MOSTRA CELEBRA O CENTENÁRIO DE LUIZ SACILOTTO NO SESC SANTO ANDRÉ

Sesc Santo André. Foto: Guilherme Luiz de Carvalho.

REUNINDO OBRAS E ITENS DO ACERVO DE SACILOTTO, A EXPOSIÇÃO OFERECE AO PÚBLICO UMA IMERSÃO EM SEUS PROCESSOS CRIATIVOS EM QUATRO NÚCLEOS TEMÁTICOS, VEJA ABAIXO:

Nascido em 22 de abril de 1924, em Santo André, o pintor, desenhista e escultor Luiz Sacilotto (1924 – 2003) foi uma figura central de movimentos divisores como a arte concreta, o abstracionismo geométrico e a op art.

Agora, em continuidade às ações do centenário do artista, o Sesc Santo André é palco de uma celebração ao legado deste relevante personagem das artes visuais do Brasil, cuja trajetória é reverenciada por meio da exposição Sacilotto BioGráfico.

Reunindo 17 obras e 22 itens de acervo pessoal, além de uma série de documentos originais, conteúdos fac-similares, ferramentas e materiais de trabalho do artista, Sacilotto BioGráfico se desenvolve por meio de quatro núcleos temáticos: Cidade e Espaço Público; Vida e Obra; Cores-Timbres e Atelier.

Luiz Sacilotto preparando pigmento em seu atelier, 1980. Acervo Família Sacilotto.

NÚCLEOS

CIDADE E ESPAÇO PÚBLICO

Nos dois primeiros núcleos, aspectos da vida de Sacilotto e a relação indissociável de sua produção com o desenvolvimento urbanístico de Santo André evidenciam que seu legado é intrínseco ao patrimônio cultural da cidade. Em 2000, como homenagem da Prefeitura de Santo André, a principal via comercial do município, a rua Coronel Oliveira Lima, foi calçada com lajotas que reproduzem suas obras. No local foi instalada também a escultura Concreção 0005 e, na praça do IV Centenário, a escultura Concreção 0011, ambas realizadas naquele mesmo ano pelo artista.

Trabalhos do artista também são parte da identidade da unidade do Sesc na cidade, desde a sua fundação, em 2002. Na ocasião, Sacilotto pintou dois painéis com cerca de 7,5m x 10m – as maiores obras em dimensão que figuram em seu currículo – especialmente desenvolvidos para o Sesc Santo André e elaborados a partir de tramas geométricas coloridas que provocam ilusão de ótica e dão a sensação de movimento ou volume, embora sejam feitas em superfícies planas.

Luiz Sacilotto trabalhando em seu atelier, 2002. Acervo Família Sacilotto.

ATELIER

Proporcionando uma imersão no ambiente de criação do artista, o núcleo Atelier apresenta materiais artísticos e ferramentas de trabalho e documentação de seus processos criativos, como estudos, projetos, notas, cadernos, esboços, maquetes, objetos e fotografias que, dispostos lado a lado, evidenciam a metodologia personalíssima desenvolvida por Sacilotto.

“O Atelier é a viga mestra que estrutura a exposição. A importância desse espaço para o trabalho e pesquisa do artista é manifesto, sendo o local onde a criatividade é estimulada e a produção artística ganha vida. Funciona como uma oficina de práticas, como um universo de experimentação, inovação, formação, colaboração e troca cultural. Nele o artista explora a técnica como ferramenta de investigação e processo de aprendizagem, discurso e maneira de pensar”, explica Botelho.

Luiz Sacilotto em seu atelier, 1952. Acervo Família Sacilotto.

CORES-TIMBRES

No núcleo Cores-Timbres, uma das características envolventes da produção de Sacilotto é detalhada ao público: a forma como, em suas composições, as cores são manipuladas para destacar ou suavizar a geometria de suas criações. Ao longo de mais de seis décadas de atuação ele criou e colecionou pigmentos, classificou e numerou gradações que chegam a mais de 300 tons e incluem desde terras de Siena, na Itália, e Kassel, na Alemanha, até azuis e verdes de jazidas de Minas Gerais.

Inclusivos, os quatro núcleos que compõem o espaço expositivo de Sacilotto BioGráfico dispõem ainda de recursos de acessibilidade como QR codes que direcionam o visitante a escuta de áudios relacionados aos conteúdos de automediação, além de vídeos em libras e audiodescrição das obras.

