Mary Obering, pintora abstrata com seguidores apaixonados, morre aos 85 anos

Mary Obering, uma pintora cujas abstrações geométricas lhe trouxeram seguidores pequenos, mas leais, morreu aos 85 anos. A galeria Bortolami de Nova York, que a adicionou à sua lista em 2019, disse que Obering morreu em Nova York de causas naturais em 29 de julho.

As pinturas de Obering fundiram a estética reduzida de movimentos mais recentes, como o minimalismo, com técnicas e estilos que datam de vários séculos.

Embora ela tenha trabalhado por décadas e às vezes até exibido com os principais revendedores, a base de fãs de Obering permaneceu pequena, mas apaixonada. Incluiu figuras como a artista Susan Cianciolo, que certa vez chamou o trabalho de Obering de “perfeição” e até desenhou uma linha de moda baseada nele, bem como o escultor minimalista Carl Andre, que incentivou Obering a se estabelecer no SoHo durante os anos 1970.

Nascido em 1937 em Shreveport, Louisiana, Obering não pretendia se tornar um artista. Ela estudou psicologia experimental como estudante de graduação na Universidade de Harvard, onde estudou com o behaviorista BF Skinner. Em uma entrevista de 2017 ao Cultured , Obering observou que não se lembrava daquele período como totalmente divorciado de seu desenvolvimento artístico, dizendo: “A abordagem científica da vida e suas impossibilidades me levaram a me tornar uma artista”.

Depois de Harvard, Obering frequentou a Universidade de Denver, onde recebeu um MFA. Em 1971, ela veio para Nova York por insistência de Andre e permaneceu lá pelo resto de sua carreira.

Andre foi curador da primeira exposição individual de Obering em Nova York, realizada no Artists Space, em 1973. Essa mostra exibiu algumas de suas primeiras abstrações geométricas, feitas com acrílico sobre tela e encenados contrastes delicados e sobressalentes entre os tons.

Ela passou a figurar na Whitney Biennial dois anos depois e a fazer shows com Julian Pretto, um negociante apaixonado pelos minimalistas. Ela também expôs com Annina Nosei, um negociante de Nova York conhecido por impulsionar talentos como Jean-Michel Basquiat e David Salle.

Por um tempo, Obering foi considerada uma figura um tanto obscura dentro da história da arte de Nova York, mas nos últimos anos, ela ganhou uma nova representação na galeria, e isso ajudou a ampliar seu público. A agora extinta galeria Kayne Griffin Corcoran em Los Angeles a adicionou à sua lista em 2018, e Bortolami seguiu no ano seguinte.

Muitas das abstrações de Obering se baseariam em materiais mais intimamente associados à arte do Renascimento do que aos movimentos contemporâneos. Ela usou folha de ouro em suas abstrações, trabalhou em encáustica e têmpera, e contou com cores que, para alguns críticos, pareciam lembrar pinturas italianas centenárias.

“Tudo isso demora um pouco para ser registrado, e seu manuseio é deliberado demais para ser transcendente, mas produz uma inesperada atração emocional”, escreveu o crítico Holland Cotter sobre o trabalho de Obering em 1995.

Compartilhar:
Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …