Jardim Botânico reabre instalação In Vitro, do artista Mario Fraga

Luminosidade, transparência, forma e cor interagem com a natureza exuberante do jardim centenário. Obra penetrável* conta com 27 metros de extensão

Reaberto recentemente com visitas agendadas, o Jardim Botânico do Rio acaba de receber uma grande obra de arte. Instalada no Arboreto, na alameda que dá acesso à estufa Mestre Valentim, a instalação In Vitro Rio convida o público a percorrer por um corredor de cores, luzes e transparências.

Com 27 metros de extensão por 2,40m de largura, In Vitro tem como principal fundamento a luz, sua decomposição cromática, seus reflexos e superposições no interior dos vidros. Trata-se de uma instalação pictórica do pintor e arquiteto Mario Fraga, na qual os visitantes podem contemplar 36 peças de vidro laminados, pintados a mão (de 3,18m de altura por 1,18m de largura), expostas em dezoito pares, nove de cada lado da alameda.

Por ser em vidro, um suporte invisível, a pintura fica solta no espaço e pode ser vista dos dois lados. O momento mais iluminado se dá na parte da manhã, quando o sol colore toda a estrutura, especialmente entre 9h e 11h. “A verticalidade da sequência das lâminas cria ritmo e movimento. É uma arte pública, que mexe com os sentidos, promovendo uma experiência particular. O ir e vir das pessoas interage diretamente com a obra, transformando tons e formas”, observa Mario.

O artista possui trabalhos de grande porte em espaços públicos, privados, coleções e galerias no Brasil e no exterior. Desde 1989, Mario Fraga se dedica à pesquisa In Vitro, técnica desenvolvida em parceria com a Pilkington Brasil (Blindex), que neste projeto é responsável pela estrutura em aço, e com a empresa Vitral, da cidade de Uberlândia, MG, onde o artista realizou todas as pinturas num ateliê temporário dentro da fábrica de vidros. Há obras de Mario Fraga em locais públicos, como no hotel AFPESP, no Guarujá, na Galeria Fórum de Ipanema, no Rio de Janeiro, e na Estação Anhangabaú, do metrô de SP.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, o projeto propõe levar ao público uma arte aberta e participativa, onde os visitantes integram-se à obra. A realização, sob Coordenação Geral de e.m. projects, conta com a Produção Executiva de ZoeArte, Curadoria de Clarisse Tarran, e Projeto Estrutural e Coordenação de Montagem de Vitor Garcez.

*Penetrável foi o termo utilizado pelo artista Hélio Oiticica para o que é chamado de instalação na Arte Contemporânea, onde o espectador entra na obra.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro está aberto à visitação com restrições, seguindo as diretrizes dos órgãos competentes no que se refere ao enfrentamento da COVID-19.

O Agendamento de Visitas é obrigatório: https://agendamentovisita.jbrj.gov.br  | Horário de visitação: segundas-feiras, das 12h às 17h, e de terça a domingo, das 8h às 17h.

Para mais informações, ligue para o Centro de Visitantes – Telefone: +55 (21) 3874-1808 / 3874-1214.

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …