Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas margens verdes do rio Sava, perto da cidade natal da Primeira Dama no sul da Eslovênia. Embora tenha sido uma atração local desde que terminou em março passado, a escultura chamou a atenção da mídia internacional após a inauguração oficial no dia 5 de julho.

Criada a partir de uma imagem da primeira-dama na posse do marido em 2017, a escultura é pintada de azul pó para refletir o vestido e as luvas que ela usava para o evento. Esculpido um tronco de árvore, a escultura da primeira-dama parece estar renunciando em direção a sua cidade natal de Sevnica.

A estátua de madeira, que tem pouca semelhança com Melania Trump, foi esculpida com uma motosserra por um artista local chamado Ales Zupevc, conhecido como Max. Zupevc foi contratado para criar o monumento pelo artista americano baseado em Berlim, Brad Downey, que apresenta um vídeo sobre a realização da escultura intitulada “Melania” em sua exposição individual This Echo in Ljublijana.

Downey, que vive na Europa nos últimos 20 anos, sentiu o desejo de intervir na política americana após as últimas eleições. “Com base na situação política atual, senti a necessidade de injetar minha voz no diálogo político dos EUA”, disse ele em uma conversa por telefone com a Hyperallergic, da Eslovênia. “Eu decidi fazer um retrato de Melania porque ela é uma figura estranha com uma vida interessante. Eu queria entender essa figura.

Seu interesse pela primeira-dama está enraizado na dura contradição entre sua formação pessoal e as políticas anti-imigração do marido. “Os políticos sempre têm dois rostos”, disse ele, “[Donald Trump] tem filhos eslovenos e uma primeira-dama que não fala inglês como sua primeira língua”. Isso, de acordo com Downey, fala alguma verdade sobre o presidente, embora ele não tem certeza se é positivo ou negativo: “Poderia ser uma verdade positiva, porque há um nível de humanidade lá, mostrando que a vida é matizada com muitas áreas cinzentas… Eu achei que valeria a pena uma investigação artística.”

O vídeo de Downey é mais um retrato de Zupevc e da vida na Eslovênia rural do que um retrato da primeira-dama. O artista procurou especificamente um escultor amador da área onde a primeira-dama nasceu. “Eu queria um artista popular que se enquadrasse na tradição da arte folclórica eslovena, mas que não seja corrompido pela academia … e [que] venha da mesma classe trabalhadora da qual Melania veio”.

“Eu nunca fiz uma escultura de uma figura humana inteira”, diz Zupevc no vídeo enquanto esculpia a imagem. Zupevc, que nasceu no mesmo dia e mês que Melania Trump, gosta da primeira-dama, mas não do marido. “Ela parece mais modesta”, ele diz, “eu não gosto dele [Donald Trump], eu prefiro ela a ele.” Zupevc nunca conheceu Melania, mas ele disse que fazia algum trabalho para o pai dela.

A escultura foi criticada por usuários de mídia social, alguns chamam de “Smurfette” e “desgraça”.

“Eu nunca me propus a fazer uma escultura que se parecesse com Melania”, disse Downey, acrescentando que ele não interferiu no trabalho, exceto por dedicar seu hight e oferecer a Zupevc uma foto de Melania no dia da posse. “Poderia ter parecido um milhão de maneiras diferentes”, disse ele. O próprio Zupevc se orgulha do trabalho. “Estou satisfeito por ter feito isso”, diz ele no vídeo. “Ninguém me criticou ainda.”

Quando perguntado se a escultura deveria ridicularizar a primeira-dama, Downey disse: “Não é deliberadamente uma sátira. É uma representação de um político, então definitivamente tem uma qualidade de observação. É um retrato nuançado de alguém.

Fonte: Hyperallergic

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …