MAM São Paulo anuncia Elizabeth Machado como nova presidente

Elizabeth Machado | foto Karina Bacci

O Museu de Arte Moderna de São Paulo anuncia Elizabeth Machado de Oliveira como nova presidente. Elizabeth Machado dará continuidade ao processo de desenvolvimento institucional iniciado por sua antecessora, a advogada Mariana Guarini Berenguer.

Economista e gestora cultural, Elizabeth Machado tem um longo currículo ligado à cultura. Ela dirigiu o Teatro Alfa por 18 anos, de 2002 a 2020, atua em conselhos de instituições como FIESP e Instituto Arte na Escola, é membro do Conselho de administração da Fundação Bienal de São Paulo desde 2005, tendo assumido a presidência do mesmo de 2009 a 2012. De 2001 a 2002, foi consultora do MAM durante o estudo para uma nova sede e ainda carrega o título honorífico da Ordem das Artes e Letras (Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres), concedido em 2019 pelo Ministério da Cultura da França.

“Encontro o MAM num processo de desenvolvimento institucional muito positivo iniciado pela diretoria anterior, com um conselho comprometido e ativo para discutir e atualizar o posicionamento e ações do Museu frente aos novos desafios que hoje se apresentam a todas as instituições culturais”, afirma a nova presidente do Museu.

O educativo, área fundamental nos 73 anos de história da instituição, é uma das prioridades da nova gestão. “Sempre tive muita simpatia pela postura de acolhimento do MAM aos jovens artistas e dedicação à educação. Fortalecer estes laços e aproximar os jovens do Museu serão linhas de trabalho prioritárias, tanto física como digitalmente”, pontua Elizabeth.

O planejamento da nova presidente ainda prevê ações conjuntas com outras instituições culturais, a fim de ampliar a atuação do MAM e atingir locais e públicos para além da sede do Museu, no Parque Ibirapuera. As obras contemporâneas que integram o acervo da instituição devem ganhar maior visibilidade por meio destas parcerias.

Elizabeth Machado é a terceira mulher à frente da presidência do MAM São Paulo. No biênio de 2019 a 2021, Mariana Berenguer comandou a instituição, definindo novas medidas em prol da democratização e sustentabilidade, além de aumentar a presença do Museu no digital. Antes disso, Milú Villela, que presidiu o MAM entre 1995 e 2019, também promoveu mudanças fundamentais para o Museu. Em sua gestão, a aquisição de obras foi intensificada, bem como o educativo e programa de patrocinadores e associados.

Compartilhar:
Notícias - 18/01/2022

EM 2022, MASP TRAZ NOVO OLHAR SOBRE AS NARRATIVAS DO BRASIL

O bicentenário da Independência do Brasil é umas das datas mais emblemáticas do calendário nacional em 2022 e será o …

Notícias - 17/01/2022

Urban Arts inaugura galeria em Ribeirão Preto

Referência no mercado de artes decorativas, a Urban Arts chega à Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, expoente de …

Notícias - 14/01/2022

Obra de René Magritte pode render US$ 60 milhões em leilão

Uma pintura surrealista clássica de René Magritte, que nunca foi vendida antes, foi revelada como um dos prováveis ​​sucessos de …

Notícias - 14/01/2022

Brasileiro participa de exposição de arte digital no Cairo

O Museu Nacional da Civilização Egípcia (The National Museum of Egyptian Civilization) sediará a edição inaugural do Fórum Mundial de …

Notícias - 14/01/2022

Seattle ganha o primeiro museu dedicado à NFT

A arte que não existe fisicamente ainda pode ser exibida em um museu? Aparentemente sim. Um novo museu em Seattle, …

Notícias - 12/01/2022

Boate no México leva obra de Banksy para a pista de dança

No Banksy Social Club, em Mazatlan, México, você entra pela loja de presentes. Lá, em meio a fumaça e neon, …

Notícias - 30/12/2021

Danielian Galeria passa a ter 100% dos negócios registrados como NFTs

A Danielian Galeria, já no primeiro trimestre de 2022, irá emitir certificados digitais na venda de suas obras, passando a …

Notícias - 17/12/2021

O mercado de arte em 2021: recuperação histórica e mais de US$7 bilhões em vendas em leilões.

Ainda que as perspectivas no início do ano parecessem desanimadoras, 2021 não desapontou. À medida que o ano avançava, muitos …

Notícias - 17/12/2021

Artista brasileira cria portais no Brooklyn

Quem anda pelas ruas do Brooklyn em Nova Iorque, nem imagina que em algum lugar daquele bairro, no ateliê de …

Notícias - 17/12/2021

Definidos curador e artista representantes do Brasil na Bienal de Veneza

A Fundação Bienal de São Paulo anuncia a nomeação de Jacopo Crivelli Visconti como curador da participação nacional do Brasil …

Notícias - 16/12/2021

Itaú Cultural estreia Filmes e Vídeos de Artistas em mostra online

A partir do dia 16 de dezembro (quinta-feira) o Itaú Cultural apresenta a exposição Filmes e Vídeos de Artista na …

Notícias - 16/12/2021

Museu de Arte do Rio hasteia bandeira de Matheus Ribs

O Museu de Arte do Rio vai hastear sua nova bandeira no próximo domingo (19). O trabalho feito pelo artista …