Mostra no Sesc Ribeirão Preto abre inscrições para artistas

Vista da 29ª edição da Mostra de Arte da Juventude, realizada em 2019 | FOTO: Ilê Sartuzi

Entre 15 de março e 30 de abril, a Mostra de Arte da Juventude – MAJ, realizada há mais de três décadas pelo Sesc São Paulo na unidade de Ribeirão Preto, recebe inscrições de artistas jovens de todo o país. Nascidos e/ou radicados no Brasil há mais de três anos e com idade entre 15 e 30 anos podem se inscrever individualmente ou em coletivos, com obras em suportes diversos, através do site sescsp.org.br/maj.

“Em momentos em que a sociedade se vê desafiada, a capacidade da arte de nos impactar e de promover o diálogo e a troca com o outro é fundamental. Por isso, a Mostra de Arte da Juventude é tão necessária em um período como este. Jovens artistas precisam ter seus espaços garantidos nesta construção de uma cultura visual que se forma também a partir da crise”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. “Com mais de 30 anos de história, essa mostra, que nasceu com um objetivo local de estimular a produção de artistas jovens de Ribeirão Preto e logo passou a atrair artistas de outras partes do estado de São Paulo e do país, se fortalece como uma oportunidade para o público do Sesc conhecer, a cada edição, um recorte da produção contemporânea feita por pessoas de 15 a 30 anos e um pouco das urgências destas gerações que vêm passando pela mostra”, completa Miranda.

Os trabalhos inscritos serão analisados por uma comissão que inclui curadores convidados e profissionais do Sesc. Serão selecionados cerca de vinte artistas para a mostra que está prevista para estrear no segundo semestre de 2021 no Sesc Ribeirão Preto. Além da exposição de suas obras ao público, estes artistas também concorrem a uma premiação de destaque entre os selecionados.

Assumindo periodicidade bienal desde 2019, a MAJ conta com um programa público de cursos, oficinas, ações formativas e conversas abertas com artistas e curadoria. Um dos destaques previstos para 2021 é a implementação de um site, com uma galeria digital, para que o público possa acessar as obras contempladas nesta edição.

Nos últimos anos, a Mostra de Arte da Juventude vem ampliando sua abrangência nacional, democratizando seu acesso a artistas de todo o país, além de reforçar seu objetivo de rejuvenescer a cada edição, abrindo-se para novas experimentações de linguagem no campo das artes visuais.

Criada em 1989 com o objetivo de estimular a produção nacional contemporânea em artes visuais, a MAJ já recebeu artistas como Carla Chaim, Jaime Lauriano, Marcelo Moscheta, Mariana Palma e Sofia Borges e contou com críticos e curadores como Cauê Alves, Carla Zaccagnini, Maria Alice Milliet e Vitória Daniela Bousso na Comissão de Seleção. Em seu site, a MAJ também irá concentrar informações sobre os 32 anos da Mostra, incluindo reproduções de obras dos artistas participantes e premiados ao longo de sua realização.
Compartilhar:
Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …

Notícias - 06/10/2021

Inhotim apresenta obra de Rivane Neuenschwander nas ruas de Belo Horizonte

As ruas de Belo Horizonte foram tomadas por retratos, desenhos daqueles que ocuparam o posto de primeiro amor na vida …

Notícias - 01/10/2021

Artista gera polêmica ao receber verba e devolver telas em branco para museu

O artista Jens Haaning causou polêmica ao enviar telas em branco para o museu de arte na Dinamarca. A nova …

Notícias - 01/10/2021

Após mostras de Van Gogh, vem aí a experiência imersiva de Frida Kahlo

As experiências de imersão de Vincent van Gogh acontecidas recentemente nos Estados Unidos (VEJA AQUI) atraíram milhões de visitantes em …