Ladrões invadem castelo inglês e roubam US $ 1,4 milhão em artefatos reais

A polícia de Sussex está incentivando as pessoas a se apresentarem caso tenham qualquer informação relacionada ao roubo de sexta-feira à noite no Castelo Arundel, na Inglaterra, onde ladrões roubaram mais de £ 1 milhão ($ 1,4 milhão) em artefatos reais. Entre os itens de ouro e prata levados estavam o rosário de ouro que Mary, Rainha da Escócia, usou em sua execução em 8 de fevereiro de 1587. As contas do rosário são esferas ocas de ouro com desenhos externos em esmalte preto. Uma gota de pérola pende de cada braço e pé da cruz, e uma figura dourada da crucificação fica no centro. Outros itens roubados incluem taças dadas à família real e outros objetos cerimoniais.

“Os itens roubados têm um valor monetário significativo”, disse um porta-voz dos Curadores do Castelo de Arundel, “mas, como artefatos únicos da coleção do duque de Norfolk, têm uma importância histórica incomensuravelmente maior e inestimável.”

Mary Stuart nasceu em 1542, o único filho legítimo sobrevivente do rei Jaime V da Escócia, e ascendeu ao trono com apenas seis dias de idade, quando Jaime morreu. A jovem rainha passou a maior parte de sua infância na França, enquanto a Escócia era governada por regentes, já que era menor de idade. Após a morte de seu primeiro marido, o Delfim da França, Maria voltou para a Escócia e acabou se casando com seu meio-primo Henry Stuart. Eles tiveram um filho chamado James em 1566.

Henry foi assassinado um ano depois, e Mary se casou com seu suposto assassino, James Hepburn, estimulando uma revolta contra o casal, apesar da absolvição final de Hepburn. Mary foi forçada a abdicar do trono para seu filho e, após um breve período de prisão, escapou da Escócia para a Inglaterra com a esperança de persuadir sua prima protestante, a rainha Elizabeth I, a ajudá-la. Como católica romana devota, Mary era vista por muitos como a herdeira legítima do trono de Henrique VIII, mas, em vez disso, Isabel forçou Mary a 19 anos de prisão, pois os aliados da rainha propagaram acusações de traição e conspiração para assassinato, e Mary foi condenada à morte por seu primo em 1587.

De acordo com os historiadores, Mary carregou as contas do rosário consigo para o cadafalso, depois do qual foram deixadas para a condessa de Arundel e eventualmente transferidas por meio de descendentes para o duque de Norfolk, onde foram mantidas até agora.

Fonte: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 20/01/2022

Obra de Yhuri Cruz chama atenção no BBB 22

Uma das participantes mais aguardadas pelo público, Linn da Quebrada entrou na casa do Big Brother Brasil nesta quinta-feira. Sua …

Notícias - 19/01/2022

Vem aí a mostra imersiva da Monalisa

Duas das mais renomadas instituições culturais de Paris, o Louvre e o Grand Palais, estão se unindo para apresentar uma …

Notícias - 19/01/2022

Marc Pottier assume curadoria da Usina de Arte

Colunista da Dasartes (Leia as colunas clicando aqui), Marc Pottier assume a curadoria da Usina de Arte, em Ponte preta. …

Notícias - 18/01/2022

EM 2022, MASP TRAZ NOVO OLHAR SOBRE AS NARRATIVAS DO BRASIL

O bicentenário da Independência do Brasil é umas das datas mais emblemáticas do calendário nacional em 2022 e será o …

Notícias - 17/01/2022

Urban Arts inaugura galeria em Ribeirão Preto

Referência no mercado de artes decorativas, a Urban Arts chega à Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, expoente de …

Notícias - 14/01/2022

Obra de René Magritte pode render US$ 60 milhões em leilão

Uma pintura surrealista clássica de René Magritte, que nunca foi vendida antes, foi revelada como um dos prováveis ​​sucessos de …

Notícias - 14/01/2022

Brasileiro participa de exposição de arte digital no Cairo

O Museu Nacional da Civilização Egípcia (The National Museum of Egyptian Civilization) sediará a edição inaugural do Fórum Mundial de …

Notícias - 14/01/2022

Seattle ganha o primeiro museu dedicado à NFT

A arte que não existe fisicamente ainda pode ser exibida em um museu? Aparentemente sim. Um novo museu em Seattle, …

Notícias - 12/01/2022

Boate no México leva obra de Banksy para a pista de dança

No Banksy Social Club, em Mazatlan, México, você entra pela loja de presentes. Lá, em meio a fumaça e neon, …

Notícias - 30/12/2021

Danielian Galeria passa a ter 100% dos negócios registrados como NFTs

A Danielian Galeria, já no primeiro trimestre de 2022, irá emitir certificados digitais na venda de suas obras, passando a …

Notícias - 17/12/2021

O mercado de arte em 2021: recuperação histórica e mais de US$7 bilhões em vendas em leilões.

Ainda que as perspectivas no início do ano parecessem desanimadoras, 2021 não desapontou. À medida que o ano avançava, muitos …

Notícias - 17/12/2021

Artista brasileira cria portais no Brooklyn

Quem anda pelas ruas do Brooklyn em Nova Iorque, nem imagina que em algum lugar daquele bairro, no ateliê de …