Itaú Cultural lança nova Experiência Virtual, conheça o projeto

Sandra Cinto, Sem título, 2008. Foto: Everton Ballardin

Experiência Virtual: encontros on-line levam o Itaú Cultural para sua casa

A partir de hoje, 28 de agosto, o Itaú Cultural abre as inscrições para Experiência Virtual. Este projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da instituição, introduz em ambiente digital as vivências realizadas nas exposições em cartaz na organização, que desde o dia 17 de março está com as atividades presenciais suspensas. Estes encontros semanais são realizados mediante agendamento, pelo site www.itaucultural.org.br ou pelo telefone 11. 2168-1777, sempre com 15 dias de antecedência, ou seja, no dia 28, estarão abertas as inscrições para a participação entre os dias 14 a 25 de setembro.

Instituições
Parte dos encontros é específica para as instituições de ensino – públicas e privadas, de ensino básico ou superior, como escolas, ONGs, Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) e Universidades – de todo o país (os horários para agendamentos devem ser consultados no site ou telefone do Atendimento do Itaú Cultural). Neles, os inscritos participam de uma vivência online sobre exposições, conhecem um pouco mais os artistas, suas obras e realizam atividades práticas mediadas pelos educadores da instituição.

Público espontâneo
Para o público em geral, os encontros ocorrem semanalmente com formato diferente das atividades voltadas para as instituições de ensino. São temáticos, mudando a cada semana com novas propostas de conversas sobre alguns dos assuntos presentes nas mostras em cartaz do Itaú Cultural. O primeiro deles, no dia 18 de setembro, é Aos olhos de Sandra, em referência à mostra Sandra Cinto: das ideias na cabeça aos olhos no céu, aberta no dia 11 de março, na organização, e encerrado menos de uma semana depois, em razão da pandemia. Nele, os inscritos têm contato com a poética da artista visual e escolhem os temas abordados em rodadas interativas de conversa.

O encontro do dia 25 de setembro tem o tema O que tem na cidade?, em diálogo com a Ocupação Rino Levi, em cartaz desde 29 de fevereiro e encerrada pela mesma razão. Aqui é proposto ao público conhecer a obra e a vida do arquiteto, abordando sua contribuição aos processos inovadores no campo da arquitetura e urbanismo no Brasil.

Complementa a experiência do público a realização do Ateliê Livre, destinado ao fazer artístico. No dia 15 de setembro é realizada a Oficina de Cordel, apresentando uma breve descrição do que é esse estilo de literatura, sua estrutura e construção das rimas e do cordel em si. No dia 22, acontece Oficina de Encadernação, em que os participantes podem personalizar seu próprio caderninho de anotações, utilizando uma técnica simples.

Para acessar: www.itaucultural.org.br .

Experiência Virtual
agendamento on-line
a partir de 28 de agosto de 2020
até às 16h do dia anterior ao encontro

Ateliê Livre: Cordel
terça 15 de setembro de 2020
25 vagas
reserve aqui a sua vaga

Aos Olhos de Sandra
sexta 18 de setembro de 2020
30 vagas
reserve aqui a sua vaga

Ateliê Livre: Encadernação
terça 22 de setembro de 2020
25 vagas
reserve aqui a sua vaga

O que tem na Cidade?
sexta 25 de setembro de 2020
30 vagas
reserva aqui a sua vaga

Agendamento para grupos e instituições
50 vagas
faça aqui o seu agendamento

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …