MARGS celebra o centenário da artista Fayga Ostrower

Em homenagem ao centenário de nascimento da artista e educadora Fayga Ostrower (1920-2001), o Museu de Arte do Rio Grande do do Sul (MARGS) preparou uma programação especial nas redes sociais. Entre os dias 12 e 18 de setembro, serão compartilhados registros da trajetória e da contribuição de Fayga para a história da arte brasileira.

Nascida na Polônia, no dia 14 de setembro de 1920, Fayga teve sua carreira radicada no Rio de Janeiro, onde veio a falecer em 13 de setembro de 2001. Além de ser gravadora, pintora e ilustradora, atuou como professora e teórica da arte. O objetivo de trazer a público o legado da artista se insere nos esforços e ações da atual gestão do MARGS em relação à reivindicação histórica e reparatória por uma maior visibilidade, representatividade e legitimação das artistas mulheres.

A programação de homenagem à Fayga envolverá postagens ao longo da semana no Instagram e Facebook do MARGS, com conteúdos sobre a artista que é um dos grandes nomes da arte brasileira. Serão publicados textos, imagens de obras, fotografias e vídeos que abordam a trajetória de Fayga Ostrower, destacando sua produção artística e a atuação como educadora e teórica da arte.

Um dos temas será a relação da artista com o MARGS. Em 1985, o Museu recebeu exposição retrospectiva da artista, intitulada “Fayga Ostrower – Obra Gráfica – 1944/1983”, a qual contou com a presença da própria Fayga, que ministrou um curso e proferiu duas palestras sobre questões gerais da arte, desenvolvimento pessoal e criatividade.

Para resgatar esses momentos e a memória da artista, o Núcleo de Acervo e Pesquisa e o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS realizaram um apanhado histórico sobre essa multiartista e educadora pesquisando materiais em texto, fotografia e vídeo, incluindo obras do Acervo Artístico e itens do Acervo Documental do Museu. As postagens reúnem fotografias de obras da fase figurativa a da abstrata, o vídeo “Fayga Ostrower, paixão pela arte” (2012), documentos da mostra e das conferências no MARGS, bem como as doações recentes do Instituto Fayga Ostrower ao Museu.

Com a programação em homenagem à Fayga Ostrower voltada às redes sociais — que se dá no contexto do fechamento temporário do Museu em enfrentamento à Covid-19 —, o MARGS se soma às celebrações do centenário de nascimento da artista em parceria com o Instituto Fayga Ostrower.

Em 2019, o Instituto Fayga Ostrower deu início a um Programa de Doação de obras da artista para museus públicos do Brasil. Foram privilegiadas instituições públicas do RN ao RS, que receberam gravuras em metal, litografias, serigrafias, xilogravuras, desenhos, aquarelas, matrizes de madeira e metal, além de diversas publicações sobre Fayga (sua biografia, livros, catálogos de exposição e outros).

O MARGS integrou o Programa de Doações, vindo a adquirir por meio de doação 36 obras que passaram a integrar o seu Acervo Artístico, no qual a artista se encontrava pouco representada em termos de quantidade e diversidade de obras.

Nas palavras do diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol:

“O conjunto de obras vem não apenas a enriquecer o Acervo Artístico do MARGS, uma vez que se trata de tão reputada e importante artista; como também qualificar a presença e representatividade de Fayga neste mesmo Acervo, que já contava com algumas de suas obras, mas em número e expressividade reduzidos — o que agora se amplifica e qualifica em razão da aquisição por meio de doação”.

Fayga em seu atelier, Santa Teresa, Rio de Janeiro, 1966_Acervo Instituto Fayga Ostrower

Sobre a artista e educadora Fayga Ostrower

Gravadora, pintora, ilustradora, teórica da arte e professora, Fayga Ostrower nasceu no dia 14 de setembro de 1920, em Lods, na Polônia, e aos 14 anos veio com sua família para o Brasil. Cursou Artes Gráficas na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, onde aprendeu xilogravura e gravura, entre outras técnicas. Em 1955, viajou por um ano para Nova York com uma bolsa de estudos da Fundação Fullbright. Faleceu em 13 de setembro de 2001, no Rio de Janeiro.

Além de participar de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, atuou como docente na disciplina de Composição e Análise Crítica no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Spellman College, em Atlanta, EUA; na Slade School da Universidade de Londres, Inglaterra, e, posteriormente, como professora de pós-graduação, em várias universidades brasileiras. Também desenvolveu cursos para operários e centros comunitários, visando à divulgação da arte. Proferiu palestras em inúmeras universidades e instituições culturais nacionais e internacionais.

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …