Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por obras de nus de vários museus do mundo (VEJA CLICANDO AQUI), a plataforma também lançou um novo site e aplicativo interativo chamados “Show Me the Nudes”. Obras-primas clássicas de alguns dos principais museus da Europa foram recriadas por estrelas pornôs que ganham vida, o que, no caso de Vênus de Urbino – uma peça central da Galeria Uffizi em Florença – significa que Vênus de repente começará a se masturbar. A representação do Nu Masculino de Degas apresentada no Met rapidamente evolui para uma cena de sexo oral.

Realizadas por atores da trupe de entretenimento adulto My Sweet Apple, cada cena vem com uma explicação que você não encontrará em nenhum livro de história da arte. “Como regra prática, tudo o que você vê em uma pintura clássica de nudez que não seja obviamente excêntrico… ainda tem a intenção de representar algo excêntrico”, afirma a legenda sob Vênus de Urbino. Eles então decifram o que o pintor renascentista italiano Ticiano realmente pretendia, colocando a flor vermelha na mão de Vênus acima de suas partes femininas. “Os lençóis amarrotados deveriam fazer essa deusa intocável do amor parecer carne e sangue – e quase tão desleixada quanto nós”, diz a explicação. “Além disso, o fato de que esta Vênus é tão indiferente em exibir todos os bens divinos dá à cena uma carga erótica extra.”

Não há dúvida de que a ação trará essas obras-primas a um público totalmente novo ao casar dois mundos que geralmente não se envolvem, mas os diretores de museus europeus não têm tanta certeza de que querem que suas preciosas obras-primas sejam exploradas como tal. Tanto o Louvre quanto a Uffizi dizem que estão processando o Pornhub por violações de direitos, exigindo que removam as reproduções das obras que são exibidas pessoalmente em seus museus.

O Uffizi de Florença emitiu uma advertência legal ao Pornhub sobre os direitos de sua obra. “Ninguém concedeu autorização para a operação ou uso da obra”, disse um porta-voz da Uffizi ao The Daily Beast. “Na Itália, o código do patrimônio cultural prevê que para usar imagens de um museu, obras compactadas para fins comerciais, é necessário ter a permissão, que regulamenta os métodos e fixa a taxa relativa a ser paga. Tudo isso obviamente se o museu conceder a autorização que, por exemplo, dificilmente teria sido emitida neste caso”.

Da mesma forma, o Louvre, onde a obra-prima Gabrielle d’Estrees e One of Her Sisters, de um artista desconhecido, está pendurada, moveu uma ação judicial para o uso não autorizado. Um porta-voz do Louvre disse que o “Pornhub ouviu falar de nossos advogados. Esperamos que as obras sejam removidas imediatamente”.

As obras apresentadas na primeira edição do site são da National Gallery em Londres, da Uffizi em Florença, do Prado em Madri e do Louvre e Musee d’Orsay em Paris. Os desenvolvedores planejam expandir a coleção se a primeira rodada for bem-sucedida. O lançamento foi narrado pela atriz italiana Cicciolina, cuja reconstituição em vídeo da Vênus de Botticelli rapidamente se transforma em uma orgia animada. Conhecida pelo mundo da arte, Cicciolina já foi casada com o artista Jeff Koons, com quem colaborou em uma série de esculturas e fotografias obscenas que escandalizaram a Bienal de Veneza de 1990.

A atriz americana de filmes adultos Asa Akira, que é a embaixadora da marca Classic Nudes, postou seu entusiasmo pelo projeto em sua página do Instagram. “Deixe-me ajudá-lo a pular todas as pinturas chatas como A Monalisa e ir direto para as coisas pervertidas no Louvre, no Museu do Prado, no Museu d’Orsay, no Met e muito mais”, escreveu ela. “Com o site móvel @pornhub ClassicNudes, você pode fazer um tour pelos museus com comentários em áudio gravados por MIM! Aprendi mais francês gravando isso do que em cinco anos de colégio”.

 

FONTE: thedailybeast.com

Compartilhar:
Notícias - 23/09/2021

Paço das Artes abre inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022

Estão abertas as inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022, iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura …

Notícias - 23/09/2021

Curta!On oferece documentários sobre artes visuais

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de …

Notícias - 22/09/2021

Arqueólogos descobrem arte em cavernas mais antiga do que as já registradas

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu impressões antigas de mãos e pés que podem mudar nossa compreensão da arte rupestre …

Notícias - 22/09/2021

Edital seleciona artistas brasileiros para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares …

Notícias - 22/09/2021

Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se …

Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …