John Gerrard lança NFT de sua icônica “Western Flag” com recursos revertidos para restauração do meio ambiente

John Gerrard, Western Flag (NFT)

O artista irlandês John Gerrard lançou seu primeiro NFT em 20 de março. Certificada pela Verisart, a Western Flag (NFT) é uma sequência única derivada da simulação solar de Gerrard, Western Flag (Spindletop, Texas) 2017, uma obra de arte encomendada para o Dia da Terra de 2017 pelo Channel4, Reino Unido, como um hack de TV. A arte foi posteriormente compartilhada em todo o mundo na forma de clipes digitais e fotos, e se tornou um ícone de protesto contra as mudanças climáticas. “Um dos maiores legados do século 20 não é apenas a explosão populacional ou melhores padrões de vida, mas a enorme elevação de níveis de dióxido de carbono na atmosfera”, disse o artista em dezeen.

“Uma nova bandeira tenta dar a este gás invisível, a este risco internacional, uma imagem, uma forma de se representar. Gosto de pensar nela como uma bandeira para um novo tipo de ordem mundial”. O projeto de Gerrard visa criar uma venda NFT totalmente ética e radicalmente transparente, que captura a filosofia do blockchain. Este será o primeiro NFT “super neutro” do mercado. 50% dos rendimentos da venda da Western Flag (NFT) serão transferidos para regenerate.farm / iridescent.eth, um cryptofund de emergência dedicado à restauração do solo e práticas agrícolas pós-petróleo na Irlanda. Regenerate.farm, que é o título do fundo e seu nome de domínio, foi fundado por Gerrard em março de 2021. Ele existe em diálogo e parceria com um coletivo de criadores: artistas, agricultores, pensadores, organizadores e famílias, que irão garantir que o ethereum seja transferido de maneira direta e transparente para agricultores e organizações biológicas e regenerativas. Ele será usado para esforços de reversão de carbono que removem produtos petroquímicos e fertilizantes de nitrogênio do solo e “puxam” o dióxido de carbono para o solo. O uso de energia associado ao leilão será rastreado pelo site Carbon.FYI, que criará um registro em tempo real da pegada de carbono do projeto. Ethereum será doado para regenerate.farm para compensar esse uso a uma taxa de 0,1 eth por tonelada de dióxido de carbono, ou aproximadamente 16 vezes as taxas industriais padrão, tornando-o “superneutro”. Gerrard também vai compensar a mineração de ethereum gerada pelo comprador da obra durante sua transação, doando o ethereum equivalente ao cryptofund de cultivo com os rendimentos do artista.

 Este projeto devolve a Western Flag à comunidade digital que a tornou famosa. Como parte do projeto NFT, um arquivo de vídeo da obra pode ser baixado gratuitamente como arte pública em regenerate.farm/NFT. Gerrard é considerado um pioneiro da simulação dentro da arte contemporânea. Seus softwares anuais estão nas coleções do MoMA, Tate, SFMoMA, LACMA, Pinault Collection, Ullens Foundation, M +, Pinakothek der Moderne e TBA21, entre outros.

Fonte: ARTFIXdaily

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …