Mostra de arte feminista é censurada e diretora de museu renuncia

Zoya Falkova, Evermust (2017). Cortesia do artista.

Uma exposição de arte feminista no Museu Nacional de Belas Artes de Bishkek, Quirguistão, foi censurada pelo governo e resultou na saída da diretora da instituição.

Apelidada de “primeira Feminnale da arte contemporânea”, a mostra contou com 56 artistas de 22 países. A coletiva foi inaugurada em 25 de novembro e deve durar 17 dias – uma homenagem para as 17 mulheres que morreram em um incêndio em um armazém em Moscou em 2016, muitas das quais eram migrantes quirguizes.

Mas logo após a abertura, o governo do Quirguistão retirou várias obras da exposição, incluindo uma escultura da artista cazaque Zoya Falkova de um saco de pancadas reconfigurado como um torso feminino. As autoridades também proíbem a artista dinamarquesa Julie Savery de reproduzir um trabalho que envolvia despir-se diante do público.

O ministro da Cultura do país chamou o evento de “campanha com mulheres nuas sob a bandeira do feminismo”, explicando que uma comissão especial seria formada para revisar a “exposição escandalosa”, segundo a agência de notícias 24.kg do Quirguistão. O ministro também declarou que Mira Dzhangaracheva, diretora do museu, havia sido dispensada de suas funções.

Dzhangaracheva publicou no Facebook para explicar seu lado da história. “Eles não me demitiram” , disse ela , acrescentando que renunciou após receber ameaças de morte. Ela também respondeu com uma carta chamando o governo e o grupo nacionalista de direita Kyrk Choro, que ela acredita defender pela censura do programa. “É uma pena que tenha sido iniciado por pessoas que nunca vieram ao museu”, escreveu ela. “Aparentemente, alguém queria distrair a atenção e eles fizeram isso.”

A ex-presidente do Quirguistão, Roza Otunbayeva, ficou indignada com a censura e escreveu uma carta castigando o governo por sua resposta.

“Parem, senhores!” , Escreveu ela. “Você pode ter poder administrativo, mas há uma voz pública e solidariedade feminina. A exposição é dedicada a todos os problemas das mulheres e é dedicada ao combate à violência contra as mulheres. O que você, o Ministério da Cultura ou todo o governo, fez para resolver este problema? ”

“Isso é violência contra as mulheres”, disse um dos curadores da exposição, Altyn Kapalova. Isso é dor. Isso é medo. Artistas de todo o mundo expressam seus sentimentos, mas somos proibidos. Como sempre, eles tentam nos calar, mas não vai funcionar. A arte é sem censura.

©2019 Hyperallergic Media Inc. All Rights Reserved.

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …