Usuários de redes sociais ficaram surpresos com a fotografia de um homem instalando uma placa na fachada do Museu de Arte Latino Americana de Buenos Aires, anunciando a venda da instituição, que foi compartilhada inclusive pelo proprietário do MALBA. “Propriedade excepcional”, é lido junto com as características do museu.
Os leitores podem ficar aliviados, pois o museu não está à venda. Trata-se de uma intervenção artística de Leandro Erlich, para divulgar sua exposição Liminal, em cartaz no museu desde o dia 4 de julho. O artista contou com a colaboração de Eduardo Costantini, proprietário da Malba, que enviou um vídeo para sua conta no Instagram no momento em que a placa foi colocada. E escreveu: “Malba à venda, depois de 18 anos de existência”.
Liminal é uma exposição antológica de Erlich, que apresenta pela primeira vez na Argentina La afundar junto a vinte outras instalações nas quais o artista constrói paradoxos visuais baseados em elementos da arquitetura cotidiana. Em paralelo, foi aberta a exposição Coming Soon, que reúne na galeria Ruth Benzacar uma série de pinturas inéditas. A fachada da galeria também sofreu uma intervenção: um dossel com luzes em torno do título da exposição e uma série de grandes cartazes de filmes. A intervenção promete surpreender o transeunte Desavisados, que acreditarão que um novo cinema chegou ao bairro.
Ao longo de sua carreira internacional, Erlich fez várias instalações que brincam com a percepção sobre a arquitetura cotidiana.
“O título da exposição, Liminal, escolhemos juntamente com o curador Dan Cameron , uma palavra que se refere a um limite. E me pareceu precisa, em sua ambiguidade, nessa impossibilidade de definir algo. Me parece um conceito que fala sobre todas as minhas obras de maneira diferente “, disse Erlich.
Fonte: Infobae