Movimento de artistas que compram arte um do outro rende 9 milhões em uma semana

Um resultado positivo da crise do coronavírus foi a mobilização de comunidades para ajudar os mais vulneráveis ​​diante das adversidades. Um excelente exemplo é o Artist Support Pledge, uma iniciativa criada pelo artista baseado em Sussex, Matthew Burrows, que oferece uma linha de vida autossustentável para um número cada vez maior de colegas artistas em todo o mundo. O conceito é simples: os artistas são convidados a postar fotos de suas obras à venda por 200 libras ou menos no Instagram usando a hashtag #ArtistSupportPledge. Toda vez que um artista vende 1.000 libras em vendas, compromete-se a dedicar 200 libras na compra do trabalho de outro artista usando a mesma hashtag. Não há imposição, é um sistema baseado em confiança.

O objetivo original era simplesmente criar um “mercado pequeno, mas dinâmico”, mas o sucesso do #ArtistsSupportPledge superou todas as expectativas. Em apenas uma semana de existência (o primeiro post foi em 17 de março), houve quase 9.000 promessas, o que significa que foram gerados cerca de 9 milhões de libras. “Tem sido inacreditável – depois de cerca de quatro dias, ficou absolutamente louco e eu realmente não tinha muitas opções, mas segui-lo porque era uma onda muito grande para nos escondermos”, diz Burrows, que fez quatro promessas de vender seu trabalho. “A boa vontade tem sido inacreditável em todo o mundo – de El Salvador, aos Estados Unidos, Alemanha, Nova Zelândia, Itália e Austrália”.

Evidência adicional de generosidade artista-artista tem sido o desenvolvimento paralelo da #isolationartschool, uma “escola de arte para todos, por todos” criada por Burrows em colaboração com seu amigo, o artista Keith Tyson, e também disponível gratuitamente no Instagram. Indiscutivelmente, os artistas praticam uma forma de isolamento social diariamente toda vez que entram em seus estúdios e, portanto, estão em uma posição ideal para oferecer dicas para o resto de nós em um momento de desligamento global. Projetos domésticos gratuitos para adultos, crianças, especialistas ou amadores durante a crise de Covid-19 até agora variaram de “Painting for Absolute Beginners” de Tyson ao vídeo de Isobel Smith sobre “como fazer algo positivo com todas essas más notícias”, criando uma cabeça esculpida em forma de elefante vestida de jornal torcido. O tutor residente Andree Collard está oferecendo um curso para estudantes de nível A cujas escolas estão fechadas.

“Quero criar um ambiente e uma cultura que tenham seres humanos ligados a ele. Não é apenas essa coisa digital anônima”, diz Burrows. Nesse espírito, o #ArtistsSupportPledge também está incentivando os artistas participantes a fazer doações para instituições de caridade de artistas selecionados diferentes de todo o mundo a cada semana.

O primeiro destinatário é o Hospital Rooms , que encomenda obras de arte para unidades de saúde mental do NHS em todo o Reino Unido. Além disso, Tyson também está financiando um prêmio semanal do artista #ArtistsSupportPledge de 200 libras para dez artistas escolhidos por um seletor diferente a cada semana, começando com Liz Gilmore, diretora da Hastings Contemporary.

Em meio a toda essa disseminação de amor, existe uma determinação mais profunda de oferecer um modelo de mercado de arte sustentável, baseado na honestidade e na doação, em vez de fazer negócios e vender. “Eu sempre senti que deveria haver outra economia que impulsiona o que funciona para os artistas. Você precisa construir uma cultura de confiança e generosidade ”, diz Burrows, que não recebe pagamento além do produto da venda de suas pinturas como todos os outros no #ArtisticSupportPledge. “O que estamos lançando no mundo é um movimento, não um negócio. A fórmula é simples: você dá generosamente, recebe com gratidão e devolve. É isso aí.”

Fonte e tradução: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …