Movimento de artistas que compram arte um do outro rende 9 milhões em uma semana

Um resultado positivo da crise do coronavírus foi a mobilização de comunidades para ajudar os mais vulneráveis ​​diante das adversidades. Um excelente exemplo é o Artist Support Pledge, uma iniciativa criada pelo artista baseado em Sussex, Matthew Burrows, que oferece uma linha de vida autossustentável para um número cada vez maior de colegas artistas em todo o mundo. O conceito é simples: os artistas são convidados a postar fotos de suas obras à venda por 200 libras ou menos no Instagram usando a hashtag #ArtistSupportPledge. Toda vez que um artista vende 1.000 libras em vendas, compromete-se a dedicar 200 libras na compra do trabalho de outro artista usando a mesma hashtag. Não há imposição, é um sistema baseado em confiança.

O objetivo original era simplesmente criar um “mercado pequeno, mas dinâmico”, mas o sucesso do #ArtistsSupportPledge superou todas as expectativas. Em apenas uma semana de existência (o primeiro post foi em 17 de março), houve quase 9.000 promessas, o que significa que foram gerados cerca de 9 milhões de libras. “Tem sido inacreditável – depois de cerca de quatro dias, ficou absolutamente louco e eu realmente não tinha muitas opções, mas segui-lo porque era uma onda muito grande para nos escondermos”, diz Burrows, que fez quatro promessas de vender seu trabalho. “A boa vontade tem sido inacreditável em todo o mundo – de El Salvador, aos Estados Unidos, Alemanha, Nova Zelândia, Itália e Austrália”.

Evidência adicional de generosidade artista-artista tem sido o desenvolvimento paralelo da #isolationartschool, uma “escola de arte para todos, por todos” criada por Burrows em colaboração com seu amigo, o artista Keith Tyson, e também disponível gratuitamente no Instagram. Indiscutivelmente, os artistas praticam uma forma de isolamento social diariamente toda vez que entram em seus estúdios e, portanto, estão em uma posição ideal para oferecer dicas para o resto de nós em um momento de desligamento global. Projetos domésticos gratuitos para adultos, crianças, especialistas ou amadores durante a crise de Covid-19 até agora variaram de “Painting for Absolute Beginners” de Tyson ao vídeo de Isobel Smith sobre “como fazer algo positivo com todas essas más notícias”, criando uma cabeça esculpida em forma de elefante vestida de jornal torcido. O tutor residente Andree Collard está oferecendo um curso para estudantes de nível A cujas escolas estão fechadas.

“Quero criar um ambiente e uma cultura que tenham seres humanos ligados a ele. Não é apenas essa coisa digital anônima”, diz Burrows. Nesse espírito, o #ArtistsSupportPledge também está incentivando os artistas participantes a fazer doações para instituições de caridade de artistas selecionados diferentes de todo o mundo a cada semana.

O primeiro destinatário é o Hospital Rooms , que encomenda obras de arte para unidades de saúde mental do NHS em todo o Reino Unido. Além disso, Tyson também está financiando um prêmio semanal do artista #ArtistsSupportPledge de 200 libras para dez artistas escolhidos por um seletor diferente a cada semana, começando com Liz Gilmore, diretora da Hastings Contemporary.

Em meio a toda essa disseminação de amor, existe uma determinação mais profunda de oferecer um modelo de mercado de arte sustentável, baseado na honestidade e na doação, em vez de fazer negócios e vender. “Eu sempre senti que deveria haver outra economia que impulsiona o que funciona para os artistas. Você precisa construir uma cultura de confiança e generosidade ”, diz Burrows, que não recebe pagamento além do produto da venda de suas pinturas como todos os outros no #ArtisticSupportPledge. “O que estamos lançando no mundo é um movimento, não um negócio. A fórmula é simples: você dá generosamente, recebe com gratidão e devolve. É isso aí.”

Fonte e tradução: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …