Leilões online da Phillips Londres são retomados com raras e espetaculares obras de design

Após uma temporada de vendas reprogramada na primavera, Phillips anunciou que os leilões ao vivo serão retomados em Londres com o próximo Leilão de Design, em 19 de junho. A exibição presencial de pré-venda está programada para acontecer apenas com hora marcada, de 15 a 19 de junho, sendo a segurança de clientes e funcionários a principal prioridade. Os colecionadores também serão recebidos remotamente na sala de salões, com uma experiência visual aprimorada digitalmente. Composto por 175 lotes, a venda apresenta obras significativas dos principais períodos do design dos séculos 20 e 21, do francês Art Deco e Contemporâneo ao design italiano e nórdico, além da cerâmica do British Studio.

Domenico Raimondo, Chefe de Design, Europa e Especialista Internacional Sênior, disse: “As vendas ao vivo continuam a ser uma pedra angular do nosso negócio, portanto, é com muita alegria que podemos realizar uma prévia em escala real desses trabalhos excepcionais. Os passeios virtuais também permitirão que os colecionadores ‘visitem’ a exibição de preview e vejam os trabalhos na galeria. Em junho, temos o prazer de apresentar uma seleção cuidadosamente selecionada de obras que celebram o design em suas diversas formas e refletem a abordagem de Phillips em dar uma nova perspectiva às categorias tradicionais de coleta. Após os sucessos de 2019, que demonstraram uma forte demanda internacional pelo design italiano e francês do pós-guerra, oferecemos exemplos excepcionais do design italiano do pré e pós-guerra de Gio Ponti a Carlo Mollino.

Liderando a venda, está a mesa baixa Unique de Claude Lalanne, composta de bronze e cobre patinados na forma de trepadeiras entrelaçadas, representando as silhuetas de dois pássaros tropicais cujas cabeças emplumadas dobram como grupos de folhas. Projetado em 1998 para a casa de um cliente no Caribe, a tabela reflete como Lalanne preferia criar peças únicas para clientes individuais em todo o mundo, principalmente para Yves Saint Laurent e Salvador Dalí. Lalanne operou intuitivamente, inspirando-se nos jardins de Ury, na França, que cercavam sua casa e estúdio, onde ela fazia o presente. Esta tabela exclusiva revela a imaginação de Lalanne com força total, pois amplia e estende a beleza dos trópicos para um interior luxuoso.

Gio Ponti, poltrona ‘Distex’, modelo no. 807, por volta de 1954. Estimativa: £ 12.000 – 18.000. Imagem cortesia de Phillips.

Nascido na Suíça em 1877, Jean Dunand estudou escultura antes de se mudar para Paris, onde aprendeu com o artista Art Nouveau Jean Dampt, trabalhando como escultor até 1907. Em 1912, Dunand foi um dos primeiros designers ocidentais a começar a trabalhar com laca natural, usando processos tradicionais para desenvolver o material raro que ele aplicou como decoração para pequenos objetos e móveis. Dunand também experimentou a criação de vestidos de seda lacados e desenhos para costureiros, incluindo Jeanne Lanvin e Madeleine Vionnet. O conjunto atual de mesas de nidificação Art Déco ilustra os elegantes móveis lacados de casca de ovo de Dunand, que combinam simplicidade orgânica de forma com decoração cada vez mais estilizada. Descendo pelas três mesas, o design apresenta um padrão geométrico integrado à estrutura curva das mesas.

Entre os destaques contemporâneos a prestar atenção está a cadeira Orgone de Marc Newson, de 1993. Mais do que qualquer um de seus outros projetos, a cadeira Orgone canaliza o fascínio ao longo da vida de Newson com o aerodinâmico ‘visual continental’, que caracteriza muitos carros esportivos italianos clássicos dos anos 50 e 60. Um colecionador de raros carros de corrida antigos, Newson demonstra a influência da forma, velocidade e simbolismo desses carros através de seus projetos. A cadeira atual é composta de curvas compostas que embalam o corpo da babá antes de inchar em contornos parecidos com os de uma das extremidades. Com sua forma escultural e superfície de alumínio sem costura, a cadeira Orgone lembra as formas aerodinâmicas possibilitadas pelas técnicas de design de carros italianos.

Outros destaques incluem obras de Alberto Giacometti, Axel Salto, design italiano do pós-guerra, incluindo Fontana Arte e Studio BBPR, e designers contemporâneos, incluindo Studio Job – Job Smeets e Nynke Tynagel.

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …