MuBE anuncia Galciani Neves como nova curadora-chefe

Galciani Neves | Curadora-chefe do MuBE | foto: divulgaçã

A partir de julho, o MuBE contará com Galciani Neves como Curadora-chefe do Museu.

Nascida em Fortaleza, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Galciani é professora na FAAP e na Universidade Federal do Ceará. Autora do livro “Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção” (Educ- SP e Fapesp, 2016), desenvolve ainda atividades relacionadas à crítica e acompanhamento de artistas. Galciani Neves será uma das poucas mulheres à frente da área artística de um Museu de grande porte no Brasil. Com sua contratação o MuBE reafirma o seu papel na busca pelo incentivo a novos talentos e à diversidade.

No MuBE, Galciani partirá do trabalho tão bem desenvolvido por Cauê Alves, que durante os últimos quatro anos esteve à frente do cargo, deixando um legado importante para o Museu que poderá ser visto na exposição “Obras projeto: novo acervo do MuBE”, disponível no site do Museu.

Segundo Galciani Neves, olhando para o escopo do MuBE que une arte, arquitetura e meio-ambiente, e as atividades que têm sido desenvolvidas nos últimos quatro anos, encontra-se, muito claramente, um desejo de ocupação e fluxo de pessoas, o que lhe parece a linha guia da construção de propósito do próprio museu, transparecendo o que diz a frase do trabalho do artista uruguaio Luis Camnitzer: “Todo museu é uma escola”. Para a curadora é importante ainda fortalecer o MuBE como um lugar mais democrático, mais inclusivo, mais atento às nossas urgências e pautas identitárias, aprofundando os laços do Museu com a cidade.

Sobre a nova Curadora-Chefe do MuBE

Galciani Neves Nascida em Fortaleza, em 1978, com profícua convivência com música, cultura popular e literatura, Galciani Neves construiu uma sólida trajetória que mescla pesquisas acadêmicas, atividades de ensino (graduação, pós-graduação, ensino não-formal), contribuições em processos de criação de artistas, atuação em importantes instituições brasileiras, realização de curadorias dentro e fora do Brasil, interlocução com projetos educativos, edição de publicações e produção de textos. Obteve o título de mestre (2009) em Comunicação e Semiótica na PUC-SP com a dissertação “Tramas comunicacionais e procedimentos de criação: por uma gramática do livro de artista” e o título de doutora (2014) na mesma instituição com a tese “Crítica como criação: procedimentos e estratégias comunicacionais dos exercícios críticos no Brasil”.

Sobre a exposição Obras-projeto: novo acervo do MuBE

Sob a condução de Cauê Alves, como Curador-chefe, e graças à colaboração de diversos artistas e associados, o MuBE tem passado por um processo de revitalização que começou em 2016 e tem amadurecido desde então. O novo programa de expansão do acervo do MuBE tem como objetivo a formação de uma coleção de projetos de artistas, apresentada na presente mostra. A particularidade dessa nova coleção do Museu, em linha com o século XXI, onde vivemos a valorização e o reconhecimento da importância da ideia, é que em vez de guardar a parte física das obras, o novo acervo é construído de obras imateriais, muitas vezes efêmeras. Assim, a nova coleção de obras-projeto do MuBE é também um arquivo de proposições artísticas. Os projetos são realizados para as exposições e quando elas terminam são desfeitos. O museu armazena registros e documentação para futuras remontagens. Mais do que apenas abrigar obras no sentido tradicional, o MuBE adquire o direito de realizar os projetos dos artistas de acordo com as indicações e instruções catalogadas. O acervo é constituído a partir da digitalização de documentos, armazenados em um banco de dados virtual. Assim, a memória e a experiência do que ocorreu são preservadas para que outras exposições possam ser montadas. O MuBE, ao se especializar no entendimento, pesquisa e preservação de obrasprojeto, cria um acervo de ideias fundamental para a reflexão sobre o aspecto transitório de projetos em arte contemporânea.

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …