Morro dos Prazeres recebe segunda etapa do projeto Revitaliza Graffiti

Na segunda etapa do Revitaliza Graffiti, projeto criado pelo artista Márcio SWK e por Luana Cabral e Daniela Zabludowski, da DaLua Produções, a entrada para o Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, será revitalizada. A iniciativa, que teve início em fevereiro, busca unir diferentes atividades de artes visuais, estimulando moradores e setores da cultura que foram prejudicados durante a pandemia de covid-19. Trinta e sete artistas participam das ações de graffti que ressignificam espaços nos municípios do Rio de Janeiro, Macaé e Cabo Frio. Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam o projeto.

Em março, o grafiteiro Márcio SWK, morador do Morro dos Prazeres, convida 19 artistas para pintar um muro de mais de 60 metros de comprimento na Rua Almirante Alexandrino. Da área é possível admirar cartões postais da cidade, como o Pão de Açúcar e o Corcovado. A segunda etapa da iniciativa, chamada de Revitaliza Prazeres, pretende valorizar por meio da arte urbana, as particularidades do próprio local. Bruno BR, Lya Alves, Renata Edaz, Akuma, Bruno Lyfe, Bruno Big, Tarm, Dolores Esos, Marcelo Ment, Does, Guilherme Memi, Bobi, Snek, Bart, AP Stelling, BiLi Gebara, Di Couto, Fins e Duim participam da intervenção.

A primeira etapa do projeto, batizada de Barão do Graffiti, aconteceu em fevereiro. Nela, 13 artistas coloriram a quadra esportiva da Chácara, comunidade na Rua Barão de Petrópolis, entre os bairros de Santa Teresa e Rio Comprido. O grafiteiro Márcio SWK comandou a intervenção ao lado de Juliana Fervo, Lorena Deluiz, Blopa, Criz Silva, DaRa, Duim, Iogs, Kalache, Mika, Pandro, Lolly, PNG e Vinícius Carvas. Novas cores, letras e formas transformaram o espaço de lazer das crianças. Ambas as iniciativas têm apoio da lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural.

“Foi muito gratificante ter iniciado esse movimento de revitalização no Rio de Janeiro em uma quadra esportiva, envolvendo mais de 30 pessoas no projeto, depois de um ano muito difícil para todos, principalmente para nós do setor cultural”, afirmam Luana Cabral e Daniela Zabludowski, da DaLua Produções. “Sempre que vou graffitar o mural na entrada da comunidade onde moro minha expectativa é provocar alegria, curiosidade, elevar a autoestima de todos, moradores e passantes, além de ganharmos uma galeria a céu aberto, que estimula o surgimento de novos artistas”, explica o grafiteiro Marcio SWK sobre a nova etapa no Morro dos Prazeres.

Depois de colorir o Rio de Janeiro, o projeto fará um intercâmbio com outros dois municípios, entre os dias 16 e 19 de março. SWK e a produtora DaLua convidam FAWE e TALU a levar novas cores aos muros de Macaé. Enquanto Ousado e Bia Vieira emprestam seu graffiti às ruas de Cabo Frio. Trechos das revitalizações serão exibidos ao vivo no Instagram @revitalizagrafitti. Além disso, quatro oficinais online de graffiti com SWK e os artistas Marcelo Ment, Bruno BR e Fins estarão disponíveis com inscrições gratuitas via Sympla de 22 a 26 de março. Ao final do projeto será lançada uma exposição virtual das obras realizadas e um webdoc mostrando o processo de pintura.

 

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …