Ulay, o artista performático mais conhecido por seus provocadores “trabalhos de relacionamento” com sua então parceira Marina Abramović , morreu em Liubliana, na Eslovênia, na segunda-feira dia 2/3 de manhã, devido a complicações causadas por sua batalha contra o câncer linfático. Ele tinha 76 anos.
O comerciante de longa data de Ulay em Londres, Richard Saltoun, disse em um comunicado:
Ulay era o espírito mais livre – um pioneiro e provocador com uma obra radical e historicamente única, operando na interseção da fotografia e nas abordagens conceituais da Performance e da arte corporal. Sua morte deixa uma lacuna importante no mundo – uma que não será tão facilmente substituída. Mantemos sua família, amigos e colegas próximos em nossos corações durante esse período.
Ulay, S’he, 1973 “Ulay | Polaroids” no Nederlands Fotomuseum, Roterdã
Em Light / Dark (1977), Ulay e Abramović se ajoelharam um contra o outro e trocaram tapa na cara com intensidade crescente. Em 1980, a performance Rest Energy viu Abramović segurar um arco diante de Ulay enquanto ele segurava uma flecha apontada para o peito dela. O trabalho final deles, The Lovers (1988), também serviu de comemoração pelo fim do relacionamento. Em abril daquele ano, os artistas começaram em lados opostos da Grande Muralha da China – Ulay no deserto de Gobi e Abramović no mar Amarelo – e começaram a caminhar em direção um ao outro. Eles se encontraram no meio e, depois de caminhar mais de 1.500 milhas cada, silenciosamente se despediram. A dupla se reuniu em 2010, quando Ulay surpreendeu Abramović sentando-se à sua frente durante a performance O artista está presente no Museu de Arte Moderna. Apesar de não se falarem por décadas, os artistas deram as mãos e choraram.
Abramović respondeu à morte de Ulay em um post no Instagram:
“É com muita tristeza que soube da morte de meu amigo e ex-parceiro Ulay hoje. Ele era um artista excepcional e um ser humano, que fará muita falta. Neste dia, é reconfortante saber que sua arte e seu legado viverão para sempre.”
Após a separação, Ulay voltou à fotografia. Sua série Berlin Afterimages (1994–95) enfocou as realidades da vida na cidade alemã após o colapso da União Soviética. Ele também experimentou uma câmera gigante que produzia fotos “Polagram” mais altas que o próprio artista.
Ulay, Auto-retrato, 1990 “Ulay | Polaroids” no Nederlands Fotomuseum, RoterdãUlay foi diagnosticado com câncer linfático em 2011. Em 2015, ele processou Abramović, alegando que ela havia violado um contrato sobre o trabalho compartilhado. Ela foi condenada a pagar mais de € 250.000 (US$ 279.000) em royalties, além dos custos legais. Os dois se reconciliaram nos anos seguintes, de acordo com The Story of Marina Abramović e Ulay , um documentário de 2017 sobre a vida e o trabalho do casal. “Todas as desavenças, brigas desagradáveis ou o que quer que seja do passado, não existem mais”, disse Ulay. “Nós nos tornamos bons amigos novamente.” Em novembro passado, em seu aniversário de 76 anos, ele abriu uma Fundação e um Projeto em Ljubljana.Em uma entrevista de cabeceira no ano passado, Ulay expôs sua filosofia artística:
“É através da arte que as pessoas trocam interpretação, significado e amor. Você pode ficar sem alimentos sólidos por 40 dias, pode ficar sem água por quatro dias, pode ficar sem ar por quatro minutos, mas pode ficar apenas quatro segundos sem impressões … é por isso que a arte é tão importante.”
Em novembro de 2020, uma grande retrospectiva do trabalho de Ulay será inaugurada no Museu Stedelijk, em Amsterdã.