Luiz Sacilotto, Tabela de cor, s_d. Acervo Instituto de Arte Contemporânea – Fundo Luiz Sacilotto.

ACERVO

Das 17 obras reunidas na mostra, 6 vieram do acervo da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, museu fundado em 1992 pela Prefeitura de Santo André e rebatizado, em 2003, em homenagem ao artista andreense, falecido em 9 de fevereiro daquele ano, aos 78 anos de idade. Outras 8 obras e os 22 itens de acervo pessoal vieram do espólio da família Sacilotto, mantido sob os cuidados da galeria Almeida & Dale, que estabeleceu frequente colaboração com Botelho durante a pesquisa para realização da mostra. Outras três obras complementam o conjunto de trabalhos reunidos pelo curador e foram temporariamente cedidas pelo Hospital Brasil, de Santo André, pela Pinacoteca de Mauá e pela Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

Luiz Sacilotto. Foto: Marco Antônio.

COMO VISITAR A MOSTRA?

Sacilotto BioGráfico fica em cartaz até 27 de julho de 2025, no Sesc Santo André, na Rua Tamarutaca, 302. Vila Guiomar, Santo André, São Paulo. De terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

A entrada é gratuita e a classificação livre.

AÇÕES EDUCATIVAS DA EXPOSIÇÃO SACILOTTO BIOGRÁFICO:

Em paralelo à exposição também será promovida uma série de ações educativas que incluem visitas mediadas, oficinas e performances. Confira a seguir as atividades que serão oferecidas pelo Sesc Santo André entre janeiro e julho de 2025:

 

Mediação cultural Sacilotto BioGráfico 

Com Caroline Ramos

Como parte da programação vinculada à exposição, serão realizadas visitas mediadas. Sugeridas como percursos não lineares no espaço expositivo, as visitas traçam, junto aos participantes, elos entre os documentos, projetos e obras expostas em diálogo com proposições que se conectam à história, à memória e à cidade.

15/2;

8 e 22/3;

5, 12, 19 e 26/4;

3, 17 e 31/5;

14 e 28/6;

12, 19 e 26/7/2025

das 14h às 16h

Galeria de artes – livre para todos os públicos

 

Construção de livros

Com Camila Feltre

A partir de papéis com diferentes formas e cores, os participantes serão convidados a construir seus próprios livros. Quais narrativas poderão ser inventadas ou encontradas? Como inspiração serão explorados livros como Dobras, de Andrés Sandoval, e Poemóbiles, de Augusto de Campos e Julio Plaza.

1/2/2025, das 11h às 13h

Espaço de brincar – livre para todos os públicos

 

Cantando imagens de Luiz Sacilotto

Com Paola Ribeiro

Gestos, gráficos, cores e formas carregam em si humores, ritmos e intensidades que podem ser lidos de diversas formas e com isso extrapolar a imagem e virar palavra, dança, som. Consideradas essas possibilidades, a proposta da ativação é interpretar e traduzir sonoramente algumas referências de Luiz Sacilotto presentes na exposição.

22/2/2025, das 14h30 às 15h; e das 15h30 às 16h

Galeria de artes – livre para todos os públicos

 

Práticas educativas e processos de criação

Com Fabíola Rodrigues e Auana Diniz

O processo criativo de Luiz Sacilotto apresenta particularidades a partir da dimensão projetista da sua obra e de seus múltiplos referenciais de estudo e pesquisa. Dessa forma, o laboratório convida à experimentação de práticas educativas que se utilizam dos modos do fazer artístico, com intuito de ampliar o diálogo sobre o desenvolvimento de práticas metodológicas em arte e educação. Atividade indicada principalmente para artistas, educadores, professores e estudantes com interesse em arte e educação.

11/3/2025, das 19h às 21h

Sala de múltiplo uso – livre para todos os públicos

 

Dançando Sacilotto

Com Mônica Augusto

A ativação propõe experimentações em dança por meio de jogos e brincadeiras que investiguem as formas em movimento, desenhando, compondo e ocupando os espaços, partindo de obras e composições visuais de Luiz Sacilotto.

27/3/2025, das 19h às 21h

Galeria de artes – livre para todos os públicos

 

Bordado e práticas cartográficas 

Com Raquel dos Santos e Natália Tonda

Em um encontro de bordas das histórias de morada/migração dos participantes, o ateliê propõe trazer as palavras/momentos que mais se destacam para a construção conjunta de um mapa bordado, traçando rotas para um novo caminho de encontro com a cidade, com Luiz Sacilotto e com a subjetividade de cada um dos presentes.

