Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas margens verdes do rio Sava, perto da cidade natal da Primeira Dama no sul da Eslovênia. Embora tenha sido uma atração local desde que terminou em março passado, a escultura chamou a atenção da mídia internacional após a inauguração oficial no dia 5 de julho.

Criada a partir de uma imagem da primeira-dama na posse do marido em 2017, a escultura é pintada de azul pó para refletir o vestido e as luvas que ela usava para o evento. Esculpido um tronco de árvore, a escultura da primeira-dama parece estar renunciando em direção a sua cidade natal de Sevnica.

A estátua de madeira, que tem pouca semelhança com Melania Trump, foi esculpida com uma motosserra por um artista local chamado Ales Zupevc, conhecido como Max. Zupevc foi contratado para criar o monumento pelo artista americano baseado em Berlim, Brad Downey, que apresenta um vídeo sobre a realização da escultura intitulada “Melania” em sua exposição individual This Echo in Ljublijana.

Downey, que vive na Europa nos últimos 20 anos, sentiu o desejo de intervir na política americana após as últimas eleições. “Com base na situação política atual, senti a necessidade de injetar minha voz no diálogo político dos EUA”, disse ele em uma conversa por telefone com a Hyperallergic, da Eslovênia. “Eu decidi fazer um retrato de Melania porque ela é uma figura estranha com uma vida interessante. Eu queria entender essa figura.

Seu interesse pela primeira-dama está enraizado na dura contradição entre sua formação pessoal e as políticas anti-imigração do marido. “Os políticos sempre têm dois rostos”, disse ele, “[Donald Trump] tem filhos eslovenos e uma primeira-dama que não fala inglês como sua primeira língua”. Isso, de acordo com Downey, fala alguma verdade sobre o presidente, embora ele não tem certeza se é positivo ou negativo: “Poderia ser uma verdade positiva, porque há um nível de humanidade lá, mostrando que a vida é matizada com muitas áreas cinzentas… Eu achei que valeria a pena uma investigação artística.”

O vídeo de Downey é mais um retrato de Zupevc e da vida na Eslovênia rural do que um retrato da primeira-dama. O artista procurou especificamente um escultor amador da área onde a primeira-dama nasceu. “Eu queria um artista popular que se enquadrasse na tradição da arte folclórica eslovena, mas que não seja corrompido pela academia … e [que] venha da mesma classe trabalhadora da qual Melania veio”.

“Eu nunca fiz uma escultura de uma figura humana inteira”, diz Zupevc no vídeo enquanto esculpia a imagem. Zupevc, que nasceu no mesmo dia e mês que Melania Trump, gosta da primeira-dama, mas não do marido. “Ela parece mais modesta”, ele diz, “eu não gosto dele [Donald Trump], eu prefiro ela a ele.” Zupevc nunca conheceu Melania, mas ele disse que fazia algum trabalho para o pai dela.

A escultura foi criticada por usuários de mídia social, alguns chamam de “Smurfette” e “desgraça”.

“Eu nunca me propus a fazer uma escultura que se parecesse com Melania”, disse Downey, acrescentando que ele não interferiu no trabalho, exceto por dedicar seu hight e oferecer a Zupevc uma foto de Melania no dia da posse. “Poderia ter parecido um milhão de maneiras diferentes”, disse ele. O próprio Zupevc se orgulha do trabalho. “Estou satisfeito por ter feito isso”, diz ele no vídeo. “Ninguém me criticou ainda.”

Quando perguntado se a escultura deveria ridicularizar a primeira-dama, Downey disse: “Não é deliberadamente uma sátira. É uma representação de um político, então definitivamente tem uma qualidade de observação. É um retrato nuançado de alguém.

Fonte: Hyperallergic

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …