Louvre é inundado, veja o vídeo

O vídeo mostra um desastre: água entrando em uma galeria, lavando o chão e subindo rapidamente em uma sala com obras-primas do Velho Mestre. O Louvre , um dos salões da civilização ocidental, está inundado. Mas, apesar do número crescente de eventos climáticos extremos causados ​​pelas mudanças climáticas, o vídeo é apenas uma obra de arte, representando um evento que não aconteceu no museu de Paris – mas que poderia algum dia.

“Cerca de dois anos atrás, o Louvre foi inundado pelo Sena”, disse Alfred Kornfeld, da Galerie Kornfeld, em Berlim. “Foi o resultado de uma chuva muito, muito forte.”

Na época, o museu fechou seu nível mais baixo como medida de precaução, realocando cerca de 35.000 obras para salas mais altas. Nada foi danificado, mas o artista georgiano Tezi Gabunia não pôde deixar de imaginar o pior. Seu trabalho, Breaking News: The Flooding of the Louvre (Notícias de última hora: As inundações do Louvre), é um aviso, ambos os perigos das mudanças climáticas, uma força já desencadeada no mundo, e os males de notícias falsas e a disseminação de informações erradas.

“Isso é ficção, mas pode ser verdade”, disse Kornfeld. “As pessoas veem e dizem ‘Onde é que é isso? É Veneza? Quando isto aconteceu?'”

O Galerie Medicis, com o Ciclo Marie de ‘Medici de Peter Paul Rubens, na ala Richelieu no Louvre em Paris Foto de Matt Biddulph, cortesia do Wikimedia Commons.

Ver um dos mais famosos museus de arte do mundo subaquático e obras-primas históricas destruídas é profundamente perturbador, e esse é o ponto. O Breaking News traz à tona a noção de que, se o Louvre, um arquivo da civilização ocidental, estiver em risco, os perigos da mudança climática serão muito sérios – e nem todas as notícias falsas, como o Partido Republicano e o Presidente Donald Trump teriam ao público. acreditam.

A peça é um dos destaques do Armory Show de Nova York em 2020 , parando os visitantes em suas trilhas na seção Focus, que foi curada por Jamillah James no Pier 90.

O Breaking News possui duas partes: o vídeo em si e o modelo em escala em que foi filmado. Ao tornar o componente diorama parte da peça final, Gabunia elimina qualquer confusão sobre a autenticidade do vídeo.

Tezi Gabunia, <em> Notícias de última hora: as inundações do Louvre </em> (2018-2020).  Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

Tezi Gabunia, Notícias de última hora : As inundações do Louvre (2018-2020). Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

 

No dia da abertura da feira, uma das três edições da obra, ao preço de € 29.000 (US$ 32.400), já havia sido comprada. Outro colecionador tentou comprar apenas o componente de vídeo, mas a galeria recusou. “O modelo é parte integrante da peça”, disse Kornfeld, observando que o vídeo por si só pode ser confundido com um evento real, especialmente se divulgado nas mídias sociais.

Engenhosamente, o modelo inunda e drena continuamente, um desastre em loop infinito. Gabunia, que também é arquiteto, já havia criado um modelo da Galerie Medici do Louvre, que abriga obras-primas de Peter Paul Rubens, para sua série de 2016 “Coloque sua cabeça na galeria”. Nas fotografias surreais, os famosos espaços de arte são interrompidos por cabeças gigantes, espiando de lado as exposições.

Tezi Gabunia, <em> Coloque sua cabeça na galeria </em> (2016).  Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

Tezi Gabunia, coloque sua cabeça na galeria (2016). Foto cedida por Galerie Kornfeld, Berlim

Veja o vídeo:

Mesmo em miniatura, o Breaking News apresenta uma cena perturbadora, especialmente no contexto da crescente pandemia de coronavírus, na qual o Louvre foi fechado no início desta semana. O trabalho, sem dúvida, toca um nervo, explorando a crescente angústia existencial da sociedade ao enfrentarmos doenças, incertezas políticas e os perigos de um planeta cada vez mais volátil.

A ameaça das mudanças climáticas e do coronavírus são mais semelhantes do que você imagina. “Sabemos que está lá, estamos discutindo, mas não vemos”, disse Kornfeld. “Ainda acreditamos em ‘está tudo bem’ – embora saibamos que não está, ainda sentimos que está tudo bem.” O Breaking News  ilustra essa realidade ainda invisível de maneira dramática.

A Armory Show está em exibição nos Piers 90 e 94 na 12th Avenue, entre as ruas 50 e 54 da West, Nova York, de 6 a 10 de março de 2019.

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …