MAR lança edital para o Projeto Percursos Formativos 2024

Aprender sobre o funcionamento de um dos maiores Museus brasileiros e ainda ganhar capacitação profissional em aulas ministradas por colaboradores da instituição são alguns dos principais pontos do projeto Percursos Formativos, que será lançado na quinta-feira (02/05). O Museu de Arte do Rio irá publicar o edital do projeto que visa formar e promover a qualificação de jovens da rede pública de ensino e de regiões periféricas do município do Rio de Janeiro na produção da arte e da cultura. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 02 a 20 de maio de 2024.

No programa, o Museu de Arte do Rio oferece bolsas de estudo para jovens da rede pública de ensino e de regiões periféricas do município do Rio de Janeiro que queiram participar de uma imersão artística e cultural. Ao longo dos seis meses de Percursos Formativos, os estudantes mergulham no universo da produção e gestão cultural e conhecem todas as áreas do museu, seus bastidores e processos criativos. Desta maneira, o MAR contribui para a  pesquisa e profissionalização teórico-prática de jovens que desejam atuar no setor da arte, fornecendo o conhecimento necessário e inserindo-os numa rede de networking

A nova edição será destinada a 10 jovens com idade de 16 a 21 anos, moradores de Barra de Guaratiba, Guaratiba e Pedra de Guaratiba, que sejam atualmente estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e/ou federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade de 16 a 21 anos que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro. Nesta edição, 60% das vagas oferecidas serão reservadas à jovens que, além de cumprirem os requisitos acima, tenham concluído o projeto Pacto Pela Juventude (PPJ), na Trilha Formativa de Cultura, nos Núcleos Territoriais de Guaratiba e de Pedra de Guaratiba, promovido pela a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUV-RIO). Devendo os 40% demais das vagas serem preenchidas pelo público da ampla concorrência. “Nós, da Secretaria da Juventude, estamos muito orgulhosos de nossa parceria com a Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio por meio do projeto Percursos Formativos. Desde 2019, este projeto tem sido fundamental para a formação e promoção de jovens da rede pública e de regiões periféricas do Rio de Janeiro na arte e cultura. Esta parceria representa um passo significativo em nossa missão de oferecer oportunidades transformadoras para a juventude carioca, capacitando-os e incentivando seu crescimento pessoal e profissional”, destaca Gabriella Rodrigues, Secretária  da Juventude.

O formato do Projeto é composto por 9 (nove) percursos formativos, no sentido literal de percorrer as diversas áreas e processos de um museu com seus representantes  para entender competências como:  pesquisa e curadoria, práticas artísticas, museologia, educação, comunicação, produção cultural e administração. Em 2024, sob a gestão da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, o projeto Percursos Formativos também consolida o seu aspecto profissionalizante, oferecendo um módulo voltado para boas práticas de gestão cultural, como conhecimentos sobre aplicação para editais e leis de incentivo, construção de portfólio, e outros aspectos importantes para promoção profissional.

Esta é a 6ª edição do projeto, que desde 2019 já selecionou jovens dos bairros de Santa Cruz, Pavuna e da Zona Portuária. Cada edição costuma ter até 10 alunos e conta com cerca de 180 horas de estudo presencial e 80 de ensino à distância. Como resultado final, os selecionados tomam a iniciativa de desenvolver dispositivos artísticos: entre os realizados nos últimos cinco anos, destacam-se a produção de livros, documentários, curtas e festivais de arte que retratam, impactam e beneficiam as áreas de origem dos seus criadores.

A Co.liga é parceira  com cursos auto instrucionais, disponíveis em plataforma digital. Amparados por aulas, oficinas, mentorias, palestras, visitas, mão-na-massa, e outras experiências, os 10 alunos que forem selecionados para a edição de 2024 do Percursos Formativos vão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) ao longo dos seis meses de duração do projeto. A Escola do Olhar tem por objetivo com o projeto Percursos Formativos oferecer qualificação e aperfeiçoamento aos jovens em situação de vulnerabilidade econômica. “Ações como o Projeto Percursos Formativos reforçam o nosso compromisso em contribuir para a formação e inserção profissional das juventudes nas áreas de arte, educação e cultura. O Museu de Arte do Rio, por meio do importante trabalho realizado pela Escola do Olhar, tem promovido a inclusão dos jovens em imersões de qualificação que ampliam perspectivas e horizontes. A parceria com a Secretaria de Juventude, juntamente com a Co.liga, é fundamental para descentralizar as oportunidades e alcançar jovens de outros territórios. Nosso papel vai além da promoção da cultura; somos um equipamento comprometido em gerar oportunidades significativas para as novas gerações”, afirma Sandra Sérgio, Diretora Executiva do Museu de Arte do Rio e Coordenadora Nacional de Projetos Especiais da OEI no Brasil

Os interessados poderão se inscrever entre os dias 02 a 20 de maio de 2024 por meio do formulário digital disponível no link:

 https://forms.gle/H31N35stwqEtqXGu6.

ACESSE O EDITAL:

https://museudeartedorio.org.br/wp-content/uploads/2024/05/MAR_ESCOLA-OLHAR_percursos-formativos_2024_EDITAL_final.pdf

Compartilhar:
Notícias - 17/05/2024

Belém recebe o histórico e novo Centro Cultural Bienal das Amazônias

Em um momento histórico para as artes visuais, o Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA), um espaço permanente de cultura …

Notícias - 16/05/2024

Artista surrealista quebra recorde em leilão

A pintura de Lenora Carrington, Les Distractions de Dagobert, de 1945, foi vendida por US$ 28,5 milhões com taxas, durante …

Notícias - 16/05/2024

Centro Georges Pompidou ganhará filial brasileira

O Centro Georges Pompidou, um dos principais museus de arte contemporânea de Paris, na França, receberá uma filial no Brasil, …

Notícias - 16/05/2024

Primeiro retrato oficial do Rei Charles provoca reações negativas pela paleta 'Vermelho Sangue'

O primeiro retrato oficial do rei Charles pintado desde sua coroação em maio passado foi inaugurado no Palácio de Buckingham.

A …

Notícias - 16/05/2024

maior festival de sexualidade na arte contemporânea do Brasil recebe 100 artistas

Um evento legitimador aos artistas contemporâneos que trabalham com sexualidade, apresentando ao público uma produção pulsante, além de proporcionar diversas …

Notícias - 16/05/2024

Ateliê parisiense de Modigliani e Gauguin ganha status de patrimônio

O estúdio parisiense onde artistas como Amedeo Modigliani e Paul Gauguin viveram e trabalharam recebeu uma designação histórica antes de …

Notícias - 16/05/2024

Exposição vai selecionar 10 artistas negros para repensar o Brasil a partir de ideias criadas por figuras históricas

Idealizada pela diretora e produtora executiva Mariana Luiza (“Redenção”), em colaboração com as professoras Ana Flávia Magalhães Pinto (História-UnB e …

Notícias - 16/05/2024

Conheça os retratos de criminosos feitos de crochê por artista e sua mãe

“Tudo começou com um desafio”, disse o artista e escritor radicado em Nova York, Paul Chan. Há dois anos, sua …

Notícias - 16/05/2024

Suspeita de ataque cibernético mantém o site da Christie's off-line durante a semana de leilões

Não é uma boa semana para uma casa de leilões sofrer uma falha tecnológica, mas é isso que a Christie’s …

Notícias - 16/05/2024

Festa da Luz agita Belo Horizonte com instalações e atividades artísticas públicas

Em apenas duas edições, a Festa da Luz tornou-se um dos eventos mais aguardados e celebrados de Belo Horizonte. Para …

Notícias - 15/05/2024

Geólogo diz descobrir onde MonaLisa estava sentada

Ela foi manchada com bolo e encharcada com ácido. Vigilantes roubaram-na e manifestantes desfiguraram-na. Ela foi atacada e cutucada, exibida …

Notícias - 15/05/2024

Conheça o tema e curadoria da exposição e baile do MET Gala

O curador Andrew Bolton tem muito que explicar sobre a nova exposição do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. …