Liverpool Biennial 2021 abre segundo bloco de exposições pela cidade

Diego Bianchi, Studio Artist Test, 2020 | FOTO Julián Astelarra / Cortesia do artista

A Liverpool Biennial 2021 abre segundo bloco de exposições em 19 de maio exposições, reunindo a apresentação completa de sua 11ª edição, The Stomach and the Port. Em linha com a orientação do governo, este novo capítulo do evento abrirá as portas para a cidade, recebendo visitantes de todo o país para desfrutar com segurança do maior festival gratuito de arte contemporânea do Reino Unido.

Com curadoria de Manuela Moscoso, The Stomach and the Port apresenta um total de 50 artistas de 30 países de todo o mundo com 150 obras de arte. A mostra explora os conceitos do corpo, com base no pensamento não ocidental, onde o corpo é visto como fluido, ativamente moldando seu ambiente e sendo continuamente moldado por ele. Para percorrer a amplitude da Bienal e fazer conexões entre as obras de arte, uma série de trilhas pela cidade reunirá as exposições, esculturas ao ar livre e instalações em torno dos 3 pontos de entrada curatoriais: Estômago, Porosidade e Parentesco.

Martine Syms, Borrowed Lady, Audain Gallery, Vancouver

 

A trilha Estômago / Beira-mar destaca o papel do estômago, o órgão corporal por meio do qual nos envolvemos e digerimos o mundo. O estômago, à semelhança do porto, é um local onde o interior e o exterior se encontram e ocorre um processo de transformação. No centro desta Bienal, está a história de Liverpool como uma cidade portuária, um agente ativo no processo de modernização, mudança e colonialismo. A trilha de Porosidade / Distrito de Negócios gira em torno do estado de ser poroso; como nossa pele permeável reage ao mundo ao nosso redor, absorvendo a história de nossas viagens individuais. Finalmente, a Trilha de Parentesco / Centro da Cidade revisita os laços e relações sociais que nos conectam ao mundo, de nossos entes queridos à nossa comunidade em geral, a outras espécies e além, incluindo todos os aspectos do nosso ambiente – seja ele natural, tecnológico ou sintético – que produz e sustenta a vida.

Manuela Moscoso, curadora da Bienal de Liverpool 2021, diz: “The Stomach and the Port reflete sobre os sistemas de troca, como as fronteiras não são apenas geográficas, mas também construções políticas e subjetivas, fruto de um processo histórico de divisão iniciado no moderno mundo colonial. Desenvolvida ao longo de vários anos, esta Bienal reúne práticas profundamente engajadas com diferentes formas de existência que desafiam categorias rígidas. Eles incluem parentesco, porosidade e experiência corporal, abrangendo maneiras de digerir e produzir continuamente o mundo, em vez de apenas consumi-lo. Ela também aborda corpos inseridos em contextos históricos, linguísticos e culturais concretos e conhecimentos que não vêm apenas da mente. Enraizados na descolonização de nossa experiência do mundo, os artistas colaborativamente apresentam uma recalibração dos sentidos e um catalisador para a mudança”.

Osteoclast (I do not know how I came to be on board this ship, this navel of my ark), Teresa Solar | FOTO Colin McPherson

brasileiro na seleção

O brasileiro Daniel Steegmann Mangrané participa da bienal com a instalação La Pensée Férale (2021). A obra questiona nossa posição no mundo – erodindo as concepções ocidentais de ser que separam o mundo em dualismos opostos, por exemplo, natureza e cultura. O tronco da árvore em seu centro é uma réplica digitalizada de um Pau Rei, árvore nativa da Mata Atlântica brasileira, embutida com o olho de um cão pária indiano de Bangladesh. Cercado por uma floresta recém-plantada de faias pretas, o trabalho levanta questões sobre a subjetividade e a nossa atitude em relação ao meio ambiente, reforçando que a natureza não é sem percepção ou sentimento.

FOTO: Rob Battersby

Compartilhar:
Notícias - 14/05/2021

Exposição apresenta obras de artistas que atuam entre Bolívia e Brasil.

Com abertura no dia 13 de maio, na Nube Gallery, em Santa Cruz de La Sierra, a coletiva Quando não …

Notícias - 14/05/2021

Morre o artista Carlito Carvalhosa

Vítima de câncer no intestino que tratava durante 8 anos, morreu na noite do dia 13 de maio de 2021 …

Notícias - 14/05/2021

CONHEÇA OS GANHADORES DO 10º PRIX PHOTO ALIANÇA FRANCESA

A décima edição do Prix Photo Aliança Francesa, concurso nacional de fotografias realizado pela Aliança Francesa, sob o tema “Reflexos” …

Notícias - 14/05/2021

Governo de São Paulo anuncia investimento recorde de R$200 milhões em projetos culturais

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo anuncio um investimento recorde de R﹩ 200 milhões …

Notícias - 13/05/2021

Competição por artistas em ascensão e por Basquiat impulsionam leilão da Sotheby's

A maratona de leilões da Sotheby’s na noite de quarta-feira parecia uma espécie de retorno à normalidade, porque, pela primeira …

Notícias - 13/05/2021

Memorial em homenagem a João Turin é inaugurado com quase 100 obras

O legado que o artista João Turin (1878-1949) deixou para a cultura do Paraná poderá ser apreciado em um grande …

Notícias - 13/05/2021

13ª Bienal do Mercosul lança Chamada Aberta para artistas inovadores

Com o objetivo de oferecer uma vivência imersiva em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul lança o …

Notícias - 12/05/2021

Museu de Arte do Rio hasteia bandeira criada pela artista Sônia Gomes

O Museu de Arte do Rio hasteará, no dia 13 de maio, sua nova bandeira. O trabalho inédito “Andando em …

Notícias - 12/05/2021

Programação cultural 2021 do Inhotim terá superproduções audiovisuais

O Instituto Inhotim apresenta, a partir de 29 de maio, o Inhotim em Cena. Com o patrocínio master do Instituto …

Notícias - 12/05/2021

Historiadores denunciam o plano do Museu de Newark de vender obras na Sotheby's

Mais de 50 historiadores culturais assinaram uma carta aberta denunciando o plano do Museu de Arte de Newark de vender …

Notícias - 10/05/2021

Sesc São Paulo retoma visitação presencial a dez exposições

Em conformidade com os protocolos de segurança do estado e de cada município, o Sesc São Paulo retoma algumas atividades …

Notícias - 10/05/2021

Conheça Chakaia Booker e seu trabalho com pneus

O estúdio de Chakaia Booker não tem aquecedor, o telhado vaza e às vezes entram esquilos. Seu piso é arranhado …