Leonardo da Vinci gay e envolvido em assassinato chega ao Amazon Prime

Uma série de TV sobre a vida e carreira de Leonardo da Vinci chega ao Amazon Prime, girando em torno do fato de o artista se tornar o principal suspeito em um caso de assassinato em Milão, onde pintou a famosa A Última Ceia. Além desse dispositivo de enquadramento fictício, cada episódio também contará com a criação de uma de suas obras-primas.

O ator irlandês Aiden Turner, que interpretou o personagem-título da série da BBC Poldark e o anão Kili na trilogia de filmes O Hobbit, assume o papel do grande renascentista, cuja vida pessoal permanece um mistério. “[Leonardo] é um dos nossos maiores artistas, mas não consegui encontrar nenhum drama anterior que revelasse o que o motivava”, disse Turner a What to Watch. “Ficamos com suas grandes obras e suas invenções como engenheiro, filósofo, botânico e anatomista, mas não sabemos sobre o homem”. O ator já interpretou um artista famoso antes – o pintor pré-rafaelita Dante Gabriel Rossetti na curta série da BBC de 2009, Desperate Romantics. Desta vez, Turner se preparou para o papel visitando a exposição de sucesso de Leonardo no Louvre em Paris e aprendendo a pintar com a mão esquerda. “Pode ser intimidante”, disse Turner, “você tem que interpretar esta figura enorme, quase mítica, e entra em pânico. Mas você não está bancando o gênio, está bancando a pessoa e eu tive que continuar me lembrando disso”. Turner estrela ao lado de Freddie Highmore, que interpreta o policial que investiga o assassinato; O ator indicado ao Oscar Giancarlo Giannini surge em cena como o artista Verrocchio; e a atriz italiana Matilda De Angelis como a musa de Leonardo, Caterina da Cremona.

A série pode ser a primeira representação na tela de Leonardo a reconhecer a atração sexual do artista e o relacionamento com os homens. Mas antes da estreia, há dúvidas sobre a veracidade histórica do papel de destaque desempenhado por Caterina. “Algumas das relações [de Leonardo] eram com homens; aqueles eram relacionamentos significativos ”, disse o co-criador do programa Steve Thompson à Variety quando a série foi anunciada pela primeira vez em 2018″. Mas talvez o relacionamento mais significativo em sua vida foi com uma amiga que era uma mulher, de quem ele era muito próximo, e nós desempacotamos isso”.

As evidências históricas de “Caterina” na verdade parecem ser muito escassas. Se ela já existiu, ficou perdida na história até 1982, com a publicação dos escritos de Giuseppe Bossi, um artista italiano e historiador da arte que viveu de 1777 a 1815. De acordo com o site de história Erenow, Bossi afirmou ter evidências de que Leonardo teve um relacionamento com uma cortesã de nome “La Cremona”, possivelmente para ajudá-lo a pintar melhor as mulheres. Poucos estudos foram publicados sobre essa revelação, mas ela foi citada em uma biografia de Leonardo de 2004 por Charles Nicholl.

A Sony Pictures está lançando simultaneamente um podcast que oferecerá um mergulho profundo na série. “É um desafio e uma honra dramatizar a vida de uma das pessoas mais fascinantes que já existiram”, disse o co-criador Frank Spotnitz em um comunicado, “Nós descobrimos pistas às vezes pouco notadas sobre a vida de Leonardo e as juntamos em um quebra-cabeça que tenta revelar a humanidade por trás do gênio.”

FONTE: ArtNet News



 

Compartilhar:
Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …

Notícias - 15/06/2021

Novo espaço para a arte experiencial é inaugurado em Miami

Superblue, o novo espaço revolucionário dedicado a produzir, apresentar e cativar o público com arte experiencial, anuncia a abertura das …

Notícias - 15/06/2021

Incertezas cercam destino de mural de Keith Haring em Barcelona

Tudo começou em uma noite de fevereiro de 1989. Cesar de Melero era DJ no clube Ars Studio em Barcelona …

Notícias - 15/06/2021

galerias brasileiras participam da feira Art Basel online viewing room

De 16 a 19 de junho acontece mais uma edição online da feira Art Basel. Intitulado Art Basel OVR: Portals, …

Notícias - 14/06/2021

MAM São Paulo anuncia Elizabeth Machado como nova presidente

O Museu de Arte Moderna de São Paulo anuncia Elizabeth Machado de Oliveira como nova presidente. Elizabeth Machado dará continuidade …

Notícias - 14/06/2021

Ana Teixeira pergunta a 100 mulheres o que elas não querem calar

Uma biblioteca como a Biblioteca Mário de Andrade é muito mais do que um lugar onde se guardam livros. Ela …

Notícias - 14/06/2021

família de Basquiat organiza mostra de obras raramente vistas do artista

Desde sua trágica morte de overdose aos 27 anos de idade em 1988, o artista de rua Jean-Michel Basquiat se …

Notícias - 11/06/2021

MAB FAAP SELECIONA ARTISTAS PARA EXPOSIÇÃO DE 2022

O MAB FAAP (Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado) dá início às inscrições para o projeto “Mezanino …