Itaú Cultural abre inscrições para editais de emergência

Com o objetivo de movimentar a economia criativa de maneira rápida e eficaz, em tempos de pandemia mundial de coronavírus, o Itaú Cultural (IC) lança o Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência. O primeiro edital, com inscrições abertas a partir das 9h do dia 6 (até as 23h59 de 10 de abril), é voltado para os artistas das artes cênicas – circo, dança e teatro – impedidos de se apresentar presencialmente neste momento de necessidade de isolamento social.

Leia o edital.

Inscreva-se no formulário abaixo, a partir das 9h do dia 6 de abril de 2020.

Os inscritos podem candidatar práticas artísticas de dois tipos:

– Trabalhos produzidos no período da quarentena: o inscrito poderá propor uma apresentação ao vivo (em tempo real) ou enviar o trabalho já gravado em vídeo, desde que realizado na condição de isolamento;

– Espetáculo cênico completo (dança, teatro ou circo) em material audiovisual gravado antes da quarentena: porém, para que esta modalidade seja ajustada ao momento atual, é preciso que haja uma intervenção gerada no momento de isolamento. O inscrito deverá propor uma leitura ou um novo olhar sobre esse material – apresentando, em texto escrito ou vídeo, novas abordagens ou compreensões, análises, contextos, reflexões críticas sobre a obra.

A participação no Rumos não invalidará a adesão a qualquer outro programa de fomento que o Itaú Cultural promova neste período.

Dúvidas podem ser tiradas no e-mail artescenicas@apps.itaucultural.org.br.

Seleção
Serão selecionados pela equipe de programadores de artes cênicas do Itaú Cultural até 120 trabalhos, sendo até 90 no eixo “trabalhos produzidos no período da quarentena” e até 30 no eixo “espetáculo cênico completo (dança, teatro ou circo) em material audiovisual gravado antes da quarentena”. Todos receberão valores de até 10 mil reais líquidos como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho. Para ler todos os detalhes sobre premiação e seleção, acesse o edital.

Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 25 de abril. Ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural optar por exibir os trabalhos selecionados, no prazo de até quatro meses (podendo esse ser alterado diante do quadro social referente à pandemia do covid-19 ou de necessidades do IC), em sua grade de programação virtual ou em canais e mídias dos próprios artistas.

Posteriormente ao Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência voltado para a área de cênicas, o Itaú Cultural vai lançar em breve as edições destinadas às áreas de música e artes visuais.

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …