Leonardo da Vinci teve TDAH?

Estátua de leonardo da vinci. Crédito: © ArTo / Adobe Stock

Leonardo da Vinci produziu algumas das artes mais icônicas do mundo, mas relatos históricos mostram que ele lutou para concluir suas obras. 500 anos depois de sua morte, o professor Marco Catani, do King’s College London, sugere que a melhor explicação para a incapacidade de Leonardo de terminar os projetos é que o grande artista pode ter tido Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Em um artigo na revista Brain, o professor Catani expõe as evidências que sustentam sua hipótese, com base em relatos históricos das práticas de trabalho e comportamento de Leonardo. Além de explicar sua procrastinação crônica, o TDAH poderia ter sido um fator na extraordinária criatividade e realizações de Leonardo nas artes e nas ciências.

O professor Catani, do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência da King’s, diz: “Embora seja impossível fazer um diagnóstico post-mortem para alguém que viveu há 500 anos, estou confiante de que o TDAH é a hipótese mais convincente e cientificamente plausível para explicar a dificuldade de Leonardo em terminar suas obras. Registros históricos mostram que Leonardo gastou muito tempo planejando projetos, mas não tinha perseverança. O TDAH poderia explicar aspectos do temperamento de Leonardo e seu estranha genialidade.

O TDAH é um distúrbio comportamental caracterizado pela procrastinação contínua, a incapacidade de completar tarefas, a perambulação mental e a inquietação do corpo e da mente. Embora mais comumente reconhecido na infância, o TDAH é cada vez mais diagnosticado entre adultos, incluindo estudantes universitários e pessoas com carreiras de sucesso.

As dificuldades de Leonardo em aderir às tarefas eram difundidas desde a infância. Relatos de biógrafos e contemporâneos mostram que Leonardo estava constantemente em movimento, muitas vezes saltando de tarefa em tarefa. Como muitos daqueles que sofrem com o TDAH, ele dormia muito pouco e trabalhava continuamente noite e dia alternando ciclos rápidos de cochilos curtos e tempo acordado.

Juntamente com relatos de comportamento errático e projetos incompletos de colegas artistas e patronos, incluindo o Papa Leone X, há evidências indiretas que sugerem que o cérebro de Leonardo estava organizado de maneira diferente em comparação com a média. Ele era canhoto e provavelmente disléxico e tem domínio da linguagem no lado direito do cérebro, todos comuns entre pessoas com TDAH.

Talvez o lado mais distintivo e ainda perturbador da mente de Leonardo tenha sido sua curiosidade voraz, que impulsionou sua criatividade e também o distraiu. O professor Catani sugere que o TDAH pode ter efeitos positivos, por exemplo, vagar pela mente pode alimentar a criatividade e a originalidade. No entanto, embora benéfico nos estágios iniciais do processo criativo, os mesmos traços podem ser um obstáculo quando o interesse muda para outra coisa.

O professor Catani, especialista em tratamento de doenças do neurodesenvolvimento, como autismo e TDAH, diz: “Há um equívoco predominante de que o TDAH é típico de crianças mal comportadas, com baixa inteligência, destinadas a uma vida conturbada. Pelo contrário, a maioria dos adultos que vejo em minha clínica relatam ter sido crianças inteligentes e intuitivas, mas desenvolvem sintomas de ansiedade e depressão mais tarde na vida por não terem alcançado seu potencial.

É incrível que Leonardo se considerasse alguém que falhou na vida. Espero que o caso de Leonardo mostre que o TDAH não está ligado ao baixo QI ou à falta de criatividade, mas sim à dificuldade de capitalizar talentos naturais. Espero que o legado de Leonardo possa nos ajudar a mudar um pouco do estigma relacionado ao TDAH ”.

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …