Louvre é inundado, veja o vídeo

O vídeo mostra um desastre: água entrando em uma galeria, lavando o chão e subindo rapidamente em uma sala com obras-primas do Velho Mestre. O Louvre , um dos salões da civilização ocidental, está inundado. Mas, apesar do número crescente de eventos climáticos extremos causados ​​pelas mudanças climáticas, o vídeo é apenas uma obra de arte, representando um evento que não aconteceu no museu de Paris – mas que poderia algum dia.

“Cerca de dois anos atrás, o Louvre foi inundado pelo Sena”, disse Alfred Kornfeld, da Galerie Kornfeld, em Berlim. “Foi o resultado de uma chuva muito, muito forte.”

Na época, o museu fechou seu nível mais baixo como medida de precaução, realocando cerca de 35.000 obras para salas mais altas. Nada foi danificado, mas o artista georgiano Tezi Gabunia não pôde deixar de imaginar o pior. Seu trabalho, Breaking News: The Flooding of the Louvre (Notícias de última hora: As inundações do Louvre), é um aviso, ambos os perigos das mudanças climáticas, uma força já desencadeada no mundo, e os males de notícias falsas e a disseminação de informações erradas.

“Isso é ficção, mas pode ser verdade”, disse Kornfeld. “As pessoas veem e dizem ‘Onde é que é isso? É Veneza? Quando isto aconteceu?'”

O Galerie Medicis, com o Ciclo Marie de ‘Medici de Peter Paul Rubens, na ala Richelieu no Louvre em Paris Foto de Matt Biddulph, cortesia do Wikimedia Commons.

Ver um dos mais famosos museus de arte do mundo subaquático e obras-primas históricas destruídas é profundamente perturbador, e esse é o ponto. O Breaking News traz à tona a noção de que, se o Louvre, um arquivo da civilização ocidental, estiver em risco, os perigos da mudança climática serão muito sérios – e nem todas as notícias falsas, como o Partido Republicano e o Presidente Donald Trump teriam ao público. acreditam.

A peça é um dos destaques do Armory Show de Nova York em 2020 , parando os visitantes em suas trilhas na seção Focus, que foi curada por Jamillah James no Pier 90.

O Breaking News possui duas partes: o vídeo em si e o modelo em escala em que foi filmado. Ao tornar o componente diorama parte da peça final, Gabunia elimina qualquer confusão sobre a autenticidade do vídeo.

Tezi Gabunia, <em> Notícias de última hora: as inundações do Louvre </em> (2018-2020).  Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

Tezi Gabunia, Notícias de última hora : As inundações do Louvre (2018-2020). Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

 

No dia da abertura da feira, uma das três edições da obra, ao preço de € 29.000 (US$ 32.400), já havia sido comprada. Outro colecionador tentou comprar apenas o componente de vídeo, mas a galeria recusou. “O modelo é parte integrante da peça”, disse Kornfeld, observando que o vídeo por si só pode ser confundido com um evento real, especialmente se divulgado nas mídias sociais.

Engenhosamente, o modelo inunda e drena continuamente, um desastre em loop infinito. Gabunia, que também é arquiteto, já havia criado um modelo da Galerie Medici do Louvre, que abriga obras-primas de Peter Paul Rubens, para sua série de 2016 “Coloque sua cabeça na galeria”. Nas fotografias surreais, os famosos espaços de arte são interrompidos por cabeças gigantes, espiando de lado as exposições.

Tezi Gabunia, <em> Coloque sua cabeça na galeria </em> (2016).  Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

Tezi Gabunia, coloque sua cabeça na galeria (2016). Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

Veja o vídeo:

Mesmo em miniatura, o Breaking News apresenta uma cena perturbadora, especialmente no contexto da crescente pandemia de coronavírus, na qual o Louvre foi fechado no início desta semana. O trabalho, sem dúvida, toca um nervo, explorando a crescente angústia existencial da sociedade ao enfrentarmos doenças, incertezas políticas e os perigos de um planeta cada vez mais volátil.

A ameaça das mudanças climáticas e do coronavírus são mais semelhantes do que você imagina. “Sabemos que está lá, estamos discutindo, mas não vemos”, disse Kornfeld. “Ainda acreditamos em ‘está tudo bem’ – embora saibamos que não está, ainda sentimos que está tudo bem.” O Breaking News  ilustra essa realidade ainda invisível de maneira dramática.

A Armory Show está em exibição nos Piers 90 e 94 na 12th Avenue, entre as ruas 50 e 54 da West, Nova York, de 6 a 10 de março de 2019.

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …