MuBE anuncia Galciani Neves como nova curadora-chefe

Galciani Neves | Curadora-chefe do MuBE | foto: divulgaçã

A partir de julho, o MuBE contará com Galciani Neves como Curadora-chefe do Museu.

Nascida em Fortaleza, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Galciani é professora na FAAP e na Universidade Federal do Ceará. Autora do livro “Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção” (Educ- SP e Fapesp, 2016), desenvolve ainda atividades relacionadas à crítica e acompanhamento de artistas. Galciani Neves será uma das poucas mulheres à frente da área artística de um Museu de grande porte no Brasil. Com sua contratação o MuBE reafirma o seu papel na busca pelo incentivo a novos talentos e à diversidade.

No MuBE, Galciani partirá do trabalho tão bem desenvolvido por Cauê Alves, que durante os últimos quatro anos esteve à frente do cargo, deixando um legado importante para o Museu que poderá ser visto na exposição “Obras projeto: novo acervo do MuBE”, disponível no site do Museu.

Segundo Galciani Neves, olhando para o escopo do MuBE que une arte, arquitetura e meio-ambiente, e as atividades que têm sido desenvolvidas nos últimos quatro anos, encontra-se, muito claramente, um desejo de ocupação e fluxo de pessoas, o que lhe parece a linha guia da construção de propósito do próprio museu, transparecendo o que diz a frase do trabalho do artista uruguaio Luis Camnitzer: “Todo museu é uma escola”. Para a curadora é importante ainda fortalecer o MuBE como um lugar mais democrático, mais inclusivo, mais atento às nossas urgências e pautas identitárias, aprofundando os laços do Museu com a cidade.

Sobre a nova Curadora-Chefe do MuBE

Galciani Neves Nascida em Fortaleza, em 1978, com profícua convivência com música, cultura popular e literatura, Galciani Neves construiu uma sólida trajetória que mescla pesquisas acadêmicas, atividades de ensino (graduação, pós-graduação, ensino não-formal), contribuições em processos de criação de artistas, atuação em importantes instituições brasileiras, realização de curadorias dentro e fora do Brasil, interlocução com projetos educativos, edição de publicações e produção de textos. Obteve o título de mestre (2009) em Comunicação e Semiótica na PUC-SP com a dissertação “Tramas comunicacionais e procedimentos de criação: por uma gramática do livro de artista” e o título de doutora (2014) na mesma instituição com a tese “Crítica como criação: procedimentos e estratégias comunicacionais dos exercícios críticos no Brasil”.

Sobre a exposição Obras-projeto: novo acervo do MuBE

Sob a condução de Cauê Alves, como Curador-chefe, e graças à colaboração de diversos artistas e associados, o MuBE tem passado por um processo de revitalização que começou em 2016 e tem amadurecido desde então. O novo programa de expansão do acervo do MuBE tem como objetivo a formação de uma coleção de projetos de artistas, apresentada na presente mostra. A particularidade dessa nova coleção do Museu, em linha com o século XXI, onde vivemos a valorização e o reconhecimento da importância da ideia, é que em vez de guardar a parte física das obras, o novo acervo é construído de obras imateriais, muitas vezes efêmeras. Assim, a nova coleção de obras-projeto do MuBE é também um arquivo de proposições artísticas. Os projetos são realizados para as exposições e quando elas terminam são desfeitos. O museu armazena registros e documentação para futuras remontagens. Mais do que apenas abrigar obras no sentido tradicional, o MuBE adquire o direito de realizar os projetos dos artistas de acordo com as indicações e instruções catalogadas. O acervo é constituído a partir da digitalização de documentos, armazenados em um banco de dados virtual. Assim, a memória e a experiência do que ocorreu são preservadas para que outras exposições possam ser montadas. O MuBE, ao se especializar no entendimento, pesquisa e preservação de obrasprojeto, cria um acervo de ideias fundamental para a reflexão sobre o aspecto transitório de projetos em arte contemporânea.

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …