Jardins botânicos em todo o mundo hospedarão obras de arte em realidade aumentada

Sigalit Landau, Salt Stalagmite #1 [Three Bridges] (2021)

Nos próximos meses, obras de arte de Ai Weiwei, El Anatsui e outros artistas contemporâneos serão exibidas simultaneamente em uma dúzia de jardins diferentes em todo o mundo. São obras de arte de realidade aumentada, todas pertencentes a “Seeing the Invisible”, uma nova exposição patrocinada pelo Outset Contemporary Art Fund e pelo Jardim Botânico de Jerusalém – um dos locais que receberá a exposição. O projeto inclui ainda o Royal Botanic Garden Edinburgh, o Kirstenbosch National Botanical Garden na África do Sul e a Massachusetts Horticultural Society. A mostra, que abrangerá seis países no total, se autodenomina a “primeira exposição desse tipo a ser desenvolvida em colaboração com jardins botânicos de todo o mundo”.

Em cada caso, os trabalhos dos artistas estarão situados entre a flora local, graças a um aplicativo. A ideia, disse o co-curador da exposição Tal Michael Haring em um comunicado, é quebrar “o binário entre o que muitas vezes é considerado ‘natural’ e ‘digital'”. “Saindo da pandemia, quando as experiências ao ar livre e a natureza assumiram um novo significado e gravidade em nossas vidas, esta exposição representa uma nova maneira de as pessoas se envolverem com a arte e a natureza simultaneamente”, acrescentou Haring. A co-fundadora da Outset, Candida Gertler, e o diretor Mirav Katri, até ofereceram um nome para a marca especial de trabalho na mostra: “esta exposição [faz uma ponte] entre os mundos físico e digital para criar um novo modelo ‘figital'”, disseram eles no anúncio.

Muitas das obras em exibição, incluindo peças de Sigalit Landau e Jakob Kudsk Steensen, foram encomendadas especificamente para a mostra; outras, como as de Ori Gersh e Sarah Meyohas, foram adaptados de projetos existentes. É a primeira experiência de realidade aumentada para muitos na lista de expositores, disse o outro co-curador da mostra, Hadas Maor. Da mesma forma, os detalhes em torno dos projetos ainda não foram anunciados, mas Maor observou que “questões críticas em torno do meio ambiente” serão um tema importante.

Veja a lista completa de artistas e locais expositores aqui.

Ori Gersht, On Reflection Virtual (2014)

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …