Morro dos Prazeres recebe segunda etapa do projeto Revitaliza Graffiti

Na segunda etapa do Revitaliza Graffiti, projeto criado pelo artista Márcio SWK e por Luana Cabral e Daniela Zabludowski, da DaLua Produções, a entrada para o Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, será revitalizada. A iniciativa, que teve início em fevereiro, busca unir diferentes atividades de artes visuais, estimulando moradores e setores da cultura que foram prejudicados durante a pandemia de covid-19. Trinta e sete artistas participam das ações de graffti que ressignificam espaços nos municípios do Rio de Janeiro, Macaé e Cabo Frio. Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam o projeto.

Em março, o grafiteiro Márcio SWK, morador do Morro dos Prazeres, convida 19 artistas para pintar um muro de mais de 60 metros de comprimento na Rua Almirante Alexandrino. Da área é possível admirar cartões postais da cidade, como o Pão de Açúcar e o Corcovado. A segunda etapa da iniciativa, chamada de Revitaliza Prazeres, pretende valorizar por meio da arte urbana, as particularidades do próprio local. Bruno BR, Lya Alves, Renata Edaz, Akuma, Bruno Lyfe, Bruno Big, Tarm, Dolores Esos, Marcelo Ment, Does, Guilherme Memi, Bobi, Snek, Bart, AP Stelling, BiLi Gebara, Di Couto, Fins e Duim participam da intervenção.

A primeira etapa do projeto, batizada de Barão do Graffiti, aconteceu em fevereiro. Nela, 13 artistas coloriram a quadra esportiva da Chácara, comunidade na Rua Barão de Petrópolis, entre os bairros de Santa Teresa e Rio Comprido. O grafiteiro Márcio SWK comandou a intervenção ao lado de Juliana Fervo, Lorena Deluiz, Blopa, Criz Silva, DaRa, Duim, Iogs, Kalache, Mika, Pandro, Lolly, PNG e Vinícius Carvas. Novas cores, letras e formas transformaram o espaço de lazer das crianças. Ambas as iniciativas têm apoio da lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural.

“Foi muito gratificante ter iniciado esse movimento de revitalização no Rio de Janeiro em uma quadra esportiva, envolvendo mais de 30 pessoas no projeto, depois de um ano muito difícil para todos, principalmente para nós do setor cultural”, afirmam Luana Cabral e Daniela Zabludowski, da DaLua Produções. “Sempre que vou graffitar o mural na entrada da comunidade onde moro minha expectativa é provocar alegria, curiosidade, elevar a autoestima de todos, moradores e passantes, além de ganharmos uma galeria a céu aberto, que estimula o surgimento de novos artistas”, explica o grafiteiro Marcio SWK sobre a nova etapa no Morro dos Prazeres.

Depois de colorir o Rio de Janeiro, o projeto fará um intercâmbio com outros dois municípios, entre os dias 16 e 19 de março. SWK e a produtora DaLua convidam FAWE e TALU a levar novas cores aos muros de Macaé. Enquanto Ousado e Bia Vieira emprestam seu graffiti às ruas de Cabo Frio. Trechos das revitalizações serão exibidos ao vivo no Instagram @revitalizagrafitti. Além disso, quatro oficinais online de graffiti com SWK e os artistas Marcelo Ment, Bruno BR e Fins estarão disponíveis com inscrições gratuitas via Sympla de 22 a 26 de março. Ao final do projeto será lançada uma exposição virtual das obras realizadas e um webdoc mostrando o processo de pintura.

 

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …