Leilões online da Phillips Londres são retomados com raras e espetaculares obras de design

Após uma temporada de vendas reprogramada na primavera, Phillips anunciou que os leilões ao vivo serão retomados em Londres com o próximo Leilão de Design, em 19 de junho. A exibição presencial de pré-venda está programada para acontecer apenas com hora marcada, de 15 a 19 de junho, sendo a segurança de clientes e funcionários a principal prioridade. Os colecionadores também serão recebidos remotamente na sala de salões, com uma experiência visual aprimorada digitalmente. Composto por 175 lotes, a venda apresenta obras significativas dos principais períodos do design dos séculos 20 e 21, do francês Art Deco e Contemporâneo ao design italiano e nórdico, além da cerâmica do British Studio.

Domenico Raimondo, Chefe de Design, Europa e Especialista Internacional Sênior, disse: “As vendas ao vivo continuam a ser uma pedra angular do nosso negócio, portanto, é com muita alegria que podemos realizar uma prévia em escala real desses trabalhos excepcionais. Os passeios virtuais também permitirão que os colecionadores ‘visitem’ a exibição de preview e vejam os trabalhos na galeria. Em junho, temos o prazer de apresentar uma seleção cuidadosamente selecionada de obras que celebram o design em suas diversas formas e refletem a abordagem de Phillips em dar uma nova perspectiva às categorias tradicionais de coleta. Após os sucessos de 2019, que demonstraram uma forte demanda internacional pelo design italiano e francês do pós-guerra, oferecemos exemplos excepcionais do design italiano do pré e pós-guerra de Gio Ponti a Carlo Mollino.

Liderando a venda, está a mesa baixa Unique de Claude Lalanne, composta de bronze e cobre patinados na forma de trepadeiras entrelaçadas, representando as silhuetas de dois pássaros tropicais cujas cabeças emplumadas dobram como grupos de folhas. Projetado em 1998 para a casa de um cliente no Caribe, a tabela reflete como Lalanne preferia criar peças únicas para clientes individuais em todo o mundo, principalmente para Yves Saint Laurent e Salvador Dalí. Lalanne operou intuitivamente, inspirando-se nos jardins de Ury, na França, que cercavam sua casa e estúdio, onde ela fazia o presente. Esta tabela exclusiva revela a imaginação de Lalanne com força total, pois amplia e estende a beleza dos trópicos para um interior luxuoso.

Gio Ponti, poltrona ‘Distex’, modelo no. 807, por volta de 1954. Estimativa: £ 12.000 – 18.000. Imagem cortesia de Phillips.

Nascido na Suíça em 1877, Jean Dunand estudou escultura antes de se mudar para Paris, onde aprendeu com o artista Art Nouveau Jean Dampt, trabalhando como escultor até 1907. Em 1912, Dunand foi um dos primeiros designers ocidentais a começar a trabalhar com laca natural, usando processos tradicionais para desenvolver o material raro que ele aplicou como decoração para pequenos objetos e móveis. Dunand também experimentou a criação de vestidos de seda lacados e desenhos para costureiros, incluindo Jeanne Lanvin e Madeleine Vionnet. O conjunto atual de mesas de nidificação Art Déco ilustra os elegantes móveis lacados de casca de ovo de Dunand, que combinam simplicidade orgânica de forma com decoração cada vez mais estilizada. Descendo pelas três mesas, o design apresenta um padrão geométrico integrado à estrutura curva das mesas.

Entre os destaques contemporâneos a prestar atenção está a cadeira Orgone de Marc Newson, de 1993. Mais do que qualquer um de seus outros projetos, a cadeira Orgone canaliza o fascínio ao longo da vida de Newson com o aerodinâmico ‘visual continental’, que caracteriza muitos carros esportivos italianos clássicos dos anos 50 e 60. Um colecionador de raros carros de corrida antigos, Newson demonstra a influência da forma, velocidade e simbolismo desses carros através de seus projetos. A cadeira atual é composta de curvas compostas que embalam o corpo da babá antes de inchar em contornos parecidos com os de uma das extremidades. Com sua forma escultural e superfície de alumínio sem costura, a cadeira Orgone lembra as formas aerodinâmicas possibilitadas pelas técnicas de design de carros italianos.

Outros destaques incluem obras de Alberto Giacometti, Axel Salto, design italiano do pós-guerra, incluindo Fontana Arte e Studio BBPR, e designers contemporâneos, incluindo Studio Job – Job Smeets e Nynke Tynagel.

Compartilhar:
Notícias - 06/07/2022

Hong Kong ganha novo museu

O mais novo marco cultural e artístico de Hong Kong, o Hong Kong Palace Museum (HKPM), localizado no West Kowloon …

Notícias - 06/07/2022

Afrescos renascentistas são descobertos no Palácio do Príncipe de Mônaco

O Palácio do Príncipe de Mônaco acaba de reabrir ao público após um período de restauração, ostentando uma série de …

Notícias - 06/07/2022

Marina Abramović assume a cátedra Pina Bausch

A artista performática Marina Abramović assumirá a primeira cátedra Pina Bausch na Folkwang University of the Arts em Essen no …

Notícias - 06/07/2022

Prêmio PIPA anuncia vencedores de 2022

Há mais de dez anos divulgando a arte e artistas brasileiros, e também estimulando a produção nacional de Arte Contemporânea, …

Notícias - 05/07/2022

Exposição apresenta as inspirações reais de Walt Disney para criar as artes de seu estúdio

Após aparições no Metropolitan Museum of Art em Nova York e na Wallace Collection em Londres (até 16 de outubro …

Notícias - 05/07/2022

Itaú Cultural lança chamamento de projetos de arte e cultura no metaverso

No ano em que comemora 35 anos, o Itaú Cultural segue em sua trajetória consolidada no cenário brasileiro por sua …

Notícias - 04/07/2022

FBI confisca e retira de exposição obras falsas de Basquiat

Na sexta-feira, 24 de junho, agentes do FBI entraram no Museu de Arte de Orlando, removendo todas as pinturas de …

Notícias - 04/07/2022

Manifestantes colam a si mesmos em obras de museus

Dois ativistas climáticos se colaram em uma pintura de Vincent van Gogh em um museu de Londres, um dia depois …

Notícias - 04/07/2022

Documentário sobre a trajetória de Claudia Andujar com os Yanomami estreia nos cinemas

A fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, …

Notícias - 01/07/2022

Margaret Keane, pintora de "Big Eyes", morre aos 94 anos

A artista Margaret Keane, cujas pinturas de crianças de olhos grandes eram incrivelmente populares nos anos 50 e 60, morreu …

Notícias - 01/07/2022

Grandes Mestras recebem o Pride of Place, em Londres

Pinturas de mulheres estarão entre as descobertas mais interessantes apresentadas na Masterpiece deste ano. A feira de arte de Londres …

Notícias - 01/07/2022

Banksy recebe cátedra honorária

A BBC informou nesta quinta-feira (30), que o anônimo artista de rua britânico Banksy será premiado com uma cátedra honorária. …