Itaú Cultural abre inscrições para editais de emergência

Com o objetivo de movimentar a economia criativa de maneira rápida e eficaz, em tempos de pandemia mundial de coronavírus, o Itaú Cultural (IC) lança o Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência. O primeiro edital, com inscrições abertas a partir das 9h do dia 6 (até as 23h59 de 10 de abril), é voltado para os artistas das artes cênicas – circo, dança e teatro – impedidos de se apresentar presencialmente neste momento de necessidade de isolamento social.

Leia o edital.

Inscreva-se no formulário abaixo, a partir das 9h do dia 6 de abril de 2020.

Os inscritos podem candidatar práticas artísticas de dois tipos:

– Trabalhos produzidos no período da quarentena: o inscrito poderá propor uma apresentação ao vivo (em tempo real) ou enviar o trabalho já gravado em vídeo, desde que realizado na condição de isolamento;

– Espetáculo cênico completo (dança, teatro ou circo) em material audiovisual gravado antes da quarentena: porém, para que esta modalidade seja ajustada ao momento atual, é preciso que haja uma intervenção gerada no momento de isolamento. O inscrito deverá propor uma leitura ou um novo olhar sobre esse material – apresentando, em texto escrito ou vídeo, novas abordagens ou compreensões, análises, contextos, reflexões críticas sobre a obra.

A participação no Rumos não invalidará a adesão a qualquer outro programa de fomento que o Itaú Cultural promova neste período.

Dúvidas podem ser tiradas no e-mail artescenicas@apps.itaucultural.org.br.

Seleção
Serão selecionados pela equipe de programadores de artes cênicas do Itaú Cultural até 120 trabalhos, sendo até 90 no eixo “trabalhos produzidos no período da quarentena” e até 30 no eixo “espetáculo cênico completo (dança, teatro ou circo) em material audiovisual gravado antes da quarentena”. Todos receberão valores de até 10 mil reais líquidos como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho. Para ler todos os detalhes sobre premiação e seleção, acesse o edital.

Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 25 de abril. Ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural optar por exibir os trabalhos selecionados, no prazo de até quatro meses (podendo esse ser alterado diante do quadro social referente à pandemia do covid-19 ou de necessidades do IC), em sua grade de programação virtual ou em canais e mídias dos próprios artistas.

Posteriormente ao Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência voltado para a área de cênicas, o Itaú Cultural vai lançar em breve as edições destinadas às áreas de música e artes visuais.

Compartilhar:
Notícias - 01/07/2022

Margaret Keane, pintora de "Big Eyes", morre aos 94 anos

A artista Margaret Keane, cujas pinturas de crianças de olhos grandes eram incrivelmente populares nos anos 50 e 60, morreu …

Notícias - 01/07/2022

Grandes Mestras recebem o Pride of Place, em Londres

Pinturas de mulheres estarão entre as descobertas mais interessantes apresentadas na Masterpiece deste ano. A feira de arte de Londres …

Notícias - 01/07/2022

Banksy recebe cátedra honorária

A BBC informou nesta quinta-feira (30), que o anônimo artista de rua britânico Banksy será premiado com uma cátedra honorária. …

Notícias - 01/07/2022

MARGS lança Projeto de Digitalização de seu Acervo Documental

A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), através do MARGS, anuncia o pré-lançamento do “Projeto de Digitalização do …

Notícias - 30/06/2022

Capa do disco de Beyoncé tem comparações com a famosa pintura de Lady Godiva

Após semelhança com fotografia de performance da artista Berna Reale, na tarde de quinta-feira 30 de junho, Beyoncé revelou a …

Notícias - 30/06/2022

Abre em São Paulo o Museu das Culturas Indígenas

Abriu no último dia 29/6, em São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas.

Localizado na capital de São Paulo, o Museu …

Notícias - 30/06/2022

A fotógrafa Sibylle Bergemann ganha retrospectiva na Berlinische Galerie

A fotógrafa Sibylle Bergemann (1941–2010) captou as histórias de pessoas e lugares de uma forma especial. Durante seu período criativo, …

Notícias - 29/06/2022

Museu de Nova York apresenta exposição sobre o universo queer de Machine Dazzle

O Museu de Artes e Design (MAD), em Nova York, apresentará Queer Maximalism x Machine Dazzle, a primeira exposição individual …

Notícias - 29/06/2022

São Paulo ganha novos grafites

Com objetivo de deixar a mobilidade mais fluida e trazer mais cor à capital paulista, Veloe, marca especializada em meios …

Notícias - 29/06/2022

Roubo à feira de arte à luz do dia choca espectadores

Dois homens foram presos depois que uma gangue de ladrões quebrou vitrines de vidro em uma feira de arte europeia …

Notícias - 27/06/2022

MAR lança edital para projeto de formação para jovens

O Museu de Arte do Rio vai lançar nesta terça-feira (28/06), o projeto Percursos Formativos, programa desenvolvido pela Escola do …

Notícias - 27/06/2022

Artista coloca placas gigantes para refugiados no mar lerem

Acima do calçadão oeste em Newhaven, visível tanto para refugiados no mar quanto para os transeuntes, está uma mensagem enorme …