Uma pintura de Madonna e criança com a atribuição “próximo a Rafael” foi vendida por 1,27 milhões de euros no Dorotheum de Viena, mais de três vezes a estimativa alta, depois que um importante historiador de arte italiano sugeriu que é obra do artista em colaboração com associados.
A pintura, anunciada como descoberta, já esteve na coleção de Adèle d’Affry, uma nobre suíça do século XIX e artista que se casou com Carlo Colonna, o duque de Castiglione. Não se sabe se a pintura ficou em sua posse através do casamento, mas permaneceu em sua família até o leilão. A família Colonna também possuía obras conhecidas de Rafael, incluindo o Retábulo de Colonna (1504) no Metropolitan Museum e a Colonna Madonna (1508) na Gemäldegalerie de Berlim.
Pouco antes do leilão de 22 de outubro, Claudio Strinati, autor de uma monografia de Rafael e ex-diretor dos museus romanos de 2016, endossou uma atribuição a “Rafael e associados”. Ele argumenta que a pintura é uma obra descrita por Giorgio Vasari em sua obra. Livro de 1550 Lives of the Artists, iniciado por Rafael e completado por Ridolfo del Ghirlandio.
“Achamos que isso provavelmente tornou o trabalho ainda mais interessante”, diz Doris Krumpl, porta-voz da Dorotheum. Ela se recusou a fornecer detalhes sobre o comprador, que era um licitante por telefone.
Mark MacDonnell, especialista em Velhos Mestres no Dorotheum, diz que o preço – embora consideravelmente superior à estimativa de 300.000 a 400.000 € – não sugere que os licitantes estivessem inteiramente convencidos de que a pintura é uma das primeiras de Rafael. “É uma pintura que será debatida por muito tempo”, diz ele. “É um quebra-cabeça. O ponto de interrogação ainda está lá.”
MacDonnell diz que o trabalho é, em muitos aspectos, típico de pinturas e desenhos de Raphael, na Úmbria, entre 1497 e 1504. As análises técnicas da tinta revelaram que o artista usou um pigmento vermelho contendo manganês e pó de vidro que foi usado apenas por um artista. Um pequeno círculo de pintores, incluindo Rafael e seu pai, diz MacDonnell.
Fonte: The Art Newspaper