Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas margens verdes do rio Sava, perto da cidade natal da Primeira Dama no sul da Eslovênia. Embora tenha sido uma atração local desde que terminou em março passado, a escultura chamou a atenção da mídia internacional após a inauguração oficial no dia 5 de julho.

Criada a partir de uma imagem da primeira-dama na posse do marido em 2017, a escultura é pintada de azul pó para refletir o vestido e as luvas que ela usava para o evento. Esculpido um tronco de árvore, a escultura da primeira-dama parece estar renunciando em direção a sua cidade natal de Sevnica.

A estátua de madeira, que tem pouca semelhança com Melania Trump, foi esculpida com uma motosserra por um artista local chamado Ales Zupevc, conhecido como Max. Zupevc foi contratado para criar o monumento pelo artista americano baseado em Berlim, Brad Downey, que apresenta um vídeo sobre a realização da escultura intitulada “Melania” em sua exposição individual This Echo in Ljublijana.

Downey, que vive na Europa nos últimos 20 anos, sentiu o desejo de intervir na política americana após as últimas eleições. “Com base na situação política atual, senti a necessidade de injetar minha voz no diálogo político dos EUA”, disse ele em uma conversa por telefone com a Hyperallergic, da Eslovênia. “Eu decidi fazer um retrato de Melania porque ela é uma figura estranha com uma vida interessante. Eu queria entender essa figura.

Seu interesse pela primeira-dama está enraizado na dura contradição entre sua formação pessoal e as políticas anti-imigração do marido. “Os políticos sempre têm dois rostos”, disse ele, “[Donald Trump] tem filhos eslovenos e uma primeira-dama que não fala inglês como sua primeira língua”. Isso, de acordo com Downey, fala alguma verdade sobre o presidente, embora ele não tem certeza se é positivo ou negativo: “Poderia ser uma verdade positiva, porque há um nível de humanidade lá, mostrando que a vida é matizada com muitas áreas cinzentas… Eu achei que valeria a pena uma investigação artística.”

O vídeo de Downey é mais um retrato de Zupevc e da vida na Eslovênia rural do que um retrato da primeira-dama. O artista procurou especificamente um escultor amador da área onde a primeira-dama nasceu. “Eu queria um artista popular que se enquadrasse na tradição da arte folclórica eslovena, mas que não seja corrompido pela academia … e [que] venha da mesma classe trabalhadora da qual Melania veio”.

“Eu nunca fiz uma escultura de uma figura humana inteira”, diz Zupevc no vídeo enquanto esculpia a imagem. Zupevc, que nasceu no mesmo dia e mês que Melania Trump, gosta da primeira-dama, mas não do marido. “Ela parece mais modesta”, ele diz, “eu não gosto dele [Donald Trump], eu prefiro ela a ele.” Zupevc nunca conheceu Melania, mas ele disse que fazia algum trabalho para o pai dela.

A escultura foi criticada por usuários de mídia social, alguns chamam de “Smurfette” e “desgraça”.

“Eu nunca me propus a fazer uma escultura que se parecesse com Melania”, disse Downey, acrescentando que ele não interferiu no trabalho, exceto por dedicar seu hight e oferecer a Zupevc uma foto de Melania no dia da posse. “Poderia ter parecido um milhão de maneiras diferentes”, disse ele. O próprio Zupevc se orgulha do trabalho. “Estou satisfeito por ter feito isso”, diz ele no vídeo. “Ninguém me criticou ainda.”

Quando perguntado se a escultura deveria ridicularizar a primeira-dama, Downey disse: “Não é deliberadamente uma sátira. É uma representação de um político, então definitivamente tem uma qualidade de observação. É um retrato nuançado de alguém.

Fonte: Hyperallergic

Compartilhar:
Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …