Leonardo da Vinci gay e envolvido em assassinato chega ao Amazon Prime

Uma série de TV sobre a vida e carreira de Leonardo da Vinci chega ao Amazon Prime, girando em torno do fato de o artista se tornar o principal suspeito em um caso de assassinato em Milão, onde pintou a famosa A Última Ceia. Além desse dispositivo de enquadramento fictício, cada episódio também contará com a criação de uma de suas obras-primas.

O ator irlandês Aiden Turner, que interpretou o personagem-título da série da BBC Poldark e o anão Kili na trilogia de filmes O Hobbit, assume o papel do grande renascentista, cuja vida pessoal permanece um mistério. “[Leonardo] é um dos nossos maiores artistas, mas não consegui encontrar nenhum drama anterior que revelasse o que o motivava”, disse Turner a What to Watch. “Ficamos com suas grandes obras e suas invenções como engenheiro, filósofo, botânico e anatomista, mas não sabemos sobre o homem”. O ator já interpretou um artista famoso antes – o pintor pré-rafaelita Dante Gabriel Rossetti na curta série da BBC de 2009, Desperate Romantics. Desta vez, Turner se preparou para o papel visitando a exposição de sucesso de Leonardo no Louvre em Paris e aprendendo a pintar com a mão esquerda. “Pode ser intimidante”, disse Turner, “você tem que interpretar esta figura enorme, quase mítica, e entra em pânico. Mas você não está bancando o gênio, está bancando a pessoa e eu tive que continuar me lembrando disso”. Turner estrela ao lado de Freddie Highmore, que interpreta o policial que investiga o assassinato; O ator indicado ao Oscar Giancarlo Giannini surge em cena como o artista Verrocchio; e a atriz italiana Matilda De Angelis como a musa de Leonardo, Caterina da Cremona.

A série pode ser a primeira representação na tela de Leonardo a reconhecer a atração sexual do artista e o relacionamento com os homens. Mas antes da estreia, há dúvidas sobre a veracidade histórica do papel de destaque desempenhado por Caterina. “Algumas das relações [de Leonardo] eram com homens; aqueles eram relacionamentos significativos ”, disse o co-criador do programa Steve Thompson à Variety quando a série foi anunciada pela primeira vez em 2018″. Mas talvez o relacionamento mais significativo em sua vida foi com uma amiga que era uma mulher, de quem ele era muito próximo, e nós desempacotamos isso”.

As evidências históricas de “Caterina” na verdade parecem ser muito escassas. Se ela já existiu, ficou perdida na história até 1982, com a publicação dos escritos de Giuseppe Bossi, um artista italiano e historiador da arte que viveu de 1777 a 1815. De acordo com o site de história Erenow, Bossi afirmou ter evidências de que Leonardo teve um relacionamento com uma cortesã de nome “La Cremona”, possivelmente para ajudá-lo a pintar melhor as mulheres. Poucos estudos foram publicados sobre essa revelação, mas ela foi citada em uma biografia de Leonardo de 2004 por Charles Nicholl.

A Sony Pictures está lançando simultaneamente um podcast que oferecerá um mergulho profundo na série. “É um desafio e uma honra dramatizar a vida de uma das pessoas mais fascinantes que já existiram”, disse o co-criador Frank Spotnitz em um comunicado, “Nós descobrimos pistas às vezes pouco notadas sobre a vida de Leonardo e as juntamos em um quebra-cabeça que tenta revelar a humanidade por trás do gênio.”

FONTE: ArtNet News



 

Compartilhar:
Notícias - 14/05/2021

Exposição apresenta obras de artistas que atuam entre Bolívia e Brasil.

Com abertura no dia 13 de maio, na Nube Gallery, em Santa Cruz de La Sierra, a coletiva Quando não …

Notícias - 14/05/2021

Morre o artista Carlito Carvalhosa

Vítima de câncer no intestino que tratava durante 8 anos, morreu na noite do dia 13 de maio de 2021 …

Notícias - 14/05/2021

CONHEÇA OS GANHADORES DO 10º PRIX PHOTO ALIANÇA FRANCESA

A décima edição do Prix Photo Aliança Francesa, concurso nacional de fotografias realizado pela Aliança Francesa, sob o tema “Reflexos” …

Notícias - 14/05/2021

Governo de São Paulo anuncia investimento recorde de R$200 milhões em projetos culturais

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo anuncio um investimento recorde de R﹩ 200 milhões …

Notícias - 13/05/2021

Competição por artistas em ascensão e por Basquiat impulsionam leilão da Sotheby's

A maratona de leilões da Sotheby’s na noite de quarta-feira parecia uma espécie de retorno à normalidade, porque, pela primeira …

Notícias - 13/05/2021

Memorial em homenagem a João Turin é inaugurado com quase 100 obras

O legado que o artista João Turin (1878-1949) deixou para a cultura do Paraná poderá ser apreciado em um grande …

Notícias - 13/05/2021

13ª Bienal do Mercosul lança Chamada Aberta para artistas inovadores

Com o objetivo de oferecer uma vivência imersiva em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul lança o …

Notícias - 12/05/2021

Museu de Arte do Rio hasteia bandeira criada pela artista Sônia Gomes

O Museu de Arte do Rio hasteará, no dia 13 de maio, sua nova bandeira. O trabalho inédito “Andando em …

Notícias - 12/05/2021

Programação cultural 2021 do Inhotim terá superproduções audiovisuais

O Instituto Inhotim apresenta, a partir de 29 de maio, o Inhotim em Cena. Com o patrocínio master do Instituto …

Notícias - 12/05/2021

Historiadores denunciam o plano do Museu de Newark de vender obras na Sotheby's

Mais de 50 historiadores culturais assinaram uma carta aberta denunciando o plano do Museu de Arte de Newark de vender …

Notícias - 10/05/2021

Sesc São Paulo retoma visitação presencial a dez exposições

Em conformidade com os protocolos de segurança do estado e de cada município, o Sesc São Paulo retoma algumas atividades …

Notícias - 10/05/2021

Conheça Chakaia Booker e seu trabalho com pneus

O estúdio de Chakaia Booker não tem aquecedor, o telhado vaza e às vezes entram esquilos. Seu piso é arranhado …