MASP anuncia Hanayrá Negreiros como nova curadora adjunta de moda

Hanayrá Negreiros no Acervo em Transformação, em frente aos trabalhos de Rubem Valentim, Composição 12, 1962 (lado direito), e Abdias Nascimento, Okê Oxóssi, 1970 (lado esquerdo) | FOTO: Leno Taborda

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) anuncia Hanayrá Negreiros como nova curadora adjunta de moda. Negreiros está a frente do projeto MASP Renner, que convida artista e estilistas brasileiros para criarem peças em conjunto que depois passam a integrar o acervo do museu.

Negreiros é mestre em ciência da religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Suas principais áreas de estudo são as estéticas africanas e afro-diaspóricas que se manifestam pelo vestir. Neta de uma linhagem de costureiras e alfaiates paulistas e maranhenses, ela é também educadora, já tendo ministrado cursos sobre como a indumentária revela memórias e saberes sobre a cultura negra.

No MASP Escola, ministrou o curso “Histórias do vestir: cinco artistas negros no acervo do MASP” (2020) e se prepara para dar aulas, ao lado de Juliana Ferreira Guide, no curso “Vestimentas e representações negras nas histórias da arte”, que começa no próximo dia 11. Como curadora, assinou a exposição “Indumentárias negras em foco”, no IMS Paulista (2019-2020). É também colunista na revista de moda Elle.

O projeto MASP Renner convida artistas e estilistas para criarem peças em diálogo. Esta é a terceira edição do projeto, iniciado em 2017; as curadoras anteriores foram Patricia Carta (2017-2018) e Lilian Pacce (2019-2020).

Idealizado por Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, o MASP Renner segue a trajetória da coleção MASP Rhodia, que contempla 79 peças de roupa criadas por artistas e estilistas brasileiros na década de 1960 e produzidas pela Rhodia. O MASP promoveu uma exposição com as peças desta coleção entre 2015 e 2016 ­–uma mostra com as peças resultantes do projeto MASP Renner está sendo planejada para 2022/2023. O projeto atual é patrocinadora pela Renner.

“Estamos imensamente satisfeitos que Hanayrá Negreiros aceitou o nosso convite e irá se juntar ao nosso time como curadora adjunta de moda. Negreiros é uma pensadora extraordinária, com especial interesse pela cultura negra, sendo capaz de conectar arte e moda de uma forma única e inovadora. Estamos ansiosos pelas novas perspectivas que ela trará ao projeto MASP Renner, que promove a colaboração entre artistas e estilistas brasileiros, criando peças experimentais e hors-de-commerce para a coleção do MASP, apoiando cruzamento e trocas entre diferentes campos criativos”, diz Adriano Pedrosa.

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s …

Notícias - 24/06/2021

Mostra Brasileires entrega murais gigantes assinados por Laerte e Jean Wyllys

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Mostra Brasileires, conjunto de seis laterais de edifícios na região …

Notícias - 24/06/2021

Bandeira do arco-íris original de 1978 é instalada permanentemente em museu

Um segmento da bandeira do arco-íris original, projetada e criada pelo falecido artista Gilbert Baker para a Parada do Dia …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 23/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …