Mostra imersiva oferece playlists de Basquiat no Spotify

Jean-Michel Basquiat, Horn Players Tray, 2021

“Stormy Weather”, de Lena Horne, é executada em um toca-discos. Logo após a música terminar, o saxofone de John Coltrane preenche o espaço de “Jean-Michel Basquiat: King Pleasure”, uma ampla exposição dedicada ao falecido e lendário artista, agora em exibição no Starrett Lehigh Building, em Chelsea.

Mais de 200 obras de arte e objetos da propriedade de Basquiat – a maioria dos quais nunca foram exibidos publicamente – são exibidos em um espaço projetado pelo arquiteto David Adjaye. Estes são colocados em impressionantes recriações dos espaços físicos formativos de Basquiat, incluindo a sala de jantar da casa Boreum Hill, onde ele cresceu; seu estúdio de pintura na Great Jones Street lotado de pinturas, livros e uma TV que passava clipes de The Breakfast Club; e a Sala VIP do icônico refúgio dos artistas, a boate Palladium de Nova York. Várias salas são acompanhadas por QR code que levam a uma das quatro playlists criadas para a mostra em parceria com o Spotify.

Cada uma representa uma fase importante da vida de Basquiat – a primeira playlist, “Childhood”, inclui clássicos como “What A Wonderful World” de Louis Armstrong e a versão de Diana Ross de “Ain’t No Mountain High Enough”. “Studio Life” salta entre Miles Davis, Jimi Hendrix e Queen. “Nightclub” é uma coleção de Disco e New Wave: Donna Summer, David Bowie e Parliament.

Do hip-hop ao jazz passando pelo soul, a música teve forte influência na prática artística de Basquiat. Ele era um ávido colecionador de álbuns, contando com mais de 3.000 unidades em sua coleção. Ele também fazia sua própria música. Ele foi o líder do projeto de sons experimentais Gray. Em 1983, Basquiat produziu junto a Rammellzee e K-Rob o single “Beat Bop”. As prensagens originais da faixa estão entre os discos de rap mais cobiçados da história devido à arte da capa, desenhada por Basquiat, com alguns de principais motivos de suas obras, como ossos e coroas.

Álbum Beat Bop, 1983, Rammellzee, K-Rob com Jean-Michel Basquiat

O estilo expressivo e livre de sua pintura reflete as inovações de seus ídolos, muitos dos quais são diretamente referenciados em suas obras. Sua pintura Horn Players, por exemplo, retrata Charlie “the Bird” Parker e Dizzy Gillespie, dois artistas na vanguarda do bebop, o movimento jazzístico do pós-guerra marcado pela improvisação, complexidade composicional e espírito aventureiro.

Como um elemento da cena do centro da cidade de Nova York, Basquiat conhecia muitas das figuras imponentes da era da música; ele apareceu no videoclipe do hit de 1981 do Blondie, “Rapture”. A primeira pintura vendida por ele, “Cadillac Moon”, foi para a vocalista da banda, Debbie Harry, que pagou US$ 200 por ela.

Exposições imersivas têm surgido em cidades de todo o mundo ultimamente. “King Pleasure”, com curadoria das irmãs do falecido artista, Lisane Basquiat e Jeanine Heriveaux, começa bem antes da ascensão de Jean-Michel Basquiat ao estrelato artístico, com a exibição de sua certidão de nascimento.

Os visitantes o observam crescer a partir daí: uma filmagem granulada de sua família quando ele ainda era um bebê é combinada com um filme de Basquiat de 8 anos bem vestido brincando no Prospect Park com sua irmã. Há um breve menção da mudança da família para Porto Rico, e cativantes fragmentos de poesia, pensamentos perdidos e esboços de seu trabalho no jornal da escola de artes criativas em Nova York.

A música, no entanto, abre e fecha a mostra: seu título, “King Pleasure”, é uma referência ao título de uma pintura de Basquiat de 1987 que comemora o influente vocalista de jazz de mesmo nome, mais conhecido por sua versão de sucesso de 1952 de “Moody’s Mood for Love”. A recriação da boate Palladium, onde Basquiat muitas vezes festejava durante a noite até o amanhecer, é a última parada. Uma parede de monitores exibe o público na pista de dança e mesmo do outro lado da saída, ainda se ouve a discoteca.

Ouça a playlist “Infância” abaixo:

FONTE: ArtNews

Compartilhar:
Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …