Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por obras de nus de vários museus do mundo (VEJA CLICANDO AQUI), a plataforma também lançou um novo site e aplicativo interativo chamados “Show Me the Nudes”. Obras-primas clássicas de alguns dos principais museus da Europa foram recriadas por estrelas pornôs que ganham vida, o que, no caso de Vênus de Urbino – uma peça central da Galeria Uffizi em Florença – significa que Vênus de repente começará a se masturbar. A representação do Nu Masculino de Degas apresentada no Met rapidamente evolui para uma cena de sexo oral.

Realizadas por atores da trupe de entretenimento adulto My Sweet Apple, cada cena vem com uma explicação que você não encontrará em nenhum livro de história da arte. “Como regra prática, tudo o que você vê em uma pintura clássica de nudez que não seja obviamente excêntrico… ainda tem a intenção de representar algo excêntrico”, afirma a legenda sob Vênus de Urbino. Eles então decifram o que o pintor renascentista italiano Ticiano realmente pretendia, colocando a flor vermelha na mão de Vênus acima de suas partes femininas. “Os lençóis amarrotados deveriam fazer essa deusa intocável do amor parecer carne e sangue – e quase tão desleixada quanto nós”, diz a explicação. “Além disso, o fato de que esta Vênus é tão indiferente em exibir todos os bens divinos dá à cena uma carga erótica extra.”

Não há dúvida de que a ação trará essas obras-primas a um público totalmente novo ao casar dois mundos que geralmente não se envolvem, mas os diretores de museus europeus não têm tanta certeza de que querem que suas preciosas obras-primas sejam exploradas como tal. Tanto o Louvre quanto a Uffizi dizem que estão processando o Pornhub por violações de direitos, exigindo que removam as reproduções das obras que são exibidas pessoalmente em seus museus.

O Uffizi de Florença emitiu uma advertência legal ao Pornhub sobre os direitos de sua obra. “Ninguém concedeu autorização para a operação ou uso da obra”, disse um porta-voz da Uffizi ao The Daily Beast. “Na Itália, o código do patrimônio cultural prevê que para usar imagens de um museu, obras compactadas para fins comerciais, é necessário ter a permissão, que regulamenta os métodos e fixa a taxa relativa a ser paga. Tudo isso obviamente se o museu conceder a autorização que, por exemplo, dificilmente teria sido emitida neste caso”.

Da mesma forma, o Louvre, onde a obra-prima Gabrielle d’Estrees e One of Her Sisters, de um artista desconhecido, está pendurada, moveu uma ação judicial para o uso não autorizado. Um porta-voz do Louvre disse que o “Pornhub ouviu falar de nossos advogados. Esperamos que as obras sejam removidas imediatamente”.

As obras apresentadas na primeira edição do site são da National Gallery em Londres, da Uffizi em Florença, do Prado em Madri e do Louvre e Musee d’Orsay em Paris. Os desenvolvedores planejam expandir a coleção se a primeira rodada for bem-sucedida. O lançamento foi narrado pela atriz italiana Cicciolina, cuja reconstituição em vídeo da Vênus de Botticelli rapidamente se transforma em uma orgia animada. Conhecida pelo mundo da arte, Cicciolina já foi casada com o artista Jeff Koons, com quem colaborou em uma série de esculturas e fotografias obscenas que escandalizaram a Bienal de Veneza de 1990.

A atriz americana de filmes adultos Asa Akira, que é a embaixadora da marca Classic Nudes, postou seu entusiasmo pelo projeto em sua página do Instagram. “Deixe-me ajudá-lo a pular todas as pinturas chatas como A Monalisa e ir direto para as coisas pervertidas no Louvre, no Museu do Prado, no Museu d’Orsay, no Met e muito mais”, escreveu ela. “Com o site móvel @pornhub ClassicNudes, você pode fazer um tour pelos museus com comentários em áudio gravados por MIM! Aprendi mais francês gravando isso do que em cinco anos de colégio”.

 

FONTE: thedailybeast.com

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 21/07/2021

ARCOlisboa 2021 opta por formato virtual

A alteração das datas das principais feiras internacionais de arte juntamente com o possível impacto que a situação da saúde …