Memorial em local de explosão em Beirute é recebido com críticas

Um ano após a explosão mortal que destruiu a cidade de Beirute, uma escultura em memória das vítimas da tragédia foi erguida. É uma obra destinada a curar – mas na atmosfera carregada do Líbano devastado pela crise, o memorial também está sendo encontrado por uma onda de críticas ferozes. A imponente obra do artista libanês Nadim Karam foi inaugurada em 2 de agosto no local da explosão. Com 25 metros de altura e pesando 35 toneladas, The Gesture é feita de aço resgatado do porto de Beirute após a explosão. A peça tem a forma de um gigante segurando uma flor.

Karam, uma figura consagrada na arte pública local, pretendia que o gesto simbolizasse “um ato de memória e um gesto em direção à imensidão de tristeza que marca o povo de Beirute”, segundo um comunicado. “É um gigante feito de cinzas, vestígios das explosões, cicatrizes da cidade, que ainda existem por toda parte em Beirute”, disse o artista ao Arab News. “A obra representa as feridas das pessoas que ainda não cicatrizaram. Esta figura é cada um de nós e um lembrete de que somos a energia viva da cidade”.

Mas a resposta ao trabalho foi dividida. Alguns argumentam que as feridas do ataque – que matou mais de 200 pessoas, feriu pelo menos 7.000 e destruiu grande parte da cidade, deixando mais de trezentos mil habitantes sem moradia – ainda estão muito cruas para um memorial público, especialmente no próprio local. “É um gesto vergonhoso”, escreveu Mazen Chehab, um diretor criativo local, no Instagram. “Nada deve ser feito com o porto até que os responsáveis ​​pela explosão sejam fortemente sancionados”. “Os assassinos têm total impunidade e já fingimos que algo está no passado e estamos tentando transcender isso por meio da arte”, disse o cineasta Rawan Nassif à Reuters. “Sinto que esta é uma cena de crime que ainda não pode ser tocada e que precisa ser investigada”.

 

Oficiais de alto escalão até agora não foram investigados pela explosão devastadora, embora o parlamento libanês tenha indicado em 29 de julho que eles não terão mais imunidade. The Gesture também tem sido criticada por se tratar de uma iniciativa apoiada pelo governo e, portanto, potencialmente uma peça de propaganda. Karam, no entanto, nega que seja esse o caso. “Nenhuma instituição governamental esteve envolvida neste projeto”, insistiu o artista em postagem no Instagram. Fontes indicam que o projeto, no entanto, teve o apoio do Exército libanês, bem como licenças fornecidas pela Segurança Interna do Líbano e pela Autoridade Portuária.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Banco Mundial no mês passado, a atual crise econômica do Líbano “provavelmente se classificará possivelmente entre os três primeiros episódios de crises mais graves em todo o mundo desde meados do século 19”.

 

FONTE: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 28/10/2021

Carlos Vergara lança suas primeiras obras em NFT

Na ativa desde a década de 50, Carlos Vergara é dono de contribuição inestimável à arte contemporânea brasileira. Após navegar …

Notícias - 28/10/2021

Fundação Iberê lança aplicativo para o público infantil

Na próxima sexta, 29, a Fundação Iberê lança um aplicativo totalmente voltado para o público infantil sobre a obra de …

Notícias - 27/10/2021

Único mural de teto de Caravaggio pode render mais de meio bilhão de dólares em leilão

Você já quis comprar uma vila romana? Que tal uma que vem com seu próprio mural de Caravaggio embutido? Agora …

Notícias - 27/10/2021

FAMA Museu lança Diafragma, último episódio do projeto audiovisual Respirar

A FAMA Museu, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo, dá continuidade ao projeto Respirar, uma ação em …

Notícias - 26/10/2021

2ª edição do NaLata Festival leva cor às ruas de São Paulo

A Suvinil, que celebra 60 anos de Brasil agora em 2021, vivencia a riqueza da pluralidade em seu dia a …

Notícias - 26/10/2021

O monumental museu Munch é aberto na Noruega

Depois de uma década em construção, um museu dedicado a um dos artistas mais famosos da Noruega está finalmente aberto …

Notícias - 26/10/2021

Duzentas pessoas nuas posam para evento artístico no Mar Morto

Cerca de 200 pessoas pintadas de branco participaram de uma campanha artística de Spencer Tunick no Mar Morto para chamar …

Notícias - 22/10/2021

Obra de Lygia Clark ganha portal com mais de 7mil itens

No dia 23 de outubro (sábado), dia em que a artista Lygia Clark completaria 101 anos, a Associação Cultural Lygia …

Notícias - 22/10/2021

Andressa Cantergiani realiza a primeira performance com interferência feita via NFT do mundo

Durante a pandemia de Covid-19 artistas de todo mundo se reinventaram e estão revolucionando o mercado da arte por meio …

Notícias - 22/10/2021

Fábrica de Graffiti lança convocatória nacional

A próxima parada da Fábrica de Graffiti é em Sabará (MG), onda será pintado um muro de 2 mil m² …

Notícias - 20/10/2021

Judy Chicago enche os céus de São Francisco de fumaça

Em conjunto com a popular retrospectiva de Judy Chicago (até 9 de janeiro de 2022) no de Young Museum em …

Notícias - 20/10/2021

Obra triturada de Banksy é vendida por US$ 25,4 milhões

Qual obra de arte se torna muito mais valiosa depois de ser danificada pelo artista – cuja identidade, por acaso, …