Leonardo da Vinci teve TDAH?

Estátua de leonardo da vinci. Crédito: © ArTo / Adobe Stock

Leonardo da Vinci produziu algumas das artes mais icônicas do mundo, mas relatos históricos mostram que ele lutou para concluir suas obras. 500 anos depois de sua morte, o professor Marco Catani, do King’s College London, sugere que a melhor explicação para a incapacidade de Leonardo de terminar os projetos é que o grande artista pode ter tido Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Em um artigo na revista Brain, o professor Catani expõe as evidências que sustentam sua hipótese, com base em relatos históricos das práticas de trabalho e comportamento de Leonardo. Além de explicar sua procrastinação crônica, o TDAH poderia ter sido um fator na extraordinária criatividade e realizações de Leonardo nas artes e nas ciências.

O professor Catani, do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência da King’s, diz: “Embora seja impossível fazer um diagnóstico post-mortem para alguém que viveu há 500 anos, estou confiante de que o TDAH é a hipótese mais convincente e cientificamente plausível para explicar a dificuldade de Leonardo em terminar suas obras. Registros históricos mostram que Leonardo gastou muito tempo planejando projetos, mas não tinha perseverança. O TDAH poderia explicar aspectos do temperamento de Leonardo e seu estranha genialidade.

O TDAH é um distúrbio comportamental caracterizado pela procrastinação contínua, a incapacidade de completar tarefas, a perambulação mental e a inquietação do corpo e da mente. Embora mais comumente reconhecido na infância, o TDAH é cada vez mais diagnosticado entre adultos, incluindo estudantes universitários e pessoas com carreiras de sucesso.

As dificuldades de Leonardo em aderir às tarefas eram difundidas desde a infância. Relatos de biógrafos e contemporâneos mostram que Leonardo estava constantemente em movimento, muitas vezes saltando de tarefa em tarefa. Como muitos daqueles que sofrem com o TDAH, ele dormia muito pouco e trabalhava continuamente noite e dia alternando ciclos rápidos de cochilos curtos e tempo acordado.

Juntamente com relatos de comportamento errático e projetos incompletos de colegas artistas e patronos, incluindo o Papa Leone X, há evidências indiretas que sugerem que o cérebro de Leonardo estava organizado de maneira diferente em comparação com a média. Ele era canhoto e provavelmente disléxico e tem domínio da linguagem no lado direito do cérebro, todos comuns entre pessoas com TDAH.

Talvez o lado mais distintivo e ainda perturbador da mente de Leonardo tenha sido sua curiosidade voraz, que impulsionou sua criatividade e também o distraiu. O professor Catani sugere que o TDAH pode ter efeitos positivos, por exemplo, vagar pela mente pode alimentar a criatividade e a originalidade. No entanto, embora benéfico nos estágios iniciais do processo criativo, os mesmos traços podem ser um obstáculo quando o interesse muda para outra coisa.

O professor Catani, especialista em tratamento de doenças do neurodesenvolvimento, como autismo e TDAH, diz: “Há um equívoco predominante de que o TDAH é típico de crianças mal comportadas, com baixa inteligência, destinadas a uma vida conturbada. Pelo contrário, a maioria dos adultos que vejo em minha clínica relatam ter sido crianças inteligentes e intuitivas, mas desenvolvem sintomas de ansiedade e depressão mais tarde na vida por não terem alcançado seu potencial.

É incrível que Leonardo se considerasse alguém que falhou na vida. Espero que o caso de Leonardo mostre que o TDAH não está ligado ao baixo QI ou à falta de criatividade, mas sim à dificuldade de capitalizar talentos naturais. Espero que o legado de Leonardo possa nos ajudar a mudar um pouco do estigma relacionado ao TDAH ”.

Compartilhar:
Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …