O pintor porto-riquenho Tony Bechara, reconhecido por suas hipnóticas pinturas em grade e pelo vigoroso apoio a instituições culturais latinas em Nova York, faleceu no último dia 23 de abril, dia em que completava 83 anos. A notícia foi confirmada pelo El Museo del Barrio, museu no qual Bechara atuou como presidente do conselho por quase duas décadas. Desde os anos 1970, ele desenvolvia minuciosas composições cromáticas formadas por milhares de pequenos quadrados em acrílica sobre tela, num processo meticuloso de fita adesiva e camadas de cor. Suas obras, que exploram o acaso, a percepção e o controle dentro do caos, foram vistas como experiências pioneiras num período em que a pintura era dada como superada.
Bechara teve papel determinante na expansão e consolidação do El Museo del Barrio como uma instituição de peso na cena nova-iorquina, especialmente ao ampliar sua atuação para além da arte porto-riquenha e incluir uma perspectiva latino-americana mais ampla. Também foi figura-chave na redescoberta da artista Carmen Herrera, além de atuar como conselheiro no Brooklyn Academy of Music e no jornal Brooklyn Rail. Em paralelo à sua atuação institucional, Bechara se manteve um criador incansável, com obras adquiridas recentemente pelo Metropolitan Museum of Art e, em 2024, representado pela Lisson Gallery. “Meu trabalho é uma busca obsessiva pelo acidente divino — aquele momento de descoberta que só se revela ao caminharmos por ele”, disse o artista em 2015.
Nascido em San Juan, com raízes familiares no Líbano e em Maiorca, Bechara percorreu uma trajetória singular: estudou filosofia, economia e relações internacionais antes de se entregar definitivamente à arte. Em sua formação, somou passagens pela Sorbonne, NYU e pela School of Visual Arts de Nova York, onde estudou com Robert Mangold e Lucy Lippard. Inspirado tanto pela pintura veneziana de Tintoretto quanto pela arte islâmica e pelo pontilhismo francês, ele construiu uma obra que une rigor estrutural a explosões sensoriais. Seu legado, marcado por um engajamento artístico e institucional raro, deixa uma contribuição profunda para a arte abstrata e para a representatividade latino-americana no circuito internacional.