Lista de finalistas do Turner Prize é composta inteiramente por coletivos com engajamento social

Cooking Sections FOTO Ruth Clark

Em um ano marcado por dificuldades sem precedentes, colaboração e solidariedade são os temas subjacentes ao Turner Prize deste ano e, pela primeira vez, sua lista de finalistas consiste inteiramente de coletivos de arte focados na mudança social.

Array Collective, Black Obsidian Sound System, Cooking Sections, Gentle / Radical e Project Art Works são os cinco indicados anunciados pela Tate Britain. Uma exposição do trabalho dos artistas está planejada para setembro na Herbert Art Gallery and Museum em Coventry, Reino Unido.

“Uma das grandes alegrias do Turner Prize é a maneira como ele captura e reflete o clima do momento na arte contemporânea britânica”, disse Alex Farquharson, diretor da Tate Britain e presidente do Turner Prize. “Depois de um ano de bloqueios, quando poucos artistas puderam expor publicamente, o júri selecionou cinco coletivos de destaque cujo trabalho não só continuou durante a pandemia, mas se tornou ainda mais relevante como resultado.”

O vencedor do Turner Prize, um dos prêmios de maior prestígio no mundo da arte, será anunciado em 1º de dezembro e receberá £ 25.000. Cada coletivo selecionado receberá £ 10.000 cada.

O Array Collective, com sede em Belfast, concentra-se nas questões sociais que afetam a Irlanda do Norte. Um projeto público recente abordou a descriminalização do aborto.

Black Obsidian Sound System, também conhecido pela sigla B.O.S.S., é um coletivo com sede em Londres que trabalha com som e instalação, hospedando eventos musicais. O coletivo de 18 membros, formado em 2018, é ativo na comunidade QTIBPOC e recentemente realizou um workshop ao vivo na Somerset House sobre construção e manutenção de sistemas de som.

B.O.S.S. artists. FOTO Theodorah Ndovlu

Daniel Fernández Pascual e Alon Schwabe, da Cooking Sections, são dois artistas londrinos que olham para a ecologia e a geopolítica pelo prisma da comida. Mais recentemente, eles têm um projeto em exibição na Tate que explora a criação de salmão. Como parte do projeto, a Tate concordou em remover o salmão de viveiro de seus cardápios em todos os locais do Reino Unido.

Gentle / Radical, de Cardiff, consiste em artistas, mas também em trabalhadores comunitários, praticantes da fé e outros focados em criar mudanças sociais por meio da arte no País de Gales. Um projeto recente, Doorstep Revolution, destacou a pequena comunidade de Riverside durante o bloqueio com um podcast e publicação.

O Project Art Works, baseado em Hastings, é um grupo de artistas “neurodiversos” que criam e disseminam projetos de arte de forma colaborativa para e por “neurominoridades”. Em seu filme de 2019, Iluminando a Terra Selvagem, membros do coletivo, suas famílias e seus cuidadores exploraram um vale escocês.

O prêmio deste ano está sendo julgado por Farquharson; Aaron Cezar, diretor da Fundação Delfina; Kim McAleese, diretora de programa do Grand Union em Birmingham; ator Russell Tovey; e Zoé Whitley, diretora da Chisenhale Gallery de Londres.

Project Art Works, Siddharth Gadiyar, Phoenix Art Space, 2019 ©Project Art Works

FONTE: ARTNETNEWS

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s …

Notícias - 24/06/2021

Mostra Brasileires entrega murais gigantes assinados por Laerte e Jean Wyllys

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Mostra Brasileires, conjunto de seis laterais de edifícios na região …

Notícias - 24/06/2021

Bandeira do arco-íris original de 1978 é instalada permanentemente em museu

Um segmento da bandeira do arco-íris original, projetada e criada pelo falecido artista Gilbert Baker para a Parada do Dia …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 23/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …