Maurizio Cattelan e quase 100 outros artistas mostrarão suas ilustrações da era da quarentena

Maurizio Cattelan, sem título (2019). Cortesia do Arquivo de Maurizio Cattelan.

100 Desenhos de Agora revela o papel que o desenho desempenha em tempos de trauma

Quando os instrumentos de produção artística são limitados e diretos, a expressão urgente é a prioridade, o desenho muitas vezes é o meio de escolha. Portanto, não deve ser surpresa que, nos últimos seis meses, vimos artistas de todo o mundo recorrerem a caneta e papel.

“Acho que muitas vezes há uma tendência de se voltar para o desenho em tempos difíceis”, especula Claire Gilman, que foi co-curadora de uma exposição de mais de 100 obras desse tipo concluída em 2020 e que será exibida no Drawing Center em 7 de outubro.

“Tem a ver com a intimidade do meio e a necessidade do toque, o ato físico de colocar a mão no papel – há algo muito fundamentado nisso”, continua Gilman. “Especialmente neste momento, quando a condição daquele trauma está enraizada em um sentimento de separação e isolamento, havia a necessidade de algum tipo de conexão.”

Nathaniel Mary Quinn, Treasure Hunt # 2 (2020). Coleção de Nathaniel Mary Quinn, Donna Augustin-Quinn.

A mostra, 100 Drawings from Now, começou a ganhar forma em abril, com Gilman trabalhando ao lado dos curadores Rosario Güiraldes, Isabella Kapur e a diretora executiva do Drawing Center Laura Hoptman. “Logo depois que as coisas pararam e começamos a ver as coisas na tela”, ela explica, “percebemos que havia uma mudança imediata de desenho por parte de muitos artistas. Alguns desenham regularmente, mas para muitos desenhar não é seu meio principal. ”

Na verdade, a lista de artistas participantes é diversa: Maurizio Cattelan, Paul Chan, Rachel Harrison e Paul Giamatti compartilham o mesmo conjunto de paredes na exposição, o que fornece uma profundidade e analisa a produção artística na era da quarentena. Todos os temas que dominaram o discurso no último semestre estão presentes: a violência do Estado, uma renovada investigação do espaço doméstico, a mediação das imagens pela tecnologia.

Michael Armitage, Study for Curfew (2020). Cortesia do artista e White Cube.

Em alguns casos, os temas de 2020 ficam marcadamente na superfície. Um desenho extra a tinta sobre papel de Michael Armitage chamado Study for Curfew, por exemplo, mostra um homem uniformizado chicoteando uma figura no chão – uma referência aos protestos recentes contra a violência policial. Mais abstrato é uma ilustração em tinta nanquim de uma árvore de William Kentridge, povoada com fragmentos de texto existencial que sugerem isolamento: “Escapando de nosso destino”. “E eu sozinho.”

Enquanto isso, Katherine Bernhardt se concentrou em um aspecto diferente da quarentena por meio de uma foto em aquarela de pontas de cigarro e pílulas de Xanax. Sam Messer e Rochelle Feinstein oferecem uma janela para o momento por meio de um par de retratos que ilustram a outra pessoa através do Zoom.

Há uma boa parte da abstração nos estudos de forma de Xylor Jane e Sam Moyer, por exemplo. Também há muitos autorretratos. R. Crumb e Marcus Jahmal examinam cada um a sua própria imagem. Ambos são interpretados como exercícios de cura pela feitura.

Katherine Bernhardt, Sem título (2020). Cortesia do artista e da Canada Gallery.

“Não buscamos trabalhos que abordassem ideias específicas, necessariamente”, diz Gilman. “Queríamos que fosse um retrato muito natural da época. Sentimos que todos tinham algo a dizer. E eu acho que os artistas que disseram ter algo com que gostariam de contribuir pensaram em seu trabalho dessa forma, em relação a esse momento ”.

Todos os artistas doaram obras ao Centro de Desenho para a mostra, a grande maioria delas à venda até o dia 4 de outubro em benefício do local. (Os preços foram determinados pelos artistas individualmente; alguns embolsarão uma porcentagem dos lucros.)

Mounira Al Solh, Auto-retrato (2020). Cortesia do artista.

Fonte e tradução: Artnet News 

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …