MASP recebe doação de arquivo de Rubem Valentim com mais de 10.000 itens

Retrato do artista. Crédito: Silvestre Silva

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) recebeu um vasto acervo com manuscritos, datiloscritos, cartas, fotos e desenhos do artista baiano Rubem Valentim (1922-1991). O material – mais de 10.000 itens distribuídos por trinta caixas – foi doado pelo recém-criado Instituto Rubem Valentim e ficará armazenado no Centro de Pesquisas do MASP.

Entre 2018 e 2019, o MASP realizou a mostra monográfica Rubem Valentim: construções afro-atlânticas, no contexto das Histórias afro-atlânticas, eixo curatorial do museu em 2018. Segundo Fernando Oliva, curador da exposição, a doação concretiza um antigo sonho do artista: reunir a maior parte de seus documentos e arquivos pessoais em um mesmo local, disponível para o acesso de pesquisadores do Brasil e do mundo. E o fato de essa descoberta se dar no momento em que a obra de Valentim passa por reavaliações, no contexto de uma perspectiva afro-brasileira, como a exposição e catálogo do MASP, vai ao encontro da importância desta doação. “O material pode jogar nova luz sobre a obra do artista e sua relação com a arte afro-brasileira e africana”, diz o curador.

Em sua maioria raros e inéditos, os documentos incluem desenhos de seu período de formação, no qual ainda produzia obras figurativas; registros de suas passagens pela Inglaterra e pela Itália, berço da sua conhecida fase Roma; além de fotos da instalação da escultura Emblema de São Paulo na praça da Sé, na década de 1970, e da exposição Culto afro-brasileiro, de 1976, mostra pouco registrada em imagens. Há ainda, entre outros documentos, anotações de preparação de aulas (Valentim foi professor do Instituto de Artes da Universidade de Brasília nos anos 1960), que revelam a faceta didática do artista. Rubem Valentim foi um artista fundamental do século 20, responsável por promover potentes articulações entre os elementos da tradição ocidental e as raízes africanas presentes na cultura brasileira. A exposição Rubem Valentim: construções afro-atlânticas, e seu respectivo catálogo (editado por Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Oliva), buscou uma abordagem mais ampla da obra do pintor, escultor e gravador, sublinhando seus aspectos políticos e religiosos, mas sobretudo afro-brasileiros.

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …