POR SYLVIA CAROLINNE
Doado ao governo da Bahia o acervo de Frans Krajcberg, com mais que 430 esculturas, em parte monumentais, representa um importante patrimônio cultural que está passando pelo processo de desinfestação como medida de preservação nas dependências do museu Wanderley Pinho nos arredores de Salvador.
Apesar das diversas medidas de preservação já promovidas no acervo e nas edificações no sítio “Natura” em Nova Viçosa pelo IPAC da Bahia e o Instituto Pedra de São Paulo desde 2017, muitas das esculturas em madeira ainda apresentam diferentes níveis de infestação por insetos.

FOTO: Fernando Barbosa
Existem poucas soluções viáveis e aplicáveis a obras de arte, que garantem a eliminação total dos insetos de forma atóxica. Uma dessas é a desinfestação por atmosfera de anóxia controlada, isto é, uma atmosfera sem oxigênio. Para além de equipamentos de alta tecnologia é necessário criar um invólucro com vedação hermética, à prova de gás. Até mesmo um furo de alfinete pode comprometer todo o tratamento! O conservador e restaurador, Stephan Schäfer, criou um involucro com plástico especial de alta barreira com mais que 500m3, formando uma bolha de 14 x 9m de área e 4,20m de altura. Dentro dessa bolha, porém, só se consegue tratar aprox. 40% das esculturas de uma vez, o que requer um tratamento em vários lotes.
Para viabilizar esta empreitada na escala necessária e de forma segura, todo o acervo foi transferido do sítio Natura em Nova Viçosa para o Museu Wanderley Pinho perto de Salvador, onde há amplos espaços cobertos e seguros.
Trata-se de um recorde mundial em termos do volume da bolha, que precisava ter uma altura com vão livre acima de 4 metros em função do tamanho das esculturas a serem desinfestadas. Poucas são as empresas no mundo que possuem know-how e equipamentos para trabalhos desta grandeza. Em breve, o acervo de Krajcberg estará livre de visitantes indesejáveis.

FOTO: Fernando Barbosa