Itaú Cultural lança nova Experiência Virtual, conheça o projeto

Sandra Cinto, Sem título, 2008. Foto: Everton Ballardin

Experiência Virtual: encontros on-line levam o Itaú Cultural para sua casa

A partir de hoje, 28 de agosto, o Itaú Cultural abre as inscrições para Experiência Virtual. Este projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da instituição, introduz em ambiente digital as vivências realizadas nas exposições em cartaz na organização, que desde o dia 17 de março está com as atividades presenciais suspensas. Estes encontros semanais são realizados mediante agendamento, pelo site www.itaucultural.org.br ou pelo telefone 11. 2168-1777, sempre com 15 dias de antecedência, ou seja, no dia 28, estarão abertas as inscrições para a participação entre os dias 14 a 25 de setembro.

Instituições
Parte dos encontros é específica para as instituições de ensino – públicas e privadas, de ensino básico ou superior, como escolas, ONGs, Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) e Universidades – de todo o país (os horários para agendamentos devem ser consultados no site ou telefone do Atendimento do Itaú Cultural). Neles, os inscritos participam de uma vivência online sobre exposições, conhecem um pouco mais os artistas, suas obras e realizam atividades práticas mediadas pelos educadores da instituição.

Público espontâneo
Para o público em geral, os encontros ocorrem semanalmente com formato diferente das atividades voltadas para as instituições de ensino. São temáticos, mudando a cada semana com novas propostas de conversas sobre alguns dos assuntos presentes nas mostras em cartaz do Itaú Cultural. O primeiro deles, no dia 18 de setembro, é Aos olhos de Sandra, em referência à mostra Sandra Cinto: das ideias na cabeça aos olhos no céu, aberta no dia 11 de março, na organização, e encerrado menos de uma semana depois, em razão da pandemia. Nele, os inscritos têm contato com a poética da artista visual e escolhem os temas abordados em rodadas interativas de conversa.

O encontro do dia 25 de setembro tem o tema O que tem na cidade?, em diálogo com a Ocupação Rino Levi, em cartaz desde 29 de fevereiro e encerrada pela mesma razão. Aqui é proposto ao público conhecer a obra e a vida do arquiteto, abordando sua contribuição aos processos inovadores no campo da arquitetura e urbanismo no Brasil.

Complementa a experiência do público a realização do Ateliê Livre, destinado ao fazer artístico. No dia 15 de setembro é realizada a Oficina de Cordel, apresentando uma breve descrição do que é esse estilo de literatura, sua estrutura e construção das rimas e do cordel em si. No dia 22, acontece Oficina de Encadernação, em que os participantes podem personalizar seu próprio caderninho de anotações, utilizando uma técnica simples.

Para acessar: www.itaucultural.org.br .

Experiência Virtual
agendamento on-line
a partir de 28 de agosto de 2020
até às 16h do dia anterior ao encontro

Ateliê Livre: Cordel
terça 15 de setembro de 2020
25 vagas
reserve aqui a sua vaga

Aos Olhos de Sandra
sexta 18 de setembro de 2020
30 vagas
reserve aqui a sua vaga

Ateliê Livre: Encadernação
terça 22 de setembro de 2020
25 vagas
reserve aqui a sua vaga

O que tem na Cidade?
sexta 25 de setembro de 2020
30 vagas
reserva aqui a sua vaga

Agendamento para grupos e instituições
50 vagas
faça aqui o seu agendamento

Compartilhar:
Notícias - 01/07/2022

Margaret Keane, pintora de "Big Eyes", morre aos 94 anos

A artista Margaret Keane, cujas pinturas de crianças de olhos grandes eram incrivelmente populares nos anos 50 e 60, morreu …

Notícias - 01/07/2022

Grandes Mestras recebem o Pride of Place, em Londres

Pinturas de mulheres estarão entre as descobertas mais interessantes apresentadas na Masterpiece deste ano. A feira de arte de Londres …

Notícias - 01/07/2022

Banksy recebe cátedra honorária

A BBC informou nesta quinta-feira (30), que o anônimo artista de rua britânico Banksy será premiado com uma cátedra honorária. …

Notícias - 01/07/2022

MARGS lança Projeto de Digitalização de seu Acervo Documental

A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), através do MARGS, anuncia o pré-lançamento do “Projeto de Digitalização do …

Notícias - 30/06/2022

Capa do disco de Beyoncé tem comparações com a famosa pintura de Lady Godiva

Após semelhança com fotografia de performance da artista Berna Reale, na tarde de quinta-feira 30 de junho, Beyoncé revelou a …

Notícias - 30/06/2022

Abre em São Paulo o Museu das Culturas Indígenas

Abriu no último dia 29/6, em São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas.

Localizado na capital de São Paulo, o Museu …

Notícias - 30/06/2022

A fotógrafa Sibylle Bergemann ganha retrospectiva na Berlinische Galerie

A fotógrafa Sibylle Bergemann (1941–2010) captou as histórias de pessoas e lugares de uma forma especial. Durante seu período criativo, …

Notícias - 29/06/2022

Museu de Nova York apresenta exposição sobre o universo queer de Machine Dazzle

O Museu de Artes e Design (MAD), em Nova York, apresentará Queer Maximalism x Machine Dazzle, a primeira exposição individual …

Notícias - 29/06/2022

São Paulo ganha novos grafites

Com objetivo de deixar a mobilidade mais fluida e trazer mais cor à capital paulista, Veloe, marca especializada em meios …

Notícias - 29/06/2022

Roubo à feira de arte à luz do dia choca espectadores

Dois homens foram presos depois que uma gangue de ladrões quebrou vitrines de vidro em uma feira de arte europeia …

Notícias - 27/06/2022

MAR lança edital para projeto de formação para jovens

O Museu de Arte do Rio vai lançar nesta terça-feira (28/06), o projeto Percursos Formativos, programa desenvolvido pela Escola do …

Notícias - 27/06/2022

Artista coloca placas gigantes para refugiados no mar lerem

Acima do calçadão oeste em Newhaven, visível tanto para refugiados no mar quanto para os transeuntes, está uma mensagem enorme …