Jennifer Bartlett , cujos experimentos com a submissão da pintura a sistemas de regras predeterminados lhe renderam seguidores leais, morreu em 25 de julho em Amagansett, Nova York, aos 81 anos.
As pinturas de Bartlett são bem diferentes de quase todas as outras feitas por artistas de sua geração e, por esse motivo, sempre fizeram dela uma artista especial. Ela encontrou maneiras únicas de adaptar a abstração para uma era de minimalismo sem se mover totalmente para a arte conceitual. Ao mesmo tempo, ela também conseguiu o complicado ato de equilíbrio de trabalhar em um modo semi-abstrato sem deixar a figuração inteiramente.
Jennifer Bartlett nasceu em 1941 em Long Beach, Califórnia, filha de pai proprietário de uma construtora e mãe ilustradora de moda. Seus pais tinham uma visão específica para ela: “Acho que minha mãe gostaria que eu tivesse conseguido um emprego na Hallmark Cards, feito algumas pinturas paralelas, casado feliz, tido alguns filhos e morado em Long Beach”, ela disse. Mas o objetivo de Bartlett era se mudar para Nova York e se tornar artista lá.
Tendo efetivamente fomentado seu próprio interesse pela pintura, retratando Cinderela centenas de vezes quando criança, ela estudou arte no Mills College em Oakland como estudante de graduação. Ela então foi para a Universidade de Yale para um MFA e conheceu o estudante de medicina Edward Bartlett, com quem se casou. Seu casamento acabou se desfazendo quando Jennifer tentou ganhar uma posição na cena de Nova York enquanto Edward se concentrava em sua carreira em Connecticut.
Em Manhattan, Bartlett manteve um estúdio no SoHo e tornou-se amiga de artistas como Elizabeth Murray, Jonathan Borofsky e Barry LeVa. Em 1970, ela exibiu alguns de seus primeiros trabalhos que foram feitos especificamente evitando certas cores – “Eu não senti nenhuma necessidade de laranja, mas eu precisava de verde”, ela disse uma vez a Calvin Tomkins – e combinando e recombinando esses tons usando sistemas de sua própria concepção.
“O que ela estava fazendo parecia Arte Conceitual: ela estava usando sistemas matemáticos para determinar a colocação de seus pontos”, escreveu Tomkins. “Mas os resultados – todos aqueles pontos brilhantes e de cores pulando e formando aglomerados na grade – nunca pareceram Conceituais.”
A própria Bartlett colocou isso de uma maneira ainda mais direta em uma entrevista de 2013 ao New York Times: “A grade não é uma coisa estética, realmente. É um método de organização. Eu gosto de organizar as coisas.”
Comparações entre a arte de Bartlett dos anos 70 e outras formas de arte são comuns. O crítico Hal Foster destacou semelhanças entre essas pinturas e a música; outros viram alinhamentos entre a escrita de Bartlett — ela escreveu um livro de memórias de 1985 chamado A História do Universo — e suas pinturas. Mas a própria Bartlett ignorou qualquer uma dessas comparações.
Apesar de quaisquer conceitos que os historiadores da arte atribuíssem às pinturas de Bartlett, ela sempre descreveu seu processo como algo intuitivo.
“Passei 30 anos tentando convencer as pessoas e a mim mesma que eu era inteligente, que eu era uma boa pintora, que eu era isso ou aquilo”, disse ela à pintora Elizabeth Murray durante uma entrevista em 2005. “Isso não vai acontecer. A única pessoa para quem isso deveria acontecer sou eu. Isto é o que eu estava destinada a fazer.”