São grandes janelas de igreja feitas em Munique pelo artista Gerhard Richter e foram inauguradas no mosteiro beneditino em Tholey, no Saarland. Elas são uma reminiscência de um caleidoscópio cheio de cores e formas: E eles serão visíveis dentro e fora da igreja da abadia recém-renovada, anunciou Tholey Abbey. “Algo ótimo aconteceu”, disse Frater Wendelinus Naumann quando a primeira janela foi instalada no início de agosto.
Richter (88) deu sua arte aos monges da Abadia Beneditina de St. Maurício: ele desenvolveu os padrões nas janelas do coro de 1,95 por 9,30 metros com base em uma imagem abstrata, dividindo e espelhando repetidamente. Os motivos vêm de seu livro de artista Patterns – ora dominam o vermelho e o azul, ora o amarelo. “Eles se parecem com padrões orientais”, disse Richter há cerca de um ano sobre os desenhos. Eles são “meio abstratos, meio narrativos”. As janelas Richter foram fabricadas na oficina de vidro Gustav van Treeck em Munique.
Richter provavelmente não comparecerá à inauguração, disse o irmão Wendelinus e enfatizou: “Ficaríamos muito felizes se ele quisesse vir, quando fosse necessário, compartilhar com ele a alegria das janelas no local”.
“O anúncio de que Gerhard Richter, um dos artistas vivos mais importante do mundo, está doando as janelas despertou o interesse internacional”, disse o diretor administrativo da St. Mauritius Tholey GmbH, Thorsten Klein. É ainda melhor que o tempo de espera tenha acabado. A igreja da abadia estava fechada há dois anos para reforma: sua reabertura será celebrada com uma semana de festividades a partir deste sábado (19 de setembro).
Tholey é considerado o mosteiro mais antigo da Alemanha quando foi mencionado pela primeira vez em um documento em 634. Hoje, doze monges de cinco nações vivem na única abadia de Saarland. O juiz nascido em Dresden já havia projetado uma janela para a Catedral de Colônia, que foi inaugurada em 2007.
O artista Mahbuba Maqsoodi também projetou 34 novas janelas de vidro para a Igreja da Abadia em Tholey. Algumas das janelas de Maqsoodi também estarão visíveis na abertura, com as outras seguindo até a Páscoa de 2021.
Fonte e tradução: Monopol