Leilões, museus e feiras, veja a atualização no Brasil e pelo mundo com impacto da pandemia

Alfredo Jaar - I can't go on. I'll go on. Mostra do artista é aguardada para setembro no SESC Pompeia

SESC-SP
Todas as unidades do Sesc-SP estão fechadas temporariamente em virtude da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A decisão atual é válida até o dia 31 de março de 2020. “Perto dessa data, analisaremos quando e como voltar a operar e se o retorno figurará um trabalho normal”, diz Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Serviço Social do Comércio.
“Infelizmente, nada disso depende de nós. Como enfrentamos uma epidemia mundial que não tem precedente em 100 anos, o Sesc acredita que atuar com um contingente mínimo de pessoas seja a melhor saída no momento atual para a realização do trabalho interno imprescindível.”

FRIEZE NY
A edição 2020 da feira de arte Frieze New York, originalmente prevista para os dias 6 e 10 de maio, foi cancelada devido à rápida pandemia de COVID-19. Na terça-feira, as autoridades de Nova York estimaram que o número de casos do estado provavelmente continuará aumentando por mais 45 dias (ou até 1º de maio). Na quarta-feira, com o cronograma estendido da pandemia se tornando mais claro, os organizadores da feira anunciaram que a edição 2020 da Frieze New York foi cancelada. Seu programa de arte pública, Frieze Sculpture, acontecerá no Rockefeller Center em um horário ainda indeterminado no verão. A feira também está atualmente desenvolvendo uma plataforma de visualização on-line.

MUSEUS TATE
O grupo de museus Tate – o maior conglomerado de instituições de arte do Reino Unido que reúne Tate Modern, Tate Britain, Tate Liverpool e Tate St Ives – está encerrando suas atividades até pelo menos 1 de maio devido à pandemia global. Os administradores e diretores de Tate decidiram fechar “para o bem-estar de todos os visitantes e funcionários”.

SP-ARTE
Como a DASartes já havia anunciando em sua redes, a feira ocorreria entre os dias 1.º e 5 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo. Uma nova data está sendo estudada com a Fundação Bienal. A Bienal de São Paulo segue programada para abrir em outubro.

ARTEMISIA GENTILESCHI
A Galeria Nacional de Londres decidiu adiar sua próxima exposição Artemisia Gentileschi devido aos temores mais intensos em torno da pandemia do COVID-19. Originalmente marcada para ser inaugurada em 4 de abril, esta será a primeira grande exposição britânica da obra da mestre barroca. Os funcionários da Gallery enfatizaram que a mostra seguirá em frente, mas afirmaram que “devido à rápida mudança da situação mundial, atualmente não podemos dar uma data específica”.

Artemisia Gentileschi, auto-retrato como alaúde, ca. 1615-18. Museu de Arte de Wadsworth Atheneum, Hartford, Connecticut. © Museu de Arte Atheneum Wadsworth, Hartford, Connecticut.

Artemisia Gentileschi, auto-retrato como alaúde , ca. 1615-18. Museu de Arte de Wadsworth Atheneum, Hartford, Connecticut. © Museu de Arte Atheneum Wadsworth, Hartford, Connecticut.

BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA
A Bienal de Arquitetura de Veneza, considerado o maior evento mundial do setor e que estava prevista para maio, será adiada para agosto.

MASP
A partir do dia 17.3, terça-feira, o MASP estará fechado para visitação por tempo indeterminado, visando preservar a saúde e segurança de seus visitantes e colaboradores. As exposições ‘Hélio Oiticica: a dança na minha experiência’, ‘Trisha Brown: coreografar a vida’ e ‘Sala de vídeo: Babette Mangolte’, que abririam dia 20.3, serão adiadas até o museu retomar suas atividades.

PINACOTECA
A partir desta semana a Pinacoteca de São Paulo lançou uma programação especial. ⠀⠀
“Todos os dias pela manhã, postaremos uma obra da nossa coleção e contaremos um pouco mais sobre ela nas palavras dos nossos curadores. Nos stories, revisitaremos nossas exposições, as memórias da Pina e as lembranças mais queridas e inusitadas dos nossos visitantes.”⠀⠀⠀⠀
A mostra Segredos dos Osgemeos, que seria aberta no próximo dia 28, será adiada com nova data a ser informada.
⠀⠀

CCBB
O CCBB SP, que atualmente recebe a grande exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, com obras vindas do Museu Egípcio de Turim, decidiu suspender todas as suas atividades.

FIESP
O Centro Cultural Fiesp informa que suspenderá todas as suas atividades por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira, 13 de março, como uma medida de precaução, tendo em vista o aumento de casos do Coronavírus no país.

INSTITUTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA (IAC)
O IAC comunicou o adiamento da abertura de sua nova sede em São Paulo, que seria realizada no dia 14 de março. A nova data ainda não foi anunciada.

FAMA MUSEU
A abertura da exposição Tarsila: estudos e anotações, marcada para este sábado, 14, no FAMA Museu, em Itu, no interior paulista, foi adiada em função do coronavírus. A nova data para abertura da mostra será decidida nos próximos dias, com base nas orientações das autoridades de saúde.

IMS – Instituto Moreira Sales
O IMS receberia a chilena Paz Errázuriz para a abertura da exposição dedicada à obra dela, mas a fotógrafa cancelou a viagem ao Brasil. A mostra abriu ao público na terça, 17, conforme previsto, porém, sem evento de abertura. As atividades regulares nas três setes do IMS estão mantidas. O Festival serrote, no IMS Paulista, está mantido, com apenas uma alteração: a mesa Contra a intolerância religiosa, com Henrique Vieira e Luiz Antonio Simas, prevista para sábado (14), às 15h, foi cancelada. O restante da programação permanece confirmada. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook.

LEILÕES
A Sotheby’s atualizou o cronograma de leilões da primavera e fechou a maioria de seus escritórios em resposta à pandemia do COVID-19. Oito leilões foram adiados, incluindo as vendas da primavera de Hong Kong e uma série de leilões de Paris originalmente previstos para o final de abril, enquanto 17 ainda serão realizados conforme o planejado. A maioria das vendas ainda em execução é on-line ou com sede em Londres; a venda do projeto, prevista para 31 de março, ocorrerá em Nova York, conforme planejado. O escritório da Sotheby’s em Londres também permanecerá aberto ao público, e seu escritório em Hong Kong será aberto mediante agendamento, mas os escritórios da casa de leilões em Dubai, Genebra, Milão, Nova York, Paris e Zurique estão fechados até novo aviso.

A Christie’s adiou seus próximos leilões em Nova York e Paris enquanto planeja continuar com dois leilões em Londres nos dias 18 e 19 de março. A maioria de seus escritórios em todo o mundo está fechada a partir de hoje, com escritórios em Londres, Genebra e Amsterdã permanecendo abertos por enquanto. Enquanto isso, Phillips adiou todos os eventos e vendas até meados de maio e a “grande maioria” de sua equipe trabalha em casa.

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …