Louvre é inundado, veja o vídeo

O vídeo mostra um desastre: água entrando em uma galeria, lavando o chão e subindo rapidamente em uma sala com obras-primas do Velho Mestre. O Louvre , um dos salões da civilização ocidental, está inundado. Mas, apesar do número crescente de eventos climáticos extremos causados ​​pelas mudanças climáticas, o vídeo é apenas uma obra de arte, representando um evento que não aconteceu no museu de Paris – mas que poderia algum dia.

“Cerca de dois anos atrás, o Louvre foi inundado pelo Sena”, disse Alfred Kornfeld, da Galerie Kornfeld, em Berlim. “Foi o resultado de uma chuva muito, muito forte.”

Na época, o museu fechou seu nível mais baixo como medida de precaução, realocando cerca de 35.000 obras para salas mais altas. Nada foi danificado, mas o artista georgiano Tezi Gabunia não pôde deixar de imaginar o pior. Seu trabalho, Breaking News: The Flooding of the Louvre (Notícias de última hora: As inundações do Louvre), é um aviso, ambos os perigos das mudanças climáticas, uma força já desencadeada no mundo, e os males de notícias falsas e a disseminação de informações erradas.

“Isso é ficção, mas pode ser verdade”, disse Kornfeld. “As pessoas veem e dizem ‘Onde é que é isso? É Veneza? Quando isto aconteceu?'”

O Galerie Medicis, com o Ciclo Marie de ‘Medici de Peter Paul Rubens, na ala Richelieu no Louvre em Paris Foto de Matt Biddulph, cortesia do Wikimedia Commons.

Ver um dos mais famosos museus de arte do mundo subaquático e obras-primas históricas destruídas é profundamente perturbador, e esse é o ponto. O Breaking News traz à tona a noção de que, se o Louvre, um arquivo da civilização ocidental, estiver em risco, os perigos da mudança climática serão muito sérios – e nem todas as notícias falsas, como o Partido Republicano e o Presidente Donald Trump teriam ao público. acreditam.

A peça é um dos destaques do Armory Show de Nova York em 2020 , parando os visitantes em suas trilhas na seção Focus, que foi curada por Jamillah James no Pier 90.

O Breaking News possui duas partes: o vídeo em si e o modelo em escala em que foi filmado. Ao tornar o componente diorama parte da peça final, Gabunia elimina qualquer confusão sobre a autenticidade do vídeo.

Tezi Gabunia, <em> Notícias de última hora: as inundações do Louvre </em> (2018-2020).  Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

Tezi Gabunia, Notícias de última hora : As inundações do Louvre (2018-2020). Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

 

No dia da abertura da feira, uma das três edições da obra, ao preço de € 29.000 (US$ 32.400), já havia sido comprada. Outro colecionador tentou comprar apenas o componente de vídeo, mas a galeria recusou. “O modelo é parte integrante da peça”, disse Kornfeld, observando que o vídeo por si só pode ser confundido com um evento real, especialmente se divulgado nas mídias sociais.

Engenhosamente, o modelo inunda e drena continuamente, um desastre em loop infinito. Gabunia, que também é arquiteto, já havia criado um modelo da Galerie Medici do Louvre, que abriga obras-primas de Peter Paul Rubens, para sua série de 2016 “Coloque sua cabeça na galeria”. Nas fotografias surreais, os famosos espaços de arte são interrompidos por cabeças gigantes, espiando de lado as exposições.

Tezi Gabunia, <em> Coloque sua cabeça na galeria </em> (2016).  Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

Tezi Gabunia, coloque sua cabeça na galeria (2016). Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

Veja o vídeo:

Mesmo em miniatura, o Breaking News apresenta uma cena perturbadora, especialmente no contexto da crescente pandemia de coronavírus, na qual o Louvre foi fechado no início desta semana. O trabalho, sem dúvida, toca um nervo, explorando a crescente angústia existencial da sociedade ao enfrentarmos doenças, incertezas políticas e os perigos de um planeta cada vez mais volátil.

A ameaça das mudanças climáticas e do coronavírus são mais semelhantes do que você imagina. “Sabemos que está lá, estamos discutindo, mas não vemos”, disse Kornfeld. “Ainda acreditamos em ‘está tudo bem’ – embora saibamos que não está, ainda sentimos que está tudo bem.” O Breaking News  ilustra essa realidade ainda invisível de maneira dramática.

A Armory Show está em exibição nos Piers 90 e 94 na 12th Avenue, entre as ruas 50 e 54 da West, Nova York, de 6 a 10 de março de 2019.

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …