Estas esculturas gregas tiveram um profundo impacto na arte ao longo dos tempos
Em primeiro lugar, você deve saber que os estudos modernos identificam três grandes estágios de desenvolvimento das esculturas gregas. São eles os períodos Arcaico, Clássico e Helenístico. Os temas frequentes eram as batalhas, a mitologia e os governantes da região historicamente conhecida como Grécia Antiga. Quanto aos materiais, as esculturas gregas eram mais frequentemente feitas de bronze e calcário poroso. Embora o bronze pareça nunca ter saído de moda, o material escolhido acabaria se tornando o mármore.
Outra curiosidade: as estátuas gregas originais eram pintadas com cores vibrantes , mas, depois de milhares de anos, essas tintas se desgastaram. Portanto, toda a ideia de que o classicismo é branco e “elegante” é um mito.
1. O Moschophoros

O Moscóforo, c. 570 a.C., Museu da Acrópole, Atenas, Grécia. Outra América.
Moscophoros , que significa “o que carrega o bezerro”, foi encontrado em fragmentos na Perserschutt, na Acrópole de Atenas. Estima-se que a estátua tenha medido originalmente 1,65 m (5,4 pés) de altura. De acordo com uma inscrição em sua base, a estátua era uma oferenda votiva à deusa Atena por um certo Ronbos (embora o nome não seja totalmente legível). Acredita-se que represente o próprio Ronbos, trazendo sacrifícios. Moscophoros é uma escultura arcaica típica – estática e nua, com um rosto sorridente.
2. Artemision Bronze

Bronze Artemisiano, c. 460 a.C., Museu Arqueológico Nacional, Atenas, Grécia.
Acredita-se que a estátua de Artemisia Bronzina seja Poseidon ou Zeus. Pescadores a encontraram na costa do Cabo Artemísio em 1928. A figura tem mais de 2 m de altura. Ainda há debates sobre o tema desta escultura, pois a ausência do raio descarta a possibilidade de ser Zeus, enquanto a ausência do tridente também descarta a possibilidade de ser Poseidon. Ela sempre foi associada aos escultores antigos Myron e Onatas. É certamente obra de um grande escultor do início do período clássico, notável pela primorosa representação de movimento e anatomia.
3. Hermes de Praxíteles

Hermes e o Menino Dionísio, século IV a.C., Museu Arqueológico de Olímpia, Grécia.
Criada em homenagem ao deus grego Hermes, a estátua de Praxíteles representa Hermes, carregando consigo outro personagem popular da mitologia grega, o bebê Dionísio. A estátua foi feita de mármore de Paros e historiadores acreditam que os antigos gregos a criaram em 330 a.C. É conhecida hoje como uma das obras-primas mais originais do grande escultor grego Praxíteles. O rosto e o torso de Hermes impressionam por sua superfície altamente polida e brilhante. O verso, em contraste, apresenta as marcas da grosa e do cinzel, e o restante da escultura está incompletamente acabado.
4. Vitória Alada de Samotrácia

Vitória Alada de Samotrácia, século III ou II a.C., Museu do Louvre, Paris, França. Foto de Marie-Lan Nguyen via Wikimedia Commons (domínio público).
A Vitória Alada de Samotrácia , uma escultura de mármore de 200 a.C. representando a deusa grega Nike, é considerada hoje a maior obra-prima da escultura helenística. O Louvre a exibe atualmente. Está entre as estátuas originais mais celebradas do mundo. Foi criada entre 200 e 190 a.C., não para homenagear a deusa grega Nike, mas para homenagear uma batalha naval. O general macedônio Demétrio a erigiu pela primeira vez após sua vitória naval em Chipre.
O corpo nu feminino é revelado pela transparência do drapeado molhado, à semelhança de obras clássicas do século V a.C., enquanto o cordão usado logo abaixo dos seios lembra um estilo de vestimenta popular a partir do século IV. No tratamento da túnica, que em algumas partes roça o corpo e em outras ondula ao vento, o escultor demonstrou notável habilidade na criação de efeitos visuais.
5. Vênus de Milo

Afrodite , conhecida como Vênus de Milo , c.100 aC, Musée du Louvre, Paris, França. Foto de Jastrow via Wikimedia Commons (domínio público).
Acredita-se popularmente que esta estátua representa a deusa grega do amor e da beleza, frequentemente representada seminua. No entanto, alguns sugerem que a escultura não seja Afrodite/Vênus, mas Anfitrite, a deusa do mar particularmente adorada em Milos. Outros, ainda, propõem que ela seja Vitória, ou talvez uma prostituta. Com seus braços desaparecidos há muito tempo, possíveis pistas sobre o contexto se perderam há séculos.O fazendeiro Kentrotas, que encontrou a estátua inteira em 1820, também encontrou fragmentos de um braço e uma mão. No entanto, durante a remontagem da Vênus de Milo , esses braços foram descartados por terem uma aparência “mais áspera”.
6. Laocoonte e seus filhos

Laocoonte e seus filhos , também conhecido como Grupo de Laocoonte . Mármore, cópia de um original helenístico de aproximadamente 200 a.C., encontrado nas Termas de Trajano, 1506, Museus do Vaticano, Vaticano. Foto de Marie-Lan Nguyen via Wikimedia Commons (domínio público).
Uma estátua atualmente situada no Museu do Vaticano em Roma, Laocoonte e seus Filhos, também é conhecida como Grupo de Laocoonte . Foi originalmente criada por três grandes escultores gregos da ilha de Rodes, Agesandro, Polidoro e Atenodoro. Esta estátua em tamanho real é feita de mármore e retrata um sacerdote troiano chamado Lacoon, juntamente com seus filhos Thymbraeus e Antiphantes, sendo estrangulados por serpentes marinhas. Em estilo, é considerada “um dos melhores exemplos do barroco helenístico” e certamente na tradição grega. No entanto, não se sabe se é uma obra original ou uma cópia de uma escultura anterior, provavelmente em bronze, ou feita para uma encomenda grega ou romana.