John Gerrard lança NFT de sua icônica “Western Flag” com recursos revertidos para restauração do meio ambiente

John Gerrard, Western Flag (NFT)

O artista irlandês John Gerrard lançou seu primeiro NFT em 20 de março. Certificada pela Verisart, a Western Flag (NFT) é uma sequência única derivada da simulação solar de Gerrard, Western Flag (Spindletop, Texas) 2017, uma obra de arte encomendada para o Dia da Terra de 2017 pelo Channel4, Reino Unido, como um hack de TV. A arte foi posteriormente compartilhada em todo o mundo na forma de clipes digitais e fotos, e se tornou um ícone de protesto contra as mudanças climáticas. “Um dos maiores legados do século 20 não é apenas a explosão populacional ou melhores padrões de vida, mas a enorme elevação de níveis de dióxido de carbono na atmosfera”, disse o artista em dezeen.

“Uma nova bandeira tenta dar a este gás invisível, a este risco internacional, uma imagem, uma forma de se representar. Gosto de pensar nela como uma bandeira para um novo tipo de ordem mundial”. O projeto de Gerrard visa criar uma venda NFT totalmente ética e radicalmente transparente, que captura a filosofia do blockchain. Este será o primeiro NFT “super neutro” do mercado. 50% dos rendimentos da venda da Western Flag (NFT) serão transferidos para regenerate.farm / iridescent.eth, um cryptofund de emergência dedicado à restauração do solo e práticas agrícolas pós-petróleo na Irlanda. Regenerate.farm, que é o título do fundo e seu nome de domínio, foi fundado por Gerrard em março de 2021. Ele existe em diálogo e parceria com um coletivo de criadores: artistas, agricultores, pensadores, organizadores e famílias, que irão garantir que o ethereum seja transferido de maneira direta e transparente para agricultores e organizações biológicas e regenerativas. Ele será usado para esforços de reversão de carbono que removem produtos petroquímicos e fertilizantes de nitrogênio do solo e “puxam” o dióxido de carbono para o solo. O uso de energia associado ao leilão será rastreado pelo site Carbon.FYI, que criará um registro em tempo real da pegada de carbono do projeto. Ethereum será doado para regenerate.farm para compensar esse uso a uma taxa de 0,1 eth por tonelada de dióxido de carbono, ou aproximadamente 16 vezes as taxas industriais padrão, tornando-o “superneutro”. Gerrard também vai compensar a mineração de ethereum gerada pelo comprador da obra durante sua transação, doando o ethereum equivalente ao cryptofund de cultivo com os rendimentos do artista.

 Este projeto devolve a Western Flag à comunidade digital que a tornou famosa. Como parte do projeto NFT, um arquivo de vídeo da obra pode ser baixado gratuitamente como arte pública em regenerate.farm/NFT. Gerrard é considerado um pioneiro da simulação dentro da arte contemporânea. Seus softwares anuais estão nas coleções do MoMA, Tate, SFMoMA, LACMA, Pinault Collection, Ullens Foundation, M +, Pinakothek der Moderne e TBA21, entre outros.

Fonte: ARTFIXdaily

Compartilhar:
Notícias - 27/10/2021

FAMA Museu lança Diafragma, último episódio do projeto audiovisual Respirar

A FAMA Museu, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo, dá continuidade ao projeto Respirar, uma ação em …

Notícias - 26/10/2021

2ª edição do NaLata Festival leva cor às ruas de São Paulo

A Suvinil, que celebra 60 anos de Brasil agora em 2021, vivencia a riqueza da pluralidade em seu dia a …

Notícias - 26/10/2021

O monumental museu Munch é aberto na Noruega

Depois de uma década em construção, um museu dedicado a um dos artistas mais famosos da Noruega está finalmente aberto …

Notícias - 26/10/2021

Duzentas pessoas nuas posam para evento artístico no Mar Morto

Cerca de 200 pessoas pintadas de branco participaram de uma campanha artística de Spencer Tunick no Mar Morto para chamar …

Notícias - 22/10/2021

Obra de Lygia Clark ganha portal com mais de 7mil itens

No dia 23 de outubro (sábado), dia em que a artista Lygia Clark completaria 101 anos, a Associação Cultural Lygia …

Notícias - 22/10/2021

Andressa Cantergiani realiza a primeira performance com interferência feita via NFT do mundo

Durante a pandemia de Covid-19 artistas de todo mundo se reinventaram e estão revolucionando o mercado da arte por meio …

Notícias - 22/10/2021

Fábrica de Graffiti lança convocatória nacional

A próxima parada da Fábrica de Graffiti é em Sabará (MG), onda será pintado um muro de 2 mil m² …

Notícias - 20/10/2021

Judy Chicago enche os céus de São Francisco de fumaça

Em conjunto com a popular retrospectiva de Judy Chicago (até 9 de janeiro de 2022) no de Young Museum em …

Notícias - 20/10/2021

Obra triturada de Banksy é vendida por US$ 25,4 milhões

Qual obra de arte se torna muito mais valiosa depois de ser danificada pelo artista – cuja identidade, por acaso, …

Notícias - 19/10/2021

Vem aí a primeira exposição de arte contemporânea nas pirâmides do Egito

Pela primeira vez na história, as pirâmides de Gizé servirão de cenário para uma exposição de arte contemporânea. Forever Is …

Notícias - 18/10/2021

17ª SP-Arte aposta em modelo híbrido

Em sua 17ª edição, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece de 20 a 24 de …

Notícias - 18/10/2021

Museus de Viena estão expondo obras no site adulto OnlyFans

Em um esforço para evitar a censura por plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e TikTok, o Conselho de …