Patricia Johanson, que uniu arte e engenharia em uma prática de décadas buscava reparar ecossistemas prejudicados pela atividade humana, morreu na última quarta-feira, 16 de outubro, aos 84 anos
Nascida em 8 de setembro de 1940, na cidade de Nova York, Johanson desenvolveu uma apreciação pelo mundo natural desde cedo, por meio de suas explorações dos parques públicos de Frederick Law Olmsted e visitas às Montanhas Catskill próximas. Ela buscou educação no Bennington College, onde construiu amizades com os pintores expressionistas abstratos Helen Frankenthaler e Barnett Newman e fez sua primeira instalação ambiente, Color Room (1959). Lá, ela também conheceu o falecido crítico de arte Eugene Goossen, com quem se casaria e criaria três filhos.
Durante a década de 1960, Johanson foi fortemente influenciada por sua mentora Georgia O’Keeffe, para quem também trabalhou como assistente, catalogando pinturas e fotografias da artista mais velha em Abiquiú, Novo México. Suas esculturas e pinturas foram apresentadas em mostras coletivas minimalistas iniciais, incluindo 8 Young Artists (1964) no Hudson River Museum, Distillation (1966) nas galerias Stable e Tibor de Nagy, e a pesquisa de arte contemporânea de 1968 Art of the Real no Museum of Modern Art em Nova York.
O projeto Land Art de Johanson de 1968, Stephen Long, e a subsequente encomenda de 1969 para a revista House & Garden, na qual ela projetou 150 jardins que tentavam resolver problemas ambientais como erosão e inundações, marcaram uma virada em sua carreira no movimento Eco-Art, prenunciando futuras obras públicas de grande escala.
Algumas de suas obras mais conhecidas incluem Fair Park Lagoon (1981–86) em Dallas, Texas, que consiste em duas esculturas enormes nas margens da Lagoa Leonhardt, e The Draw at Sugar House (2003) em Salt Lake City, Utah. Esta última apresenta duas obras escultóricas em grande escala e permite que a água da enchente da bacia no Sugar House Park, onde está instalada, drene com segurança para o riacho próximo, fluindo por baixo da rodovia local.
Fonte: Hypperalergic