Movimento de artistas que compram arte um do outro rende 9 milhões em uma semana

Um resultado positivo da crise do coronavírus foi a mobilização de comunidades para ajudar os mais vulneráveis ​​diante das adversidades. Um excelente exemplo é o Artist Support Pledge, uma iniciativa criada pelo artista baseado em Sussex, Matthew Burrows, que oferece uma linha de vida autossustentável para um número cada vez maior de colegas artistas em todo o mundo. O conceito é simples: os artistas são convidados a postar fotos de suas obras à venda por 200 libras ou menos no Instagram usando a hashtag #ArtistSupportPledge. Toda vez que um artista vende 1.000 libras em vendas, compromete-se a dedicar 200 libras na compra do trabalho de outro artista usando a mesma hashtag. Não há imposição, é um sistema baseado em confiança.

O objetivo original era simplesmente criar um “mercado pequeno, mas dinâmico”, mas o sucesso do #ArtistsSupportPledge superou todas as expectativas. Em apenas uma semana de existência (o primeiro post foi em 17 de março), houve quase 9.000 promessas, o que significa que foram gerados cerca de 9 milhões de libras. “Tem sido inacreditável – depois de cerca de quatro dias, ficou absolutamente louco e eu realmente não tinha muitas opções, mas segui-lo porque era uma onda muito grande para nos escondermos”, diz Burrows, que fez quatro promessas de vender seu trabalho. “A boa vontade tem sido inacreditável em todo o mundo – de El Salvador, aos Estados Unidos, Alemanha, Nova Zelândia, Itália e Austrália”.

Evidência adicional de generosidade artista-artista tem sido o desenvolvimento paralelo da #isolationartschool, uma “escola de arte para todos, por todos” criada por Burrows em colaboração com seu amigo, o artista Keith Tyson, e também disponível gratuitamente no Instagram. Indiscutivelmente, os artistas praticam uma forma de isolamento social diariamente toda vez que entram em seus estúdios e, portanto, estão em uma posição ideal para oferecer dicas para o resto de nós em um momento de desligamento global. Projetos domésticos gratuitos para adultos, crianças, especialistas ou amadores durante a crise de Covid-19 até agora variaram de “Painting for Absolute Beginners” de Tyson ao vídeo de Isobel Smith sobre “como fazer algo positivo com todas essas más notícias”, criando uma cabeça esculpida em forma de elefante vestida de jornal torcido. O tutor residente Andree Collard está oferecendo um curso para estudantes de nível A cujas escolas estão fechadas.

“Quero criar um ambiente e uma cultura que tenham seres humanos ligados a ele. Não é apenas essa coisa digital anônima”, diz Burrows. Nesse espírito, o #ArtistsSupportPledge também está incentivando os artistas participantes a fazer doações para instituições de caridade de artistas selecionados diferentes de todo o mundo a cada semana.

O primeiro destinatário é o Hospital Rooms , que encomenda obras de arte para unidades de saúde mental do NHS em todo o Reino Unido. Além disso, Tyson também está financiando um prêmio semanal do artista #ArtistsSupportPledge de 200 libras para dez artistas escolhidos por um seletor diferente a cada semana, começando com Liz Gilmore, diretora da Hastings Contemporary.

Em meio a toda essa disseminação de amor, existe uma determinação mais profunda de oferecer um modelo de mercado de arte sustentável, baseado na honestidade e na doação, em vez de fazer negócios e vender. “Eu sempre senti que deveria haver outra economia que impulsiona o que funciona para os artistas. Você precisa construir uma cultura de confiança e generosidade ”, diz Burrows, que não recebe pagamento além do produto da venda de suas pinturas como todos os outros no #ArtisticSupportPledge. “O que estamos lançando no mundo é um movimento, não um negócio. A fórmula é simples: você dá generosamente, recebe com gratidão e devolve. É isso aí.”

Fonte e tradução: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …