MuBE anuncia Galciani Neves como nova curadora-chefe

Galciani Neves | Curadora-chefe do MuBE | foto: divulgaçã

A partir de julho, o MuBE contará com Galciani Neves como Curadora-chefe do Museu.

Nascida em Fortaleza, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Galciani é professora na FAAP e na Universidade Federal do Ceará. Autora do livro “Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção” (Educ- SP e Fapesp, 2016), desenvolve ainda atividades relacionadas à crítica e acompanhamento de artistas. Galciani Neves será uma das poucas mulheres à frente da área artística de um Museu de grande porte no Brasil. Com sua contratação o MuBE reafirma o seu papel na busca pelo incentivo a novos talentos e à diversidade.

No MuBE, Galciani partirá do trabalho tão bem desenvolvido por Cauê Alves, que durante os últimos quatro anos esteve à frente do cargo, deixando um legado importante para o Museu que poderá ser visto na exposição “Obras projeto: novo acervo do MuBE”, disponível no site do Museu.

Segundo Galciani Neves, olhando para o escopo do MuBE que une arte, arquitetura e meio-ambiente, e as atividades que têm sido desenvolvidas nos últimos quatro anos, encontra-se, muito claramente, um desejo de ocupação e fluxo de pessoas, o que lhe parece a linha guia da construção de propósito do próprio museu, transparecendo o que diz a frase do trabalho do artista uruguaio Luis Camnitzer: “Todo museu é uma escola”. Para a curadora é importante ainda fortalecer o MuBE como um lugar mais democrático, mais inclusivo, mais atento às nossas urgências e pautas identitárias, aprofundando os laços do Museu com a cidade.

Sobre a nova Curadora-Chefe do MuBE

Galciani Neves Nascida em Fortaleza, em 1978, com profícua convivência com música, cultura popular e literatura, Galciani Neves construiu uma sólida trajetória que mescla pesquisas acadêmicas, atividades de ensino (graduação, pós-graduação, ensino não-formal), contribuições em processos de criação de artistas, atuação em importantes instituições brasileiras, realização de curadorias dentro e fora do Brasil, interlocução com projetos educativos, edição de publicações e produção de textos. Obteve o título de mestre (2009) em Comunicação e Semiótica na PUC-SP com a dissertação “Tramas comunicacionais e procedimentos de criação: por uma gramática do livro de artista” e o título de doutora (2014) na mesma instituição com a tese “Crítica como criação: procedimentos e estratégias comunicacionais dos exercícios críticos no Brasil”.

Sobre a exposição Obras-projeto: novo acervo do MuBE

Sob a condução de Cauê Alves, como Curador-chefe, e graças à colaboração de diversos artistas e associados, o MuBE tem passado por um processo de revitalização que começou em 2016 e tem amadurecido desde então. O novo programa de expansão do acervo do MuBE tem como objetivo a formação de uma coleção de projetos de artistas, apresentada na presente mostra. A particularidade dessa nova coleção do Museu, em linha com o século XXI, onde vivemos a valorização e o reconhecimento da importância da ideia, é que em vez de guardar a parte física das obras, o novo acervo é construído de obras imateriais, muitas vezes efêmeras. Assim, a nova coleção de obras-projeto do MuBE é também um arquivo de proposições artísticas. Os projetos são realizados para as exposições e quando elas terminam são desfeitos. O museu armazena registros e documentação para futuras remontagens. Mais do que apenas abrigar obras no sentido tradicional, o MuBE adquire o direito de realizar os projetos dos artistas de acordo com as indicações e instruções catalogadas. O acervo é constituído a partir da digitalização de documentos, armazenados em um banco de dados virtual. Assim, a memória e a experiência do que ocorreu são preservadas para que outras exposições possam ser montadas. O MuBE, ao se especializar no entendimento, pesquisa e preservação de obrasprojeto, cria um acervo de ideias fundamental para a reflexão sobre o aspecto transitório de projetos em arte contemporânea.

Compartilhar:
Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …