú Cultural, MAMSP, CCSP, Instituto Moreira Salles, Rede SESC entre outros.

O edital tem lançamento previsto para o dia 25 de setembro de 2023. As inscrições poderão ser feitas no site do Museu: http://www.museuafrobrasil.org.br/programacao-cultural/chamamento e a projeção das obras selecionadas será realizada no mês de dezembro de 2023.

Compartilhar:
Notícias - 04/04/2025

Tate devolve obras saqueadas pelos nazistas aos reais herdeiros

O museu britânico Tate anunciou a devolução de uma pintura roubada pelos nazistas aos herdeiros de seu legítimo dono. A …

Notícias - 03/04/2025

"Um insulto", diria cofundador do studio Ghibli ao ver seus animes se tornarem virais no universo IA


A recente viralização de imagens criadas por inteligência artificial no estilo do Studio Ghibli reacendeu discussões sobre os limites éticos …

Notícias - 03/04/2025

SP–Arte abre hoje e transforma São Paulo no epicentro das artes até 6 de abril

A 21ª edição da SP–Arte abre para o público nesta quinta-feira, 3 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque …

Notícias - 03/04/2025

Patrimônios culturais são destruidos por terremoto em Mianmar e na Tailândia

Um forte terremoto de magnitude 7,7, seguido por um tremor secundário de 6,7, atingiu Mianmar e Tailândia na última sexta-feira, …

Notícias - 03/04/2025

Morre a artista figurativa Marcia Marcus

A artista Marcia Marcus, conhecida por seus retratos inovadores que subvertiam normas de gênero e representação, faleceu na última quinta-feira …

Notícias - 01/04/2025

Ativistas climáticos serão artistas no Pavilhão Alemão da Bienal de Veneza 2026

O Pavilhão da Alemanha na Bienal de Veneza de 2026 será ocupado por um coletivo de ativistas climáticos, incluindo membros …

Notícias - 28/03/2025

Trump se revolta com retrato oficial no Capitólio e vira meme

Nem mesmo um retrato oficial escapa da ira de Donald Trump. O presidente dos EUA virou motivo de chacota depois …

Notícias - 28/03/2025

Raio X revela que Miró pintou sua mãe por trás da tinta azul

CSI: Miró – O Mistério Oculto Por Trás de uma Pintura
Por décadas, uma das pinturas icônicas de Joan Miró escondeu …

Notícias - 28/03/2025

Veja pintura reatribuída a artista renascentista Lavínia Fontana

Uma pintura armazenada há décadas nos depósitos do Musée de la Chartreuse, em Douai, no norte da França, foi recentemente …

Notícias - 28/03/2025

Frick Museum: O tesouro da era dourada de Nova York reabre com novidades

Após quatro anos de reformas e um investimento de US$ 300 milhões, o icônico Frick Museum, em Nova York, reabre …

Notícias - 28/03/2025

Retrato oculto de Picasso. Conheça histórias não contadas de seis mulheres que amaram o pintor

Pablo Picasso não era apenas um gênio da arte, mas também um verdadeiro lothário, colecionando relacionamentos tão intensos quanto suas …

Notícias - 28/03/2025

Escultura da idade do bronze leiloada é falsa

Uma suposta estatueta megalítica da Idade do Bronze, atribuída à Córsega, foi vendida em um leilão em Londres pela casa …