25/4/2025, das 19h às 21h

Espaço de tecnologias e artes – livre para todos os públicos

 

Fotografia, cidades e suas formas

Com Natália Tonda

Considerando a exposição e as obras públicas projetadas pelo artista, uma caminhada pelos arredores do Sesc Santo André é proposta para pensar a composição fotográfica por meio de formas do espaço e de elementos da paisagem urbana.

24/5/2025, das 14h às 17h

Galeria de artes – livre para todos os públicos

 

Experimentando estamparia

Com Silvia Ruiz

Por meio da técnica da serigrafia, os participantes desse encontro terão a oportunidade de vivenciar na prática a etapa de impressão de uma matriz gráfica criada e construída por Luiz Sacilotto, aprofundando, também, o contexto histórico em que ela foi criada, sua reprodutibilidade e tiragem.

26/6/2025, das 19h às 21h

Área de convivência – livre para todos os públicos

 

Formas e dobras 

Com Bruno Coltro Ferrari

Nesta oficina de experimentação plástica e visual, formas geométricas bidimensionais serão pintadas em papel e dobras serão produzidas nesse mesmo suporte, criando a tridimensionalidade da forma no espaço.

27/7/2025 – das 14h às 16h

Espaço de tecnologias e artes – livre para todos os públicos

VEJA ABAIXO GALERIA DE IMAGENS DA EXPOSIÇÃO

Compartilhar:
Notícias - 19/03/2025

Florianópolis ganha galeria de arte com exposição de Luiz Zerbini

Nesta sexta-feira (20 de março), Florianópolis ganha mais um espaço dedicado a arte, a A.Galeria inaugurará oficialmente suas instalações no …

Notícias - 19/03/2025

PROCESSOS CRIATIVOS DE REGINA SILVEIRA SÃO REVELADOS EM MOSTRA NO IAC

Obras da artista gaúcha ocupam duas salas expositivas e a área do café do IAC
Modus Operandi é a nova exposição …

Notícias - 17/03/2025

Festival Vórtice abre inscrições para artistas que desafiam tabus e exploram o erotismo

A 4ª edição do Festival Vórtice recebe inscrições para sua exposição coletiva, que acontece de 31 de maio a 29 …

Notas - 17/03/2025

Usina de Arte potencializa interlocuções entre arte e natureza com inauguração do site specific de Carlos Garaicoa

Resultado de residência artística, obra do artista cubano leva ao Jardim Botânico do museu na Mata Sul do Estado pavilhão …

Notícias - 13/03/2025

Conheça a curiosa história de um retrato de Van Gogh que tapou um buraco em um galinheiro

Por mais de uma década, a mãe do médico Félix Rey usou uma pintura de Vincent van Gogh para tapar …

Notícias - 13/03/2025

Torso de Buda é finalmente encontrado anos depois de sua cabeça

Arqueólogos no Camboja comemoram uma descoberta inesperada no antigo complexo de templos de Angkor: o torso de uma estátua de …

Notas - 13/03/2025

Musehum recebe R$ 6 milhões para preservação e ampliação de acervo histórico das comunicações

Um convênio firmado entre o instituto Oi Futuro e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) garantiu um investimento de …

Notícias - 13/03/2025

Esboços da Capela Sistina e mais desenhos raros de Michelangelo são expostos

No contexto das celebrações dos 550 anos de nascimento de Michelangelo, diversas exposições e eventos estão sendo organizados ao redor …

Notícias - 13/03/2025

Pintura com tema favorito de Delacroix é descoberta em uma casa francesa e vai a leilão

Uma pintura a óleo rara de Eugène Delacroix (1798-1863) foi descoberta durante um inventário em uma casa perto de Tours, …

Notícias - 11/03/2025

Entenda o caso: Sobrinho-bisneto de Hilma af Klint quer impedir que as obras da artista saiam da Fundação

Uma disputa interna na Fundação Hilma af Klint tem gerado controvérsias sobre o destino das obras da artista sueca. Erik …

Notícias - 11/03/2025

Mulher se recusa a devolver quadro roubado do século 16 de Antonio Solario

A pintura renascentista Madonna e o Menino, de Antonio Solario, roubada de um museu no norte da Itália em 1973, …

Notícias - 11/03/2025

Mural do Black Live Matters é removido sob ameaças do governo republicano

A cidade de Washington, DC, iniciou na segunda-feira (10) a remoção do icônico mural “Black Lives Matter”, pintado em 2020 …