O vídeo mostra um desastre: água entrando em uma galeria, lavando o chão e subindo rapidamente em uma sala com obras-primas do Velho Mestre. O Louvre , um dos salões da civilização ocidental, está inundado. Mas, apesar do número crescente de eventos climáticos extremos causados pelas mudanças climáticas, o vídeo é apenas uma obra de arte, representando um evento que não aconteceu no museu de Paris – mas que poderia algum dia.
“Cerca de dois anos atrás, o Louvre foi inundado pelo Sena”, disse Alfred Kornfeld, da Galerie Kornfeld, em Berlim. “Foi o resultado de uma chuva muito, muito forte.”
Na época, o museu fechou seu nível mais baixo como medida de precaução, realocando cerca de 35.000 obras para salas mais altas. Nada foi danificado, mas o artista georgiano Tezi Gabunia não pôde deixar de imaginar o pior. Seu trabalho, Breaking News: The Flooding of the Louvre (Notícias de última hora: As inundações do Louvre), é um aviso, ambos os perigos das mudanças climáticas, uma força já desencadeada no mundo, e os males de notícias falsas e a disseminação de informações erradas.
“Isso é ficção, mas pode ser verdade”, disse Kornfeld. “As pessoas veem e dizem ‘Onde é que é isso? É Veneza? Quando isto aconteceu?'”

O Galerie Medicis, com o Ciclo Marie de ‘Medici de Peter Paul Rubens, na ala Richelieu no Louvre em Paris Foto de Matt Biddulph, cortesia do Wikimedia Commons.
Ver um dos mais famosos museus de arte do mundo subaquático e obras-primas históricas destruídas é profundamente perturbador, e esse é o ponto. O Breaking News traz à tona a noção de que, se o Louvre, um arquivo da civilização ocidental, estiver em risco, os perigos da mudança climática serão muito sérios – e nem todas as notícias falsas, como o Partido Republicano e o Presidente Donald Trump teriam ao público. acreditam.
A peça é um dos destaques do Armory Show de Nova York em 2020 , parando os visitantes em suas trilhas na seção Focus, que foi curada por Jamillah James no Pier 90.
O Breaking News possui duas partes: o vídeo em si e o modelo em escala em que foi filmado. Ao tornar o componente diorama parte da peça final, Gabunia elimina qualquer confusão sobre a autenticidade do vídeo.

Tezi Gabunia, Notícias de última hora : As inundações do Louvre (2018-2020). Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim
No dia da abertura da feira, uma das três edições da obra, ao preço de € 29.000 (US$ 32.400), já havia sido comprada. Outro colecionador tentou comprar apenas o componente de vídeo, mas a galeria recusou. “O modelo é parte integrante da peça”, disse Kornfeld, observando que o vídeo por si só pode ser confundido com um evento real, especialmente se divulgado nas mídias sociais.
Engenhosamente, o modelo inunda e drena continuamente, um desastre em loop infinito. Gabunia, que também é arquiteto, já havia criado um modelo da Galerie Medici do Louvre, que abriga obras-primas de Peter Paul Rubens, para sua série de 2016 “Coloque sua cabeça na galeria”. Nas fotografias surreais, os famosos espaços de arte são interrompidos por cabeças gigantes, espiando de lado as exposições.

Tezi Gabunia, coloque sua cabeça na galeria (2016). Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim
Veja o vídeo:
Mesmo em miniatura, o Breaking News apresenta uma cena perturbadora, especialmente no contexto da crescente pandemia de coronavírus, na qual o Louvre foi fechado no início desta semana. O trabalho, sem dúvida, toca um nervo, explorando a crescente angústia existencial da sociedade ao enfrentarmos doenças, incertezas políticas e os perigos de um planeta cada vez mais volátil.
A ameaça das mudanças climáticas e do coronavírus são mais semelhantes do que você imagina. “Sabemos que está lá, estamos discutindo, mas não vemos”, disse Kornfeld. “Ainda acreditamos em ‘está tudo bem’ – embora saibamos que não está, ainda sentimos que está tudo bem.” O Breaking News ilustra essa realidade ainda invisível de maneira dramática.
A Armory Show está em exibição nos Piers 90 e 94 na 12th Avenue, entre as ruas 50 e 54 da West, Nova York, de 6 a 10 de março de 2